IR PARA

28 de maio de 2014

Intel anuncia parceria com empresa DL de Santa Rita do Sapucaí

A Intel Brasil anuncia uma parceria inédita com a fabricante brasileira de produtos eletrônicos DL. A colaboração combina a liderança da Intel em tecnologia e a experiência da DL, que tem o tablet como carro-chefe da empresa, para atender a crescente demanda por dispositivos móveis. O primeiro fruto desta colaboração é o tablet X-Pro que chega às lojas brasileiras em abril por R$ 449.

Assembleia do SINDVAS com os
trabalhadores da DL durante
Campanha Salarial 2014
A parceria está alinhada com os objetivos globais da fabricante de processadores, de incrementar o volume de dispositivos móveis com Intel Inside. Serão 40 milhões de tablets até o final do ano. O CEO Brian Krzanich havia anunciado no IDF 2013 que a Intel iria atender cada segmento do mercado com novos produtos ao longo de 2014, incluindo uma nova família de produtos de baixo consumo. “A Intel está se movendo rapidamente para o segmento de tablets e para ampliar seu portfólio”, afirma Steve Long, Diretor Geral da Intel América Latina.

Com esse acordo, as empresas também devem atender uma fatia do mercado que está crescendo rapidamente. De acordo uma pesquisa realizada pela Intel e a IPSOS em 2013, as classes B e C representam, respectivamente, 50% e 35% da população que possui tablets no Brasil. No momento da compra, 64% dos consumidores optam pelos produtos com o preço mais competitivo, enquanto 36% se preocupam com as especificações técnicas antes de levar um dispositivo para casa.

“Para grande parte dos consumidores a relação custo/benefício é um dos principais fatores de escolha na hora da compra, por isso nosso foco é oferecer um produto com qualidade de processamento a um preço acessível. Com a parceria entre Intel e DL, vamos aproximar ainda mais o brasileiro da era da mobilidade” destaca Long.

“A parceria com a Intel é muito estratégica para DL, pois confirma o nosso cuidado em oferecer produtos de qualidade a um preço acessível, ou seja, oferecer mais por menos”, ressalta Francisco Hagmeyer Jr., diretor comercial e de marketing da DL.

Para alavancar o volume de tablets com sua tecnologia, a Intel está firmando diversos acordos com grandes fabricantes em todo o mundo, aumentando a oferta de modelos com processadores da família Atom™, dedicados aos dispositivos móveis. Com estes acordos, a Intel tem o objetivo de construir um cenário como o do mercado de computadores pessoais, no qual os seus processadores são líderes.


Fonte: Equipe Intel Brasil

27 de maio de 2014

SINDVAS solicita fiscalização em empresa de Santa Rita do Sapucaí

O Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS) solicitou fiscalização junto à empresa Indusul Eletrônica LTDA, que atua no mercado de transformadores e tem unidade, no bairro Família Andrade, em Santa Rita do Sapucaí.

O pedido de fiscalização foi feito junto à Gerência Regional de Trabalho em Pouso Alegre depois que o SINDVAS recebeu denúncias de irregularidades feitas através de trabalhadores.


Ainda de acordo com o documento protocolado, o SINDVAS requereu uma cópia do relatório referente ao resultado da fiscalização.



26 de maio de 2014

Trabalhadores aprovam PLR na Fênix em Santa Rita do Sapucaí


Os trabalhadores da empresa Fênix, subsidiária da Foxconn, em Santa Rita do Sapucaí, aprovaram a proposta de PLR na última semana. Os trabalhadores foram unânimes na aprovação da Participação nos Lucros e Resultados que apresentou incremento de 25% no valor. Os diretores do Sindicato falaram, durante a assembleia, de todo o trabalho que a entidade vem fazendo junto à empresa para alcançar melhorias para os trabalhadores e foram aplaudidos no fim da votação.



20 de maio de 2014

Princípio de incêndio é controlado em empresa de Santa Rita do Sapucaí

A Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí foi acionada, na madrugada desta terça-feira (20), para controlar um princípio de incêndio na empresa Sense Eletrônica, no loteamento Santana. O vigilante do local percebeu o foco na área mecânica de acordo com o Boletim de Ocorrência Simplificado feito pela GM.


O foco principal do incêndio foi controlado pelo próprio vigia antes da chegada da GM e da Polícia Militar que se encarregaram que fazer o trabalho de rescaldo. Ninguém ficou ferido. 

19 de maio de 2014

Prazo para sacar o abono do PIS/PASEP acaba dia 30 de junho

O Ministério do Trabalho e Emprego começou a carta aos trabalhadores identificados que ainda não foram buscar o benefício do Abono Salarial PIS/PASEP, no valor de um salário mínimo cujo prazo se encerra no dia 30 de junho.

São beneficiados os trabalhadores que tiveram os dados informados na RAIS, e que tenham atendido aos seguintes critérios: estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público, durante pelo menos 30 dias no ano-base para empregadores contribuintes do PIS/PASEP (empregadores cadastrados no CNPJ); e ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado. 

Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no PASEP.

Primeiro caso de dengue adquirida em Santa Rita do Sapucaí é confirmado em 2014

Santa Rita do Sapucaí registrou o primeiro caso de dengue adquirida no próprio município, chamada autóctone, segundo informações divulgadas na imprensa local por meio da secretaria de Saúde de Santa Rita. Outros três casos da doença também foram confirmadas em Santa Rita, mas de pessoas que ficaram doentes depois de visitar outras cidades.


A Superintendência Regional de Saúde, em Pouso Alegre, em nota à imprensa informou que dos 53 municípios que fazem parte da regional, 30 têm focos do Aedes Aegypti. Os cuidados para combater a dengue são simples, mas extremamente necessários para acabar com o mosquito transmissor da doença. Com apenas 10 minutos por semana é possível chegar os pontos da casa onde o Aedes Aegypti escolhe para se reproduzir.  


15 de maio de 2014

Rosângela acompanha a esposa de Pimenta da Veiga à Força Sindical

A presidenta da Femetalminas, Maria Rosângela Lopes, reuniu-se no último dia 12 de maio com Anna Paola Frade Pimenta da Veiga, em visita à sede da Força Sindical MG.  No encontro com lideranças femininas do Estado, a esposa de Pimenta da Veiga, virtual candidato ao governo de Minas, discutiu questões de interesses das mulheres, políticas e ações de caráter social em Minas Gerais.

Maria Rosângela lembrou que a sociedade mineira sempre se mostrou atenta às movimentações políticas não apenas dentro de nosso Estado, mas também nacionalmente, sendo Minas Gerais de capital importância no processo de redemocratização e reoganização da sociedade brasileira. A presidenta da Femetalminas considerou importante que todos os virtuais nomes que peiteam cargos de representação pública tomem esta iniciativa de conversar com a sociedade e, em especial, com os trabalhadores. “Enquanto foi deputado federal, Pimenta da Veiga sempre foi identificado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos ‘cabeças do Congresso’,  sendo destacado pelas suas posições em favor dos interesses das classes trabalhadoras e certamente mantém-se fiel a este propósito”, comentou Rosângela.  Isto, segundo ela, refletirá debates importantes quando for iniciada a campanha eleitoral, diante de espaços democráticos em nosso Estado.



Fonte: FEMETAL Minas

Prédio de antiga escola em Conceição dos Ouros começa a ser reformado

A antiga Escola Estadual Cel. José Otávio Rosa começou a ser reformada na cidade de Conceição dos Ouros. Segundo informações da prefeitura, o local será totalmente restaurado e passará a abrigar a Escola Municipal João Pinheiro que tem funcionado no ginásio poliesportivo.

O prefeito Maurício Viana iniciou as reformas com a presença de funcionários públicos, da área de educação e de estudantes.

O SINDVAS acredita que a educação é ferramenta para melhorar a qualidade de vida e expandir as oportunidades.  Escola de qualidade é um direito das crianças e adolescentes e o poder público tem o dever de cuidar para que o ensino chegue a todos.


O Sindicato parabeniza a prefeitura de Conceição dos Ouros pelo investimento na educação da cidade e na melhoria das condições de estudos dos filhos dos trabalhadores.

14 de maio de 2014

MTE divulga balanço do trabalho escravo em 2013

O Ministério do Trabalho e Emprego realizou um recorde em ações fiscais e resgatou em 2013 um total de 2.063 trabalhadores de situação análoga a de escravo, num total de 179 operações realizadas em todo país.

Segundo a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE) foram alcançados pela fiscalização do órgão 27.701 trabalhadores, formalizados ou não, sendo que do total de resgatados 1.068 estavam no meio urbano, o que equivale, pela primeira vez no histórico das ações fiscais, um número acima de 50% do total de trabalhadores resgatados.

As autuações do Ministério do Trabalho e Emprego resultaram em mais de R$ 8 milhões pagos a título de verbas rescisórias e foram lavrados 4.327 autos de infração em face das irregularidades encontradas. Para o chefe da fiscalização da Detrae, Alexandre Lyra, o Brasil é referência no enfrentamento do trabalho escravo e o MTE vem a cada ano aumentando o número de propriedades fiscalizadas. Somente no ano passado foram 300 empregadores fiscalizados. “Em 2013, mais de 50% dos trabalhadores identificados em condições análogos as de escravo vieram do meio urbano. Esse número mostra que o uso de mão de obra análoga a de escravo tem se intensificado no meio urbano, onde temos aumentado as demandas, mas sem se afastar do meio rural, onde já temos um histórico de enfrentamento”, avaliou.




Fonte: Blog do Trabalho


Conferência em Bogotá debate poder sindical em defesa dos trabalhadores da América Latina

Expressando solidariedade ao sindicalismo colombiano, dada a dificuldade de se exercer este direito naquele país, ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de maio a 1 ª Conferência Regional Latino-Americana do Caribe IndustriALL Global Union, em Bogotá, Colômbia, sob o tema "Construindo o poder sindical global - justiça econômica e social.”

Mônica Veloso, vice-presidenta da CNTM (Força Sindical) e membro da IndustriAll, apresentou um painel sobre mulheres e destacou a importância de as mulheres trabalhadoras ampliarem sua liderança no mundo do trabalho, movimento sindical, política e na sociedade, em todos os países.

Os participantes da Conferência debateram estratégias e prioridades para reforçar o poder dos sindicatos perante o capital global na região, dado o cenário atual de práticas antissindicais em países da América Central, México, Paraguai e Colômbia e de situação precária dos trabalhadores em grande parte da região.
Jyrki Raina, secretário-geral da IndustriALL, apresentou os objetivos e estratégias da IndustriALL, com ênfase nos seguintes pontos que serão trabalhados até 2016:


* Desenvolver o poder dos sindicatos no mundo, apoiando o desenvolvimento de sindicatos unidos, fortes, democráticos, independentes, representativos e sustentáveis;
* Enfrentar o capital global, fazendo campanhas mundiais, e pressionar pelo reconhecimento sindical e por negociações em nível mundial com empresas multinacionais;
* Defender os direitos dos trabalhadores, através de campanhas para combater ataques contra os direitos dos trabalhadores; lutando por um salário mínimo e com lugares de trabalho saudáveis e seguros. Além disso, desenvolver a participação de liderança das mulheres;
* Combater o trabalho precário; 
* Garantir o emprego industrial sustentável.
Jorge Almeida, secretário regional da IndustriALL, lamentou o baixo nível de sindicalização na América Latina. "Devemos construir sindicatos fortes e dar espaço para os jovens e as mulheres nas estruturas sindicais".



Fonte: Industriall/ Colaboração Roberto Anacleto (Dieese/CNTM)

Luta contra exploração de infanto-juvenil ganha campanha em Santa Rita do Sapucaí

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realiza até a próxima quinta-feira (15) a campanha Proteja Nossas Crianças, em Santa Rita do Sapucaí. As ações são para marcar o dia 18 de maio quando é lembrado o dia nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

As denúncias podem ser feitas no Creas, no Conselho Tutelar, nas polícias Militar e Civil ou ainda pelos números 0800 031 11 19 ou 100.

Outras informações:
http://www.difusora1550.com.br/noticias/jornal-noticias-do-dia/?id=5875

13 de maio de 2014

Campanha do agasalho continua no SINDVAS

A Campanha SINDVAS do Agasalho continua recebendo doações em Santa Rita do Sapucaí. Qualquer pessoa pode fazer o ato de solidariedade e amor ao próximo. Para isso, basta entregar na sede do Sindicato, na avenida Sinhá Moreira, n° 200, a peça de roupa em bom estado. 

O SINDVAS irá repassar todos os itens para uma entidade de assistência social e para quem precisa.


Não deixe de ajudar, você pode aquecer alguém! 

13 de Maio - Comemorar sim, mas cruzar os braços não.




O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós, de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre, de 1871, a Lei dos Sexagenários, de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888.

A Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela Lei do Ventre Livre, de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela Lei Saraiva-Cotegipe, de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil", e o Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. 


Porém, mesmo com tantos motivos para comemorar, ainda é preciso, em pleno século XXl, ficarmos atentos para as atuais condições de escravidão, pois o problema ainda persiste, e a "extinção gradual do elemento servil" parece que caminha a passos de tartaruga.

Comemoramos o 13 de Maio como a libertação de escravos negros, mas a escravidão de hoje não tem cor: está diretamente ligada à condição sócio-econômica da população, sejam negros, brancos ou pardos.

As modernas formas de escravidão no Brasil estão presentes em vários setores da economia, e é interessante notar uma singularidade: em 1888, a maior parte dos escravos estavam ocupados em atividades agrosilvopastoris. Em 2014, também.

Em 2012 foi lançado o Atlas do Trabalho Escravo no Brasil, produzido por geógrafos da Unesp e USP (conforme esta página da Fapesp) e a ong Amazônia.org.br.

O Atlas descreve distribuição e fluxos de escravos brasileiros e apresenta ferramentas que permitem localizar setores mais suscetíveis e populações mais vulneráveis ao aliciamento, e permite inclusive traçar o perfil típico do escravo brasileiro do século 21: um migrante do Maranhão, do norte do Tocantins ou do oeste do Piauí, do sexo masculino e analfabeto funcional.

O governo brasileiro só reconheceu o problema em 1995, e de lá para cá mais de 42000 pessoas foram libertadas.

Portanto, viva o 13 de maio. E que a luta contra a escravidão também continue viva!

7 de maio de 2014

Trabalhadores da Delphi aprovam PLR


Os trabalhadores da empresa Delphi, de Conceição dos Ouros -MG, aprovaram na tarde desta terça-feira (6), a proposta de PLR da empresa. A negociação foi feita pela comissão de trabalhadores eleita pelos próprios colegas da empresa. O diretor do SINDVAS, Fernando, também participou da comissão para acompanhar as negociações.

A presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, compareceu na empresa por duas vezes para realizar assembleia com todos os trabalhadores. Na primeira, a pedido da comissão, a votação foi suspensa e somente nesta terça-feira (6) uma nova assembleia foi realizada em frente a porta da empresa.


Os trabalhadores ouviram a proposta apresentada pela empresa e negociada com o comissão que traz uma antecipação paga no mês de maio. Colocada em votação, a proposta foi aceita por maioria. 


6 de maio de 2014

Editorial do Jornal O Vale da Eletrônica propõe reflexão sobre as relações capital x trabalho em ambientes de inovação tecnológica.

Leia na íntegra.


Publicado em 03 de maio de 2014.

Comemorou-se na última quinta-feira o Dia Internacional do Trabalho. 

Mantidas as proporções que se fazem necessárias, essas comemorações se transcorreram, aqui, da mesma forma que na maioria das cidades brasileiras, combinando eventos de comunicação institucional com manifestações de natureza cultural.

Trata-se de uma tradição que deve ser preservada e estimulada, claro, mas que não esgota, por si mesma, todas as possibilidades de uma comemoração do dia do trabalho, especialmente, para o ambiente de um polo de tecnologia, ou de um habitat de inovação, como se costuma dizer.

Dispensando-se o ufanismo auto-referido, esta cidade é reconhecida como tal, no país e no exterior, e isto impõe aos seus líderes, sejam eles diretores de instituições de ensino e pesquisa, empresários, colaboradores ou administradores públicos, a responsabilidade de pensar, também, de uma forma inovadora, as relações entre o capital e o trabalho. 

Afinal, o principal insumo de produção das empresas locais, admitindo-se que todas sejam, de fato, inovadoras ou que tenham, no mínimo, forte vocação para a inovação, é o conhecimento científico e tecnológico de seus proprietários e colaboradores. 

Isto é o que faz a diferença entre a economia local e aquelas que se estruturaram na maioria esmagadora das pequenas e médias cidades do interior do país. Portanto, uma realidade que, cedo ou tarde, vai impor o debate sobre como transformar a natureza dessas relações. 

Talvez fosse até melhor pensarmos em relações de capital e capital, se assumíssemos a premissa das grandes empresas de base tecnológica, no mundo todo, de que o conhecimento de seus profissionais é, destacadamente, a parcela majoritária do seu capital. 

O debate de questões tão relevantes quanto essa deveria estar, também, na pauta das comemorações do dia do trabalho, porque delas depende a sustentabilidade dos modelos de produção econômica que se desenvolvem sob a égide do conhecimento científico e tecnológico. 

Um debate que se impõe pela seriedade de seus pressupostos e pelas oportunidades criadas por uma economia em transformação, que se vale tanto do conhecimento, quanto de recursos financeiros; elementos que não se excluem mutuamente, pelo contrário, se complementam e ampliam os espaços de colaboração no ambiente empresarial.
Por Jornal O Vale da Eletrônica, Editorial, 03/05/2014

5 de maio de 2014

Primeiro de Maio do SINDVAS

Trabalhadores se unem no SINDVAS antes de iniciar
as comemorações do 1° de Maio

A Festa do SINDVAS em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, 1° de Maio, foi um sucesso em Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros. Todos os diretores do sindicato participaram das atividades que aconteceram durante o feriado nas praças centrais de Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros, além da avenida Sinhá Moreira em Santa Rita do Sapucaí. Muita diversão, doces e brindes exclusivos foram distribuídos para as crianças que participaram da festa.

A presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, esteve presente nas três cidades, conversou com os trabalhadores e distribuiu bolas personalizadas do SINDVAS para as crianças. Em Santa Rita do Sapucaí, ela se encontrou rapidamente com o prefeito Jefferson Gonçalves Mendes que parabenizou o trabalho feito pelo Sindicato.


O Dia Internacional do Trabalho de 2014 trouxe para a discussão o tema “Avançar na democracia com desenvolvimento social” e nesse contexto a presidente Maria Rosângela Lopes destacou a necessidade de vagas em creches que atendem a demanda dos filhos de pais que trabalham na indústria. 

Praça fica lotada em Conceição dos Ouros

Crianças se divertem em Santa Rita do Sapucaí

Maria Rosângela Lopes se encontra com prefeito Jefferson
Gonçalves Mendes

1 de maio de 2014

Primeiro de Maio do SINDVAS

O SINDVAS já começou as comemorações do Dia Primeiro de Maio nas cidades de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros. Na manhã desta quinta-feira (01), a presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, teve um rápido encontro com o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Jefferson Gonçalves Mendes, que assistia uma partida de futsal em comemoração ao Primeiro de Maio. Ele parabenizou "a presidente do Sindicato pelo trabalho feito e a toda a equipe" do SINDVAS.

Crianças se divertem em frente ao SINDVAS

Prefeito de Santa Rita e diretoria do SINDVAS