IR PARA

10 de outubro de 2016

Campanha Salarial 2016: Patronal responde a pedido dos trabalhadores

A patronal (SINDVEL) encaminhou ao Sindicato, na última sexta-feira (7), a resposta à assembleia geral realizada com os trabalhadores da categoria. Abaixo você confere a íntegra do documento enviado pelo SINDVAS e a resposta que a patronal deu aos trabalhadores.

Documento enviado pelo SINDVAS a Patronal (SINDVEL)

Santa Rita do Sapucaí, 23 de Setembro de 2016.

À
SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE APARELHO ELETRICOS, ELETRÔNICAS E SIMILARES DO VALE DA ELETRONICA - SINDVEL

Ref: Negociação Coletiva 2016/2017.

Sindicato dos Trabalhadores Nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas E de Material Elétrico de Santa Rita do Sapucaí – MG, neste ato representado por sua presidente Maria Rosângela Lopes, vem através deste, apresentar o resultado da assembléia realizada no dia 19 de setembro de 2016 com todos os trabalhadores (as) presentes e abrangidos por este sindicato e suas ponderações referentes as reivindicações apresentadas pelo sindicato SINDVEL.
De início foi entregue aos trabalhadores pela Presidente do SINDVAS, o documento enviando pelo Sindicato Patronal apresentando oito reivindicações e pelos trabalhadores, foram feitas algumas considerações a respeito das reivindicações apresentadas pelo Sindicato Patronal.
A respeito da Instituição de política sindical para redução do absenteísmo, os trabalhadores (as) entendem que o sindicato dos trabalhadores não tem nada haver com as faltas dos trabalhadores, porém a presidente do SINDVAS entende que os trabalhadores têm que ser conscientizado para evitar as faltas desnecessárias, o que já é realizado pelo SINDVÁS nas assembléia dentro da entidade e em palestras dentro das empresas quando solicitadas, cabendo as empresas também realizar as conscientização dos seus colaboradores.  
A respeito da redução da multa de seis vezes os pisos da categoria para um piso da categoria, os trabalhadores (as) entendem que a multa é um dispositivo que evita o descumprimento da Convenção Coletiva, e que só deve ser aplicada no descumprimento do que está explicito na convenção, devendo a mesma ser mantida na convenção.
            A respeito da modificação da clausula da PLR conforme Lei 10.101/2000, os trabalhadores (as) entendem que pode haver a comissão paritária, desde que nessa comissão componha, por exemplo, um membro indicado pelo sindicato,dois trabalhadores indicados pela empresa, sendo um trabalhador do chão de fábrica (produção) e dois votados pelos trabalhadores. Entendem também que todo processo desde o edital de convocação da comissão paritária até a ata final da assembléia geral tem que ser analisado e aprovado pelo sindicato, pois o que norteia uma boa negociação é a sua transparência.
A respeito da correção da cláusula 34 da convenção coletiva de trabalho 2015/2016, que diz respeito as gestante dando a ela uma licença adicional remunerada de trinta dias além daquela prevista em lei conforme Constituição Federal da República, os trabalhadores (as) entendem que a licença adicional foi um ganho para as trabalhadoras que se tornam mãe, devendo ser mantida na convenção.
            A respeito da bolsa estudo e kit bebê, os trabalhadores (as) entendem que a bolsa estudo irá ajudar os trabalhadores a ter mais acesso a qualificação nas empresas e que o kit bebê demonstra a parte humana e solidária dos empresários do Vale da Eletrônica.
            A respeito do índice do reajuste salarial de 7,5% em 1 de outubro de 2016 e 2% em 1 de maio de 2017, os trabalhadores (as) discordam e  entendem que todos os trabalhadores merecem um reajuste maior.
            Neste termos a presidente do SINDVAS, enfatizou que a proposta já foi rejeitada e que reafirma o que foi aprovado em assembléia com os trabalhadores, ou seja, o aumento conforme o índice do INPC cheio de imediato e 3% de perda dos anos anteriores, aprovando ainda a unicidade das mobilizações conjuntas com as demais centrais, se necessário for.

Cordialmente.
MARIA ROSANGELA LOPES
(PRESIDENTE DO SINDICATO)”


Resposta do SINDVEL ao SINDVAS









O Sindicato informa que a multa prevista na Convenção é uma cláusula negociada com o próprio SINDVEL com o objetivo de inibir irregularidades nas empresas do Vale da Eletrônica. Há casos de empresas que não oferecem água portável ou mesmo condições básicas de banheiro para os trabalhadores. 

A patronal ainda quer dividir a inflação para o reajuste salarial 2016 e coloca que o objetivo é manter os postos de trabalho. 

Você trabalhador quer o reajuste fatiado e que só contempla a inflação sem ganho real?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.