IR PARA

4 de agosto de 2016

Belo Horizonte: Metalúrgicos entregam pauta e cobram agilidade dos empresários

Em ação conjunta, as três federações (Femetalminas, Fem-CUT e Fitmetal) levaram às lideranças empresariais a pauta de reivindicações da categoria metalúrgica, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em 29/07, com vistas à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/17.

Com o apoio das centrais sindicais, os sindicatos promoveram ato diante do prédio da FIEMG em que estampavam palavras de ordem cobrando reajuste salarial e manutenção dos direitos sociais. Entre 95 itens constantes na pauta, destaque para a pedida de reajuste salarial de 12,5%, a partir de 1º de outubro/2016, já incluído o INPC acumulado em 12 meses, além de ganho real e fixação do salário de ingresso de R$ 2.200,00, com abono no valor de um salário nominal.

MAIS SALÁRIO E DIREITOS
Ernane Dias, presidente da Femetalminas, frisou a dificuldade do momento de crise, que requer a colaboração de todos para que seja superado, mas condenou as palavras do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que pregou o alargamento da jornada de trabalho para 80 horas semanais, justamente quando o movimento sindical cobra a redução da jornada, para 40 horas, como forma de ampliar a quantidade de empregos.

Marcelino da Rocha, presidente da FitMetal, destaca a experiência impar de unificar três concepções sindicais diferentes na busca da melhoria das condições de trabalho. Ele manifestou a expectativa de que fosse desenvolvida uma política industrial que não precarize nem piore a geração de emprego. O sindicalista observou que a queda no nível de emprego, observada nos últimos dois anos, fez cair o número de metalúrgicos, que girava em torno de 200 mil trabalhadores.  

Os dirigentes sindicais cobraram dos empresários a agilidade no processo de negociação coletiva, diferente do ocorrido ano passado, que possibilite a recomposição salarial e a renovação das cláusulas de natureza econômica e social.


Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.