IR PARA

11 de setembro de 2014

Bombeiros usam drone em buscas por operador de retroescavadeira

Um drone, cedido pela Vale, está sendo utilizado pelo Corpo de Bombeiros nas buscas pelo operador de retroescavadeira Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, que ficou soterrado com o rompimento de uma barragem da Herculano Mineração, na manhã dessa quarta-feira (10), junto com mais outros cinco funcionários da empresa. De acordo com a corporação, o trabalho deles está sendo como procurar "uma agulha no palheiro". A Herculano Mineração irá disponibilizar um GPR, uma espécie de raio-X que escaneia a área e separa o que é minério do que é orgânico. Além disso, os 23 bombeiros que trabalham no local, contam com a ajuda de cães farejadores da raça labrador e do helicóptero Arcanjo.

Batista teria deixado o veículo e teria sido atingido pelos rejeitos já fora da retroescavadeira, o que dificulta ainda mais a localização dele. Parentes dele acompanham o trabalho, no local.

O acidente- Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por causa do rompimento de uma barragem, que estava desativada e onde era depositado o resto de lavagem do minério. Uma grande quantidade de rejeitos atingiu os operários e seus veículos - três caminhões, um Uno e duas retroescavadeiras. No momento do acidente, os funcionários faziam manutenção no local. Além dos quatro soterrados, dois operários conseguiram sair sem ferimentos.

Os mortos são o topógrafo Reinaldo da Costa Melo, 69, e o operário Cristiano Fernandes Silva, 32. Geraldo Moreira, 42, recebeu alto do Hospital João XXIII na tarde dessa quarta-feira (10). 


Investigação- O Ministério Público Estadual (MPE) fará uma investigação paralela sobre o rompimento de barragem em uma mina da Herculano Mineração Ltda, em Itabirito, Região Central do Estado. Na tragédia, ocorrida na última quarta-feira (10), dois operários morreram, três ficaram feridos e um continua desaparecido. 

Segundo a assessoria do MPE, as investigações já começaram e estão sendo ordenadas pelo promotor e coordenador das regionais das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente Carlos Eduardo Figueira Pinto, que está no município.  

Um inquérito civil foi instaurado para apurar as causas do acidente. Ainda de acordo com a assessoria, nesta quinta-feira (11) uma equipe do Centro de Apoio ao Meio Ambiente (CAOMA) e a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) irão até o local para fazer uma vistoria. 

A Polícia Civil da cidade também instaurou inquérito para apurar as causas do rompimento de uma barreira de rejeitos. A delegada Mellina Isabel Silva está responsável pelo caso. 



Fonte O Tempo/ Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.