IR PARA

22 de junho de 2012

NOTA OFICIAL: Paraguai democrático, não ao golpe de Estado!


A Força Sindical expressa profunda preocupação com os intentos de setores políticos paraguaios em submeter o presidente constitucional Fernando Lugo a um processo político sumário de impeatchment, responsabilizado-o, dente outras questões, pelo massacre ocorrido no passado dia 15 de junho em Curuguaty, onde 11 camponeses e 6 agentes policiais foram mortos, ao que tudo indica, a partir da ação de franco atiradores e provocadores políticos infiltrados na mobilização dos sem-terra paraguaios.

O intento golpista no Paraguai é uma grave ameaça ao desenvolvimento democrático em toda América Latina. A tentativa de setores políticos encastelados no parlamento paraguaio, comprometidos com décadas de ditadura e terror dos tempos de Stroessner, em promover um juízo político sumário contra o presidente democraticamente eleito precisa ser detido.

É necessário que os governos, os movimentos sindical e social e as forças políticas democráticas paraguaias, brasileiras e sulamericanas se mobilizem para impedir, com base nas cláusulas democráticas das constituições da OEA e da UNASUL, a consumação do golpe de Estado e a destituição do presidente legítimo do Paraguai.


Miguel Torres – presidente em exercício da Força Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.