IR PARA

26 de junho de 2012

Centrais sindicais realizam ato pela democracia no Paraguai


As centrais sindicais e os movimentos sociais realizaram nesta segunda-feira, 25 de junho, às 14 horas, ato pela democracia no Paraguai.

A manifestação foi realizada em frente ao consulado paraguaio em São Paulo, rua Bandeira Paulista, nº 600. 
Na sexta-feira, 22 de junho, o parlamento paraguaio cassou o mandato do presidente Fernando Lugo, em um processo rápido, que durou inacreditavelmente menos de 36 horas.

“Foi um verdadeiro golpe de Estado”, declarou João Carlos Gonçalves,Juruna, secretário-geral da Força Sindical, afirmando que é crucial nossa união “na luta do povo paraguaio pela retomada da democracia no pais. O regime democrático deve prevalecer na América Latina”.

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Jorge Carlos de Morais, oArakém, afirmou a solidariedade da categoria metalúrgica. “Para que uma sociedade se fortaleça, o regime democrático é sempre o melhor caminho”.

Ivan Gonçalez, coordenador de Políticas da Confederação Sindical das Américas (CSA), afirmou que este golpe, orquestrado pela oligarquia paraguaia, é inadmissível. “Não podemos permitir que um presidente que tem o apoio popular seja deposto graças a um golpe”.

Lira Alli, representante do Levante Popular da Juventude, ressaltou que todo o apoio ao movimento em prol da democracia no Paraguai é bem-vindo. “O processo de impeachment contra o presidente Lugo é sim um grande golpe contra a democracia”.

Pouco antes do "golpe", o presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres, havia divulgado uma nota à imprensa preocupado com o impeatchment que já se configurava. “É necessário que os governos, os movimentos sindical e social e as forças políticas democráticas paraguaias, brasileiras e sulamericanas se mobilizem para impedir, com base nas cláusulas democráticas das constituições da OEA e da UNASUL, para manter a democracia nos países latino-americanos. O mundo não aceita mais golpes de Estado”, divulgou Torres.


Fonte CNTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.