IR PARA

15 de setembro de 2016

Proposta de reajuste da patronal é rejeitada

O Sindicato convoca os trabalhadores de Santa Rita do Sapucaí para Assembleia Geral

A proposta de reajuste apresentada pelo sindicato patronal (SINDVEL) em reunião na manhã desta quarta-feira (14) foi rejeitada na mesa de negociações pela presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes. A reunião ocorreu na sede do Sindicato e os representantes da patronal apresentaram um documento onde relatam a crise econômica enfrentada e fizeram uma lista de pedidos de alterações na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Os pontos trazidos pela patronal são os seguintes:
- Diminuição das faltas (absenteísmo).
- Redução da multa por descumprimento da CCT de 6x o piso da categoria para 1x o piso da categoria
- Concessão de bolsa de estudo não obrigatória sem caráter salarial
- Kit bebê no valor de R$100 sem caráter salarial
-Correção de cláusula da PLR, deixando o Sindicato de fora das negociações
-Correção da cláusula da licença maternidade adicional remunerada de 30 dias. A proposta é retirar a remuneração de 30 dias e deixar a trabalhadora mãe somente com a estabilidade.
- Reajuste de 7,5% no dia 1 de outubro + 2% em maio de 2017

Essa proposta de reajuste foi rejeitada veemente pela presidente o SINDVAS em função da Assembleia ocorrida com os trabalhadores no dia 26 de julho. Na ocasião, a categoria decidiu que o reajuste salarial deve conter o 100% do INPC fechado de imediato + 1% negativo do ano de 2014 em qualquer mês de 2017 e + 2% do exercício de 2015 em qualquer mês de 2017.

“Esse 1% de 2014 e 2% de 2015 não são ganho real como a patronal vem dizendo, eles são o resultado da perda acumulada no período de 2013 a 2015”, explicou a presidente ao dizer que os trabalhadores “fincaram o pé” de que esse é o reajuste reivindicado pela categoria.

Sobre a multa por descumprimento da CCT, a presidente lembra que a categoria “não aceita sua retirada, já que ela é uma proteção ao trabalhador. A retirada da cláusula instauraria a Farra do Boi em Santa Rita”.  A presidente acrescentou ainda que na reunião foram citadas várias “empresas onde as condições de trabalho são precárias e é a Convenção que protege os trabalhadores de absurdos maiores. Há empresas que não cumprem nem mesmo o que está na lei do país imagina se a CCT fosse afrouxada do jeito que os empresários e o SINDVEL querem.”

Assembleia Geral é convocada
O Sindicato chama os trabalhadores da categoria para discutir a lista de pedidos do sindicato patronal (SINDVEL), com exceção do reajuste que já está rejeitado. É importante que cada trabalhador compareça na assembleia para expor a sua opinião e poder votar no que é melhor para os trabalhadores de Santa Rita do Sapucaí.

A Assembleia Geral está marcada para a próxima segunda-feira (19) em dois horários para atender a todos os trabalhadores na sede do Sindicato. A primeira convocação é para as 9:30h, com segunda chamada às 10h e a segunda convocação às 15:30h independente do número de participantes. 

Os trabalhadores são convocados para saber o que a patronal quer fazer com a Convenção Coletiva de Trabalho. A presidente do SINDVAS se posicionou em defesa da categoria na reunião e irá manter a mesma postura durante toda a negociação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.