IR PARA

28 de março de 2016

Polícia Civil emite alerta para falsa promessa de emprego em MG

O golpe da falsa promessa de emprego ainda está fazendo vítimas em Minas Gerais. A Polícia Civil emitiu um alerta para que a população fique atenta e denuncie esses criminosos.

Para chamar a atenção dos mineiros a corporação lembra o caso de um falso empregador J.I.O, de 43 anos, que cobrava R$ 100 de cada desempregado, mediante a promessa de uma carteira assinada. O suspeito, que já era monitorado, acabou detido em flagrante por estelionato e a vítima recuperou a quantia.

Jovens na mira
Para a delegada Silvia Helena de Freitas, muitos jovens acabam sendo alvos preferenciais desse tipo de criminoso, por estarem à procura do primeiro emprego. Conforme explicou a delegada, por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil, as aborgadens acontecem nas portas das escolas.
De acordo com a delegada, este contrato oferecido pelos golpistas seria, na verdade, para realização de um falso curso para ajudar as pessoas a conquistar as vagas que também não existem.
A delegada lembra que a orientação é sempre pesquisar sobre a empresa nos órgãos de proteção ao consumidor, para saber se existem reclamações.

Atenção redobrada
O candidato deve desconfiar também, segundo a delegada, de qualquer oferta de emprego que seja acompanhada de uma exigência de pagamento.
Qualquer pessoa que estiver participando de um processo de seleção e notar alguma irregularidade pode fazer uma denúncia na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ou procurar o Ministério Público do Trabalho, que investigará o caso.
Se mesmo assim, a pessoa for enganada por uma empresa com a falsa promessa de emprego, a recomendação é registrar Boletim de Ocorrência e ajuizar uma ação para tentar reaver o valor pago.
A Polícia Civil informou que, nesses casos, configura crime contra as relações de consumo e cabe penalidade. A pena para este tipo de crime varia de 2 a 5 anos em regime fechado, além de multa.

Encontre no lugar certo
A corporação lembrou ainda que a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) disponibiliza, diariamente, em sua página, diversas vagas de emprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Na fanpage da secretaria no Facebook, o usuário também encontra instruções para o cadastro no sistema Mais Emprego, do Governo Federal.
No Mais Emprego, especificamente, o trabalhador pode fazer o seu cadastro online, sem a necessidade de comparecimento a uma unidade física do SINE. É possível, ainda, que o trabalhador verifique uma oportunidade de emprego e, caso se enquadre no perfil da vaga, encaminhe-se, gratuitamente, para o processo seletivo diretamente na empresa.


O Tempo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.