IR PARA

23 de fevereiro de 2016

Ficar sentado todo o tempo não faz bem para a saúde

A cadeira parece um objeto inofensivo e até de descanso, mas o seu uso contínuo está associado a uma verdadeira epidemia no mundo do trabalho ligada ao sedentarismo. As horas passadas sentadas no trabalho, em uma reunião, em frente aos computados somadas revelam que passamos muito mais tempo sentados do que o imaginado.  O médico Victor Matsudo que é consultor da Organização Mundial da Saúde alerta que o sedentarismo é o segundo fator de risco que mais mata no mundo, ficando atrás somente da hipertensão. Anualmente, 5,3 milhões de pessoas morrem devido à complicações ligadas à falta de atividade.

Atenção com a saúde

A recomendação para os adultos é fazer 30 minutos de atividade física em pelo menos 5 dias por semana. O médico Matsudo recomenda que durante o trabalho é necessário levantar e permanecer em pé durante 5 minutos a cada 30 minutos sentado.

Riscos de permanecer o dia sentado


1. Você tem chances de morrer mais cedo
Segundo um trabalho publicado pelo professor canadense Peter Katzmarzyk, ficar sentado por longas horas diminui a expectativa de vida. Segundo o estudioso, o risco de morrer aumenta 50 vezes entre aqueles que passam tempo demais acomodados na falsa segurança de suas poltronas.

2. Você pode ter mais problemas com a balança
Segundo Matsudo, pesquisas comprovam uma correlação pouco surpreendente: quanto mais tempo um indivíduo passa sentado, maior o Índice de Massa Corporal. Além de facilitar a obesidade, o hábito também aumenta a circunferência abdominal, acrescenta o médico.

3. Sua fertilidade pode diminuir (se você for homem)
Passar muito tempo sentado reduz a concentração de esperma no líquido espermático. De acordo com Matsudo, o homem pode perder até 30% da sua fertilidade se não se levantar de vez em quando.

4. Sua coluna fica numa posição pouco natural
“Quando nos sentamos, geralmente distribuímos o peso do corpo de maneira errada, não respeitando as curvaturas naturais da coluna vertebral”, explica a fisioterapeuta Fabiana Rachid. Com isso, aumenta a pressão entre os discos intervertebrais, o que causa dores nas costas. Em alguns casos, a má postura pode trazer problemas mais graves, como hérnia de disco.

5. Sua circulação fica prejudicada
A posição sentada atrapalha a circulação sanguínea e linfática. Se for mantida por um tempo demais, explica Fabiana, essa postura traz problemas como inchaços nas pernas, dores e varizes.

6. Suas visitas ao médico serão cada vez mais frequentes

O hábito de passar tempo demais sentado está relacionado a problemas de diversas ordens, como aumento nos índices de triglicérides, pressão arterial e diabetes. Não à toa, diz Matsudo, pessoas ativas frequentam menos consultórios médicos, passam por menos cirurgias, usam menos remédios e se submetem a menos internações hospitalares do que aquelas que preferem a cadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.