IR PARA

5 de fevereiro de 2015

Produção industrial do setor eletroeletrônico recua além do esperado em 2014

Dados do IBGE, agregados pela Abinee, apontam que a produção física do setor eletroeletrônico encerrou 2014 com queda de 4,9% em relação a 2013. Só no mês de dezembro a retração atingiu 13,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado negativo para o ano superou as expectativas iniciais da Abinee, que já previa queda, porém de 2%.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o presidente da Abinee, Humberto Barbato, apontou o ambiente econômico de insegurança, com os consumidores receosos, a alta da taxa de juros e a crise do setor elétrico como os principais responsáveis pelo fraco desempenho. “Não imaginávamos que poderíamos ter um resultado tão negativo”, afirmou ao jornal. Ele acrescentou que, no início de 2014, a entidade previa crescimento. “Só em agosto revisamos as projeções, mas, mesmo assim, para um empate com 2013″.

Analisando separadamente os segmentos representados pela Abinee,verifica-se que a produção de bens da área eletrônica encerrou 2014 com retração de 2,4%, registrando, apenas no mês dezembro, uma queda de 22,3% em relação ao mesmo período de 2013.

Por sua vez, o segmento elétrico recuou 7,2%. Segundo Barbato, a redução média das tarifas das contas de luz, adotada em 2013, prejudicou a situação financeira das concessionárias, que cortaram seus investimentos. “Esperamos que, com os novos valores da energia, as distribuidoras e geradoras voltem a fazer aportes, o que aumentaria a demanda por produtos elétricos”.

Para este ano, Barbato disse à FSP que espera que as empresas mantenham o nível de produção de 2014. “Não é das melhores expectativas, mas o ritmo da economia está baixo e ainda enfrenta a alta da carga tributária”, completou.



Export News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.