IR PARA

12 de fevereiro de 2015

CNTM e Federações debatem conjuntura econômica e ações em defesa dos empregos e direitos

Maria Rosângela Lopes analisa situação do trabalhador ao lado de representantes de Federações de Metalúrgicos


Os presidentes e representantes das nove Federações de Metalúrgicos filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos/CNTM reuniram-se nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, em São Paulo, na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

O encontro foi coordenado por Miguel Torres, presidente da CNTM e da Força Sindical, e teve o objetivo de fazer uma avaliação do cenário metalúrgico no País, principalmente com relação ao desemprego na base, e planejar futuras ações em defesa dos postos de trabalho e direitos da categoria. Miguel Torres diz que a ideia é ampliar a atual luta do movimento sindical unificado com ações regionais e locais, envolvendo lideranças políticas e empresariais em defesa da industrialização e da retomada do crescimento econômico no País.

"Vivemos uma crise preocupante e precisamos, portanto, de muita mobilização da classe trabalhadora com as centrais sindicais para evitarmos a recessão. Neste sentido, é fundamental a participação dos metalúrgicos nesta luta nacional", diz Miguel Torres.

Vale lembrar que a CNTM congrega mais de 150 entidades (Sindicatos e Federações), representando cerca de 1,2 milhão de trabalhadores metalúrgicos de todos os estados brasileiros.

Os dirigentes presentes à reunião são unânimes em criticar a falta de diálogo do governo federal com o movimento sindical e a sociedade e confirmaram que farão campanha em suas respectivas base contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram regras e dificultam o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego e outros direitos.

Criticam ainda a alta dos juros, a desindustrialização, a alta rotatividade da mão de obra, as desigualdades regionais de salários no País, as empresas que não respeitam a saúde e a segurança do trabalhador e a falta de investimos no setor industrial e na qualificação profissional.


www.cntm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.