IR PARA

27 de outubro de 2014

Promoção a Igualdade Racial no Mundo do Trabalho foi tema de encontro na Bahia


Aconteceu na sexta-feira (24), na sede da Força Sindical Bahia, em Salvador, a reunião para a apresentação do projeto de criação da Rede Sindical de Promoção a Igualdade Racial no Mundo do Trabalho. O objetivo é fomentar uma rede de discussão com os diversos sindicatos que são filiados à Força Sindical, para o combate ao racismo no muno do trabalho.

Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia; Victor Costa, Secretário de Políticas Raciais da Força Sindical Bahia e do Sintepav BA; Cristiano Freitas, Assessor de Formação do Sintepav BA; Sara Regina, Assessora de Comunicação do Sintepav BA e Mônica Céo, assessora especial da Presidência da Força Sindical Bahia discutiram a construção da rede.

Para Nair Goulart, construir a Rede é passo importante para discutir a discriminação racial no mundo do trabalho. “É preciso implementar políticas específicas, lutar contra a discriminação no acesso ao emprego e na ocupação, lutar pela ascensão interna nas empresas e promover a igualdade racial, articulando estratégias sindicais para inserir cláusulas nas negociações coletivas, como cotas raciais para a contratação de trabalhadores.”

De acordo com Victor Costa, a Rede irá fomentar no mundo do trabalho, principalmente nas áreas de representação sindical a discussão sobre a igualdade de oportunidades e também a noção de promoção e ascensão de negros e negras nos postos de trabalho.

Cristiano Freitas, responsável pela apresentação do projeto, aponta que é imprescindível que a discussão sobre a luta do movimento negro não se resuma apenas ao mês de novembro. “É preciso ter um trabalho contínuo de debate de estratégias, indicar caminhos e a Rede terá um papel fundamental nesse cenário."


O próximo encontro será realizado na quarta-feira, dia 29, às 14h, novamente no auditório da Força Sindical Bahia.

Fonte Força Sindical Bahia e Sintepav BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.