IR PARA

2 de setembro de 2014

Fiat mantém plano de investimento

Mesmo diante do período conturbado pelo qual passa a indústria automotiva brasileira, com queda nas vendas e estoques elevados nos pátios, a Fiat Automóveis está dando continuidade a seu plano de investimentos no Brasil, o maior desde a chegada da montadora italiana ao país, há 38 anos, com a inauguração da fábrica de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A empresa não informa quanto dos R$ 6 bilhões previstos para Minas Gerais já foram aportados, mas a nova linha de pintura deve ficar pronta em dois anos, ampliando a capacidade para 180 carros pintados por hora, ante os 130 atuais. Além disso, a nova cabine é oito vezes maior do que a existente. A estratégia, segundo a Fiat, é aumentar a capacidade produtiva de 800 mil para 950 mil automóveis por ano.

Segundo informações já divulgadas pela assessoria da montadora, os investimentos no Brasil vão criar 7,7 mil empregos diretos, além de 12 mil indiretos, "principalmente nas empresas fornecedoras que vão expandir sua capacidade de produção para atender à demanda do grupo". Atualmente, a Fiat emprega cerca de 50 mil trabalhadores no país, dos quais 19,2 mil na fábrica de Betim, a maior do país em capacidade produtiva.

Parte do dinheiro que será investido sairá do caixa local da empresa - o Brasil é o maior mercado da marca, à frente inclusive da Itália - e outra parcela será levantada junto a instituições de fomento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Dos investimentos totais de cerca de R$ 15 bilhões que serão feitos pela Fiat no Brasil entre 2013 e 2016, que contemplam a modernização da fábrica mineira, uma fatia será destinada à construção da nova plataforma industrial em Goiana (PE) e ao desenvolvimento de novos produtos e processos.

Além da nova cabine de pintura, a unidade de Betim também recebeu duas linhas de prensas, com capacidade de estampar mais de 115 mil peças por dia, ou mais de 40 milhões por ano, dobrando a produtividade em relação às 17 linhas convencionais. A assessoria informou que as novas prensas são totalmente automatizadas, capazes de operar 16 golpes por minuto - contra cinco a sete golpes das antigas ainda em funcionamento.

Estão sendo realizados investimentos, também, na automação da funilaria, com 287 robôs (70 adquiridos neste ano), além da instalação de um transportador aéreo de cinco quilômetros de extensão, que leva os motores até a linha de montagem. Estão sendo realizadas ainda reformas na área de logística e ampliação de projetos de sustentabilidade.

A "nova" fábrica mineira vai produzir seis novos modelos nos próximos três anos. Um deles é o compacto que substituirá o Mille, que saiu de linha no ano passado. Já a planta de Goiana, com inauguração prevista para o fim de 2014, terá capacidade para 250 mil veículos ao ano e vai gerar 4,5 mil empregos diretos.

Paralisação - Embora líder de vendas no mercado brasileiro, a Fiat concedeu férias coletivas entre os dias 12 e 20 do mês passado para cerca de 6 mil funcionários da planta de Betim. A medida foi uma tentativa de reduzir os estoques, que estão em níveis elevados em função da retração das vendas neste ano.


A montadora confirmou que a decisão teve o objetivo de "balancear o mix de produção e reduzir os estoques". As vendas da Fiat acumulam queda de 10,3% no período entre janeiro e julho ante igual intervalo de 2013, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.