IR PARA

16 de julho de 2013

Processo judicial eletrônico chega à Vara do Trabalho de Santa Rita do Sapucaí

Processo eletrônico agiliza ações. Foto Adriana Spinelli
Com a instalação, nesta segunda-feira (15), do Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho de Santa Rita do Sapucaí, cidade da região Sul do estado, todas as novas ações trabalhistas propostas no município e, ainda, em Cachoeira de Minas, Careaçu, Conceição dos Ouros, Consolação, Gonçalves, Heliodora, Natércia, Paraisópolis, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista e Sapucaí-Mirim, da jurisdição da vara, passam somente a ser recebidas pelo sistema eletrônico. Para que isso ocorra, juízes, servidores e advogados já passaram por capacitação para que a implantação não cause prejuízo a nenhuma das partes envolvidas no processo.

A exemplo dos demais oradores da solenidade, a presidente do TRT, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, em sua manifestação, destacou a eficiência, a economia e os ganhos ambientais do PJe, "sistema que com uma linguagem técnica e moderna vai padronizar procedimentos, já que se trata de sistema único no Poder Judiciário, em comunicação com os órgãos da Administração Pública" e que, segundo o desembargador Ricardo Mohallem, não significa a desumanização do processo. "O PJe não passa de uma ferramenta, que com o uso, vai se tornar a cada dia mais amigável" e dirigindo-se aos que ainda estão com receio da sua adoção, o coordenador Nacional do PJe-JT, de 2ª Instância, garantiu que o "processo judicial não veio para assustar nem para excluir, mas para facilitar e incluir".

A primeira ação a tramitar pelo PJe na VT de Santa Rita do Sapucaí, com audiência já marcada para o próximo dia 19 de setembro, às 9 horas, foi protocolizada pelo advogado Mário Zucolin Belasque. 

Também presente, a juíza Érica Martins Júdice, titular da VT de Santa Rita, resumindo o pensamento de todos, disse tratar-se de mudança radical de procedimento, que visa ampliar a celeridade, segurança, economia, transparência e publicidade dos atos processuais. "A ideia primordial por trás das modificações em questão é a de agilizar, dinamizar e encurtar os entraves causados pela burocracia e pelo distanciamento comum na tramitação e encaminhamento das causas processadas em meio físico ou do chamado papel.

O Advogado do Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS), Ronaldo Kersul, participou da solenidade de instalação do PJe como representante da entidade e dos trabalhadores de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros.


Com informações TRT 3ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.