IR PARA

6 de junho de 2013

Negociação coletiva é tema da jornada de debates do Dieese

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio-econômicos (Dieese) juntamente com as Centrais Sindicais (Força Sindical, CTB, CGTB, CUT, NCST e UGT) realizou, ontem (04), na Federação da Construção Civil, a VII Jornada Nacional de debates, com os temas: Negociações Coletivas, crescimento e salários. O objetivo das jornadas é articular o movimento sindical para as negociações coletivas, buscando sempre as melhores opções para os trabalhadores.


A explanação foi realizada pelo técnico do Escritório Regional do Dieese, Cloviomar Cararine, que se mostrou otimista com as negociações coletivas de 2013, além de apresentar uma tendência de acima de 90% de ganhos reais e acima da inflação para as categorias que negociarem no segundo semestre de 2013.
Para o secretário de relações sindicais da Força Minas, Rogério Aquino, o Dieese vem realizando um trabalho de orientar as entidades sindicais de forma sustentável a nos mostrar as perdas que os trabalhadores tiverem de 2008 a 2012, “com isso ele também faz um comparativo com o aumento real em que 95% das entidades sindicais que negociaram de junho de 2012 a maio de 2013 com ganhos de 1,5% a 2% nas convenções e acordos coletivos firmados”, explica Aquino.

Um ponto mostrado pelo técnico é a importância do movimento sindical no processo para pressionar e garantir melhores condições aos trabalhadores.

“A Força Sindical, através do nosso presidente Paulo Pereira, estipulou que toda vez que a inflação ultrapassar a casa dos 6% todas as categorias reivindicassem um gatilho para futuras perdas, opinião essa que o Diesse acha justo”, afirmou Rogério Aquino.



Fonte Força Sindical MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.