IR PARA

24 de setembro de 2012

Foxconn fecha fábrica na China


A empresa taiwanesa Foxconn, uma das maiores fabricantes de componentes para dispositivos móveis do mundo, fechou uma fábrica em Taiyuan, na província chinesa de Shanxi, depois de uma briga que envolveu cerca de 2 mil trabalhadores e deixou 40 hospitalizados, além de algumas prisões, segundo informações da Bloomberg.

Um confronto entre grupos rivais de funcionários em um dormitório ocorreu por volta de 23h desse domingo, e a situação só ficou sob controle após a chegada de seguranças e policiais ao local, aproximadamente às 3h já desta segunda-feira. Segundo a agência Xinhua, cerca de 5 mil policiais foram enviados para conter o conflito.

Louis Woo, porta-voz da empresa, afirmou que a companhia quer dar tempo para que a situação se acalme, e acrescentou que alguns funcionários foram presos, mas se recusou a dar mais detalhes, inclusive se a produção do iPhone 5 chegou a ser afetada na fábrica, que emprega 79 mil pessoas.

A causa do confronto ainda é incerta, e Woo disse que representantes de sindicatos irão ao local para tentar esclarecer o incidente.

De acordo com a agência Reuters, entretanto, comentários publicados na internet sugere que guardas da unidade podem ser a causa do tumulto. Em uma mensagem publicada no site de microblogs Sina Weibo, o usuário "Jo-Liang" disse que quatro ou cinco seguranças espancaram um trabalhador quase até a morte dele. Outro usuário, "Fan de Sa Hai", citou um amigo de Taiyuan que afirmou que guardas surraram dois trabalhadores da província de Henan e em resposta outros funcionários incendiaram camas e as atiraram para fora das janelas do dormitório. Os relatos não puderam ser confirmados de forma independentes.

Além da Apple, a Foxconn tem como clientes, entre outros, Dell, Sony e Hewlett-Packard. A companhia atua no Brasil desde 2003, e possui quatro fábricas no País. Em Santa Rita do Sapucaí, a empresa Fênix, é uma das subsidiárias da Foxconn.


Fonte Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.