IR PARA

24 de abril de 2012

Confira o Jornal do Trabalhador

A história da luta dos trabalhadores e dos sindicatos no Brasil é rica pois foi marcada por vitórias e por momentos de enormes dificuldades.

O saldo é positivo, porém os benefícios não caíram do céu e nem foram dados pelos governos e nem pelos patrões. São conquistas decorrentes dos grandes confrontos travados pelos sindicatos contra os patrões e seus aliados, os governos.

Por pressão popular e pela ação sindical, estas conquistas tornaram-se leis, que hoje constituem os direitos trabalhistas consagrados na CLT e na Constituição Federal de 1988.

Companheiras e companheiros, os sindicatos tiveram um papel fundamental nestas lutas que deram origem aos nossos direitos, organizando, mobilizando e dirigindo a luta de massa. Entre muitas conquistas sindicais que depois passaram a fazer parte da legislação, destacam-se a lei que determina o aumento anual do salário mínimo, jornada semanal de 44 horas, 13º salário, férias de 30 dias e mais um terço, multa de 40% sobre o saldo do FGTS, estabilidade da gestante, a obrigatoriedade de a empresa fazer a rescisão do contrato de trabalho no sindicato ou na DRT e o conjunto de normas regulamentadoras sobre saúde e segurança do empregado nos locais de trabalho.

Companheiras e companheiros, o sucesso da ação sindical está relacionado à união, organização e à mobilização dos trabalhadores. Mas depende também dos recursos financeiros. Só com a contribuição de todos os trabalhadores será possível ter sindicatos fortes, autônomos e livres da influência dos patrões e do Estado.

Clique aqui e confira a íntegra do Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.