IR PARA

29 de março de 2012

Tim Cook visita fábrica da Foxconn na China

Em sua primeira viagem para a China como executivo-chefe da Apple, Tim Cook aproveitou a passagem pelo país para conhecer a nova fábrica da Foxconn, instalada em Zhengshou e que abriga atualmente um time de 120 mil funcionários.

A Foxconn é uma das principais fornecedoras da companhia americana na fabricação de produtos como o iPhone e o iPad. A empresa convive há anos com uma série de acusações de oferecer péssimas condições de trabalho aos seus profissionais. Como reforço a esse panorama, a fabricante asiática esteve envolvida em diversos casos de suicídios de trabalhadores em suas instalações.

A visita de Tim Cook sinaliza a preocupação da Apple com esse cenário. No início do ano, a companhia concordou que auditores externos tivessem acesso às fabricas de parceiros, entre eles a Foxconn, para que fossem avaliadas as condições de trabalho nesses locais. Na trilha dessa iniciativa, a empresa tornou-se a primeira companhia a entrar para a Associação do Trabalho Justo (FLA, na sigla em inglês), organização que monitora os ambientes de trabalho em todo o mundo.

Em um relatório divulgado pela Apple listando 156 empresas que representam 97% de seus fornecedores, a companhia disse ter encontrado casos de trabalho involuntário, o que culminou na quebra de contrato com esses parceiros. Outra prática identificada foi a exploração de trabalho infantil.


Fonte Moacir Drska |Valor, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.