IR PARA

13 de setembro de 2011

Metalúrgicos de São Caetano do Sul conquistam 10,80% de aumento salarial

Sob o comando do presidente Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul realizou o maior e melhor acordo salarial do Brasil. O percentual de aumento real chegou a 3,17%, além da inflação integral, com base no INPC. Um fato inédito até o momento em nosso país em se tratando de negociação salarial por ocasião de data-base.


Em assembléias realizadas às 06h e às 15h, na última segunda-feira, dia 12/09/2011, os trabalhadores da empresa General Motors de São Caetano do Sul aprovaram por unanimidade proposta salarial negociada pelo nosso sindicato de 10,80% (7,40% do INPC + 3,17% de aumento real), a partir de 01/09/2011, mais abono no valor de 3.000 reais, a ser pago em 16/09/11. O que representou uma importante vitória do sindicato e da nossa categoria.


Segundo o presidente do sindicato, que dirigiu as duas assembléias nos períodos da manhã e da tarde “Isto somente foi possível pela determinação da direção da entidade que teve a clareza de onde se pretendia chegar, a disposição de lutar em torno de objetivos previamente traçados e o irrestrito apoio dos trabalhadores que não mediram esforço em respaldar a ação do sindicato que representa a categoria”.


Ainda segundo Cidão, não foi uma luta fácil frente a uma empresa que no inicio das negociações propôs zero de aumento. “No início das negociações, a GM chegou a propor por escrito zero de aumento e a retirada de inúmeras cláusulas sociais. Porém, com união e mobilização e, após longas reuniões, a discussão tomou um outro rumo e aqui estamos com um acordo que sem dúvida é o melhor do Brasil”, afirmou o presidente.


Cláusulas sociais estão asseguradas Novos direitos foram incorporados


Além das conquistas econômicas está assegurado um conjunto de cláusulas sociais que representa direitos importantes que vão além da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que é resultado das lutas que o sindicato tem travado ao longo de muitos anos. Durante a negociação deste ano incluímos novas cláusulas sociais, além das já existentes, em nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Segundo o Cidão “O aumento salarial é importante, mas não se pode deixar de lado as inúmeras cláusulas sociais que, além de possuir força de lei, contribuem para o ordenamento das relações de trabalho e asseguram benefícios aos metalúrgicos”. Entre as cláusulas que estão asseguradas podemos destacar:


• Licença-maternidade de 180 dias. Após o retorno da licença a trabalhadora que gozar do benefício terá mais dois meses de estabilidade;

• 05 (cinco) dias de licença remunerada para o trabalhador, ou trabalhadora, que oficializar a união estável;

• Garantia de emprego para o trabalhador acidentado;

• Garantia a de aumento salarial para supervisão e assemelhados do chão de fábrica;

• Não redução do percentual de horas extras que a empresa pretendia mudar;

• Não à flexibilidade dos horários de trabalho pretendida pela GM.


As conquistas acima mostram a preocupação da direção do sindicato em ampliar direitos para o conjunto dos trabalhadores. O que faz dos metalúrgicos de São Caetano do Sul uma referência de luta para outras categorias profissionais pelo país afora.

Fonte Assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.