IR PARA

12 de agosto de 2011

Sábado é dia de vacinar crianças contra a poliomielite em Minas


Menores de cinco anos devem tomar a segunda dose contra a poliomielite, neste sábado (13). A meta de cobertura é de 95%, dentro de um público-alvo total de 1.284.628 crianças nesta faixa etária. Para isso, os pais e responsáveis devem levar os documentos da criança.
Apesar de erradicada do Brasil desde 1989, a poliomielite é uma doença que pode deixar graves sequelas e até levar à morte. Além disso, alguns países não conseguiram eliminar o vírus, que ainda circula em regiões da Ásia e África, e como o fluxo de pessoas viajando pelo mundo é crescente, a vacinação é a maneira mais segura de evitar a reintrodução da doença no país.
Para coordenadora Estadual de Imunização, Tânia Brant, é fundamental o apoio dos pais para o sucesso da segunda etapa da campanha. “Os pais devem ser responsáveis e levar seus filhos para tomar a vacina. Só assim podemos estar seguros que não voltaremos a ter problemas com a pólio, enfatizou.
Muitos pais não tiveram contato com pessoas com sequelas da pólio e por isso não dão a devida importância à vacinação. “A pólio é uma doença séria. Devemos nos manter alertas e protegidos. O vírus ainda circula em alguns países e com o intercâmbio econômico e cultural e a facilidade de deslocamento devemos estar seguros. Só com o sucesso na vacinação podemos ter a garantia de que a doença vai continuar erradicada do Brasil”, alertou Tânia.
A coordenadora destacou, ainda, que para atingir a cobertura estabelecida como meta, mais de sete mil postos de vacinação, entre fixos e móveis, estarão à disposição no sábado. "A ideia é que todas as crianças possam tomar a vacina o mais próximo de sua casa. As pessoas podem ir com tranquilidade buscar a proteção da saúde para os pequenos”, disse.

Fonte Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.