IR PARA

3 de fevereiro de 2011

Trabalhadores do Sul e do Centro-Oeste são os mais otimistas quanto à permanência no emprego, mostra o Ipea

Uma pesquisa publicada esta semana pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)  intitulada Índice de Expectativa das Famílias (IEF) mostra que quase 80% dos chefes de família brasileiros estão seguros quanto à manutenção dos seus empregos. Os mais otimistas estão na região Sul e na região Centro-Oeste do país onde a proporção deles chega aos 89% e aos 87%, respectivamente.
O IEF é um levantamento mensal realizado todos os meses em 3.810 domicílios em 214 cidades de todos os estados da federação. Ele afere o nível de otimismo das famílias em relação ao panorama socieconômico do país. Segundo a mais nova edição da pesquisa, este nível atingiu 67,2 pontos, a maior pontuação já obtida.
A escala é a seguinte:

de 0 a 20 pontos – grande pessimismo
de 20 a 40 pontos – pessimismo
de 40 a 60 pontos – moderação
de 60 a 80 pontos – otimismo
de 80 a 100 pontos – grande otimismo


O índice é composto por cinco dimensões. A expectativa da família sobre a situação econômica mundial; a percepção dela sobre a condição financeira; a expectativa sobre decisões de consumo; sobre o endividamento e finalmente sobre a expectativa da família a respeito do mercado de trabalho.
De modo geral, a região onde os pesquisados mostraram-se mais otimistas é a do Centro-Oeste com índice de 76,6 pontos. Já a região onde os entrevistados mostraram-se menos otimistas (porém ainda longe de serem pessimistas) é a do Nordeste com índice de 65,1 pontos.

Fonte Blog do Trabalho
VN:F [1.8.1_1037]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.