IR PARA

15 de janeiro de 2016

Preço do aluguel cai pela primeira vez desde 2008

A retração do mercado imobiliário atingiu com mais força o segmento de locação. Em 2015, o preço médio dos novos contratos de aluguel caiu pela primeira vez desde 2008, de acordo com o Índice FipeZap, que acompanha o valor anunciado de locação em nove cidades brasileiras. O recuo foi de 3,34%, que, se descontada a inflação pelo IPCA, chega a uma queda real de 12,66%.

— Os proprietários tendem a ser mais flexíveis na negociação do aluguel do que no preço de venda. Essa diferença faz com que o mercado de locação seja mais dinâmico do que o de venda — afirma Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe.

O preço anunciado de venda dos imóveis, por exemplo, encerrou o ano passado com valorização de 1,32%, ainda segundo levantamento do Índice FipeZap, e só deve migrar em 2016 para o campo negativo.

Oliva explica que, no lugar de dar um desconto para conseguir vender um imóvel, os proprietários preferem colocar a propriedade para locação e eliminar custos como o de IPTU e condomínio, além da manutenção. Segundo ele, o crescimento da oferta de unidades para locação também ajuda a explicar o recuo do preço pedido pelos proprietários.

Para quem depende do aluguel para morar, o recado é que chegou a hora de negociar com mais facilidade e conseguir evitar, pelo menos, aumentos que acompanhem a inflação. O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) — usado para reajustar a ampla maioria dos contratos de aluguel  — fechou 2015 com avanço de 10,54%. Mas, em um ambiente de recuo do custo de locação, deve prevalecer a negociação.

ZeroHora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.