IR PARA

22 de setembro de 2015

É o nosso momento

Na última semana 300 mulheres de 60 países diferentes participaram da Conferência Mundial da Mulher, em Viena, na Áustria. As participantes abordaram os problemas enfrentados pelas mulheres nos locais de trabalho e a maior representação nas organizações sindicais.

A convenção aprovou uma resolução que amplia de 30% para 40% a participação feminina na direção da IndustriALL e será levada para apreciação do congresso mundial da IndustriALL em 2016 que ocorre na cidade do Rio de Janeiro.

A aprovação da resolução em Viena já foi uma vitória para as mulheres que fazem parte do movimento sindical, mas ainda é preciso que busquemos a incorporação na constituição da IndustriALL.

Quem sabe faz a hora e a hora das mulheres é agora. O discurso que fiz na conferência foi para incentivar as mulheres de que é possível a paridade que tanto queremos na sociedade e também nos movimentos sindicais.

No meu caso, a Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais possuiu uma presidente mulher depois de 70 anos e teremos que esperar outros 70 para isso voltar a ocorrer? Vamos ter que esperar por 20, 30 ou 40 anos para efetivamente assumirmos postos de dirigentes?

Por isso, a nossa hora é agora. O primeiro passo já foi dado na Conferência Mundial quando as companheiras levantaram não uma, mas duas mãos. Agora, temos que permanecer com esse mesmo objetivo até 2016 no Rio de Janeiro para confirmar as alterações no Estatuto da IndustriALL que vão aumentar a representatividade feminina.

Maria Rosângela Lopes 
Presidente do SINDVAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.