IR PARA

4 de agosto de 2015

Espaço para a história

A Greve Geral de 1917

A greve geral de 1917 foi um dos grandes marcos do movimento operário no período da República Velha. Os trabalhadores, na época muitos imigrantes, sofriam com péssimas condições de trabalho nas fábricas, além de altas de preços e escassez de mercadorias.

Os operários organizados decidiram parar as atividades na região fabril da cidade de São Paulo e o movimento se propagou para outras localidades como o Rio de Janeiro tornando-se uma greve geral.
O estopim do movimento foi a morte de um operário em meio à forte repressão sofrida pelos trabalhadores. Os grevistas pediam aumento salarial, melhores condições de trabalho, regulamentação de trabalho de menores e mulheres, garantias trabalhistas e que os salários fossem pagos em dia. A greve era geral entre os dias 12 e 15 de julho de 1917.


A burguesia industrial da época aceitou o aumento salarial, a manutenção dos empregos dos grevistas, além da pontualidade no pagamento dos salários. Operários presos foram soltos e houve o compromisso de respeitar o direito de reunião, além de melhoria sobre as condições das mulheres e menores. 

Trabalhadores organizados realizaram a grande greve geral de 1917 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.