IR PARA

12 de maio de 2015

Crise econômica: Acordo evita demissões na Metagal-MG

Não é de hoje que o SINDVAS acompanha as informações do mercado automobilístico de olho nos trabalhadores que estão nas empresas que prestam serviço para as montadoras. Este é o caso da Metagal-MG, que produz retrovisores, em que toda a negociação (reajuste, plano de cargos e salários, PLR, reajuste salarial) apresenta à diretoria do Sindicato dados sobre a situação da empresa, do mercado e consequentemente a situação dos trabalhadores.

A crise econômica, agravada neste início de 2015, não poupou as montadoras e o efeito está ocorrendo em cascata. Primeiro, nos grandes centros e agora no interior. A Metagal em contato com o SINDVAS comunicou que precisava de uma readequação para enfrentar esse momento.

Segundo a empresa medidas como férias e férias coletivas já foram tomadas e mesmo assim a situação ainda é complicada diante da crise. Os dados apresentados pela empresa apontam que na unidade de Conceição dos Ouros de 13 máquinas só 4 estão em operação. Na unidade de Santa Rita das 43 máquinas somente 8 estão rodando.

Por isso, a empresa propôs reduzir os salários dos trabalhadores em 20%. Isso de imediato não foi aceito pelo Sindicato. “Nessa proposta se reduziria a jornada e o salário em 20% para os trabalhadores, inclusive os que estão no chão da fábrica que já têm um salário mais baixo do que os cargos superiores. Essa proposta não foi aceita”, disse a presidente Maria Rosângela Lopes.

O SINDVAS discutiu com a empresa alternativa para que os postos de trabalho fossem mantidos até se chegar a um acordo para ser levado aos trabalhadores. A assembleia com os trabalhadores envolvidos das unidades de Conceição dos Ouros e Santa Rita do Sapucaí foi confirmada com a assinatura, conforme lista dos trabalhadores envolvidos que possuem cargos acima de lideranças, ou seja, cargos chamados indiretos.

O acordo aprovado diz que haverá redução de 17% a 20% na jornada de trabalho e de 17% a 20% nos salários para os cargos mais altos.  Isso significa que a redução é 4 ou 5 dias por mês.

A readequação é valida por 90 dias (3 meses) e envolve 144 trabalhadores das duas unidades que têm como contrapartida a GARANTIA de emprego por 180 dias (6 meses).  O trabalhador que tem cargo de líder para baixo NÃO tem modificação de salário.

A presidente do SINDVAS informa que todos os trabalhadores envolvidos nesta redução de jornada e salário serão os ficais do aquecimento ou não da produção dentro da empresa. A Metagal informou que é otimista e caso haja uma reação de mercado, se já implantado o acordo, será suspenso imediatamente. Além disso, qualquer trabalhador que não aceitar a redução, conforme o setor jurídico da empresa, será demitido e receberá os dias restantes.


Todos os trabalhadores, na assembleia, foram unânimes em aceitar e concordar com esta garantia de emprego. A condição imposta pelo SINDVAS foi a de que o acordo comece a valer somente no mês de junho para que os trabalhadores tenham 30 dias para de adequarem a nova situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.