IR PARA

13 de outubro de 2014

Outubro Rosa, mês de saúde da mulher

Ações diversas ocorrem em todo o mundo no mês de julho para chamar atenção para a prevenção ao câncer de mama. A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mortalidade de câncer no Brasil é elevada, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

O movimento popular Outubro Rosa, que começou nos Estados Unidos, tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e incentivar as mulheres a fazerem a mamografia, exame que detecta a doença.

Uma vez que diversas instituições promovem ações no mês de outubro também é importante que a saúde da mulher como um todo seja lembrada.

As empresas nesse sentido podem promover a saúde entre suas funcionárias que passam boa parte do dia dentro do local de trabalho. A realização de pequenas e rápidas palestras, ações de comunicação para a prevenção, incentivar o autoexame e a mamografia são modos alertar as trabalhadoras para cuidarem sempre da saúde.


O SINDVAS no artigo 22° da Convenção Coletiva de Trabalho recomenda que as empresas “por ocasião dos exames periódicos de saúde, incluam exames e testes de prevenção de câncer ginecológico”. Assim, o Sindicato orienta as trabalhadoras para que não deixe passar esse direito e busquem a prevenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.