IR PARA

5 de junho de 2014

SRTE/MG resgata 20 trabalhadores em Caratinga

A equipe de fiscalização da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em  Governador Valadares, coordenada pelo Auditor Fiscal do Trabalho, Carlos Fernando Lage Paixão, resgatou 20 trabalhadores encontrados em condições análogas a de escravo na manhã do dia 27 de maio, em uma fazenda de café em Caratinga, Zona da Mata mineira. Entre eles, havia um menor de idade e duas mulheres que estavam acompanhando seus maridos. A Polícia Militar de Minas Gerais acompanhou a operação fiscal nesse dia. 

As vítimas, que laboravam na colheita de café, saíram da cidade de Jenipapo de Minas, localizada no Vale do Jequitinhonha, no dia 14 de maio, e quando chegaram, foram submetidas a diversas irregularidades nas condições de trabalho e de vida. “A casa onde eles estavam abrigados não tinha acesso a água potável e instalações sanitárias adequadas, cada cômodo tinha aproximadamente 1,80m x 2,10, as camas foram improvisadas com madeira de eucalipto e o fogão era à lenha. Além disso, eles ficarem dois dias sem alimentação”, afirma Carlos paixão.

O grupo não possuía registro na Carteira de Trabalho, laboravam sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e não foram submetidos a exames médicos.  Até o final desta semana, os trabalhadores que se encontram alojados em um hotel da cidade, receberão as verbas indenizatórias devidas e retornarão a sua cidade de origem.  De acordo com o Coordenador Carlos Paixão, o empregador será autuado por más condições de trabalho e falta de registro de empregados.  



Fonte: Blog do trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.