IR PARA

2 de abril de 2014

DIEESE divulga balanço das negociações dos reajustes salariais

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou, nesta quarta-feira (2), o balanço das negociações dos reajustes salariais de 2013. O levantamento foi realizado por meio do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE) com a análise das negociações coletivas de 671 unidades de negociação da Indústria, Comércio e Serviços .

Na análise, constatou que cerca de 87% das unidades de negociação pesquisadas conquistaram reajustes com aumento real dos salários, 7% conquistaram reajustes em valor igual à inflação e 6% tiveram reajustes insuficientes para recompor o valor dos salários desde a última data-base – segundo comparação com o INPC-IBGE. O aumento real médio em 2013 foi de 1,25%.


Os dados de 2013 revelam um recuo frente ao quadro analisado em 2012 – o melhor ano para a negociação dos reajustes salariais, de acordo com a pesquisa do SAS-DIEESE –, e dados mais próximos aos observados em 2011. Esse resultado já se prenunciava no balanço do primeiro semestre de 2013. Porém, também como era esperado, as negociações coletivas do segundo semestre apresentaram um desempenho melhor que as do primeiro e elevaram o patamar médio das conquistas no ano: 94% das unidades de negociação com data-base no segundo semestre conquistaram aumentos reais, e o aumento real médio foi de 1,52%.

Você pode ler a íntegra da pesquisa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.