IR PARA

14 de outubro de 2013

Saiba como pedir a revisão do seu FGTS no Sindicato



O saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) do trabalhador brasileiro está sendo corrigido de maneira errada desde o ano de 1999. O confisco chega a 88,3%, somente nos últimos dois anos é de 11%. Isso é perda para o trabalhador.
O SINDVAS junto com a Central Força Sindical vai ajuizar coletivamente ações dos trabalhadores que queiram pedir a revisão do FGTS. Para isso basta vir ao Sindicato com 3 cópias dos seguintes documentos:

Cédula de Identidade,
Comprovante de endereço,
PIS/PASEP (cópia da CTPS),
Extrato do FGTS (Caixa Econômica Federal) e
Carta de Concessão do Benefício (no caso dos aposentados)


Quem tem direito à revisão?
Todo brasileiro que tenha tido algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, esteja ele aposentado ou não.

Quanto eu tenho direito a receber?
Os valores dependem de caso a caso, de acordo com o período em que o trabalhador possuiu valores depositados no FGTS. Há casos em que a atualização chega a 88,3% do valor do fundo.

Eu poderei sacar o dinheiro?

Tudo vai depender de como a Justiça decidirá. Porém, o FGTS possui regras específicas para os saques. A tendência – como aconteceu no acordo de 2001 – é que só possam sacar os recursos os trabalhadores que já adquiriram esse direito, como os demitidos sem justa causa e os aposentados. Em outros casos, a vitória na Justiça significará o aumento do valor do fundo, para quando o trabalhador puder sacá-lo.

O SINDVAS disponibiliza atendimento específico para quem quiser pedir a revisão na sede do Sindicato, na avenida Sinhá Moreira, n° 200, centro, em horário comercial em Santa Rita do Sapucaí.  
A Subsede do SINDVAS em Conceição dos Ouros, na rua Barão de Camanducaia, n°310, no centro, o atendimento diário no horário comercial começará no próximo dia 21.

O trabalhador que é sócio do SINDVAS não tem custo para ingressar com o pedido de revisão. Quem não é sócio tem custo de R$ 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.