IR PARA

2 de outubro de 2012

Nota oficial sobre reajuste salarial fechamento da Convenção Coletiva em 7% em Santa Rita do Sapucaí


“O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí iniciou as negociações salariais ciente das dificuldades que iria enfrentar para conseguir o ganho real em 2012 como vem ocorrendo todos os anos. Os (as) trabalhadores (as) sabiam que não iriam conseguir retirar o 1° piso (para empresas até 120 trabalhadores), que era uma promessa da patronal, e iria valorizar um piso único para a categoria que abrange cerca de 12 mil trabalhadores (as). Logo na primeira reunião, a patronal manteve os dois pisos.

O Sindicato entende que dois pisos só desfavorecem o (a) trabalhador (a) porque é comum empresas deixarem de contratar para não ultrapassar 120 trabalhadores e assim manter um salário de R$ 640. Essa prática força o (a) trabalhador (a) a fazer hora extra, perder qualidade de vida dele e da família e diminui a qualidade do produto final.

A presidente do Sindicato, Maria Rosângela Lopes, a frente da categoria desde 1995 e com experiência regional, estadual, nacional e também internacional soube analisar a crise que afeta a economia, mas também acredita que os empresários não podem esquecer o reajuste de salário que mantém o sustento dentro da casa dos (as) trabalhador (as).

O Sindicato analisou todas as realidades para as negociações e trabalhadores das empresas Intelbrás / Maxcom do Brasil e Sense Eletrônica LTDA foram escolhidos para integrar junto com os diretores sindicais a comissão de negociadores.

Essa comissão ouviu os (as) trabalhadores (as) tanto nas assembleias quanto nas fábricas e também nas ruas para colher sugestões e levar para a mesa de negociação o interesse da categoria.

 A patronal só levou em conta a concorrência com os chineses durante a negociação e não pensou em nenhum momento no (a) trabalhador (a). O índice de 7% não é o dos trabalhadores, mas também não é o dos empresários ! Está no meio termo e não está aquém do que outras categorias têm fechado pelo Brasil.

 O fechamento do índice nesse início de mês possibilita o fechamento da folha de pagamento e evita o desgaste de uma possível greve. 

As empresas que estão em uma situação melhor para reajustar entre 7% e 12%, que é o pedido da categoria metalúrgica de Minas Gerais, devem fazer isso. O Sindicato fechou com a empresa Apcom, de Conceição dos Ouros, reajuste de 12% mais R$ 200 de abono já foram pagos no dia 27 de setembro, por isso sabe que é possível outras fazerem o mesmo.

As empresas que estão em uma situação pior devem procurar o Sindicato para fazer um acordo em separado.

A presidência do Sindicato entende que o reajuste não é só do salário, mas também de vida e com PLR melhor desde que seja paga. Não adianta ter um acordo de PLR e no final do ano demonstrar zero de ganho somente para não pagar parte do (a) trabalhador (a). O compromisso do Sindicato é de combater essa prática.

Nesse contexto, a entidade parabeniza a empresa Intelbrás/Maxcom do Brasil pelo compromisso com os (as) trabalhadores (as) uma vez que tem mantido o pagamento da PLR conforme o acordo firmado.

Quem te chama de colaborador não pode negar ! Salário decente no Vale da Eletrônica!

Comissão negociadora
Maria Rosângela Lopes – presidente
Maria Conceição Lopes- diretora
Hélio Pinto – trabalhador Intelbrás
José Benedito- trabalhador Sense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.