O acordo assinado na sexta-feira (21), com a FIEMG (sindicato patronal), encerrou mais uma campanha salarial vitoriosa dos metalúrgicos de Minas Gerais, com a conquista, entre outras coisas, da reposição integral da inflação, aumento real, abono e valorização do piso salarial.
A campanha salarial deste ano foi bastante difícil, pois a crise econômica internacional refletiu no andamento das negociações. Os patrões aproveitaram esse argumento para tentar rebaixar as propostas de aumento salarial e outros direitos.
No entanto, diante da histórica mobilização mostrada pela categoria na região metropolitana de BH e no Sul do Estado e da posição firme dos representantes dos trabalhadores na mesa de negociação, a patronal não teve outra saída que a de atender as reivindicações dos trabalhadores.
Este ano, dois sindicatos do Sul do Estado, Cambuí e Extrema, passaram a negociar através da FIEMG durante o andamento da campanha salarial. Essa decisão trouxe grandes resultados, pois os trabalhadores dessas localidades, além de ter conquistado o mesmo o reajuste nos salários conquistados pelos demais sindicatos do Estado, conquistaram ainda um aumento de até 70,54% no abono e de até 20,13% em uma das faixas do piso salarial.
“A campanha salarial este ano foi novamente unificada em todo o Estado pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT-MG), FIT Metal, FEMETAL. Essa estratégia de unificar a luta trouxe excelentes resultados para a categoria nos últimos anos. Em 2011 não foi diferente, pois a unidade foi uma das principais ferramentas que possibilitou mais esta vitória dos metalúrgicos de Minas Gerais”, falou José Wagner, presidente da FEM/CUT-MG.
Fonte FEM/CUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, participe, comente, deixe sua observação.