IR PARA

3 de outubro de 2011

Termina ciclo de Conferências Regionais do Trabalho Decente

O evento, que abrangeu as regiões Central e Centro-Oeste do Estado, recebeu, no dia 30, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, 300 representantes dos segmentos trabalhadores, empregadores e governo, além de outras entidades do terceiro setor. Os grupos discutiram as políticas públicas de trabalho, emprego e renda e formularam propostas que se juntarão às demais, extraídas das outras quatro conferências regionais realizadas em Araxá, Varginha, Governador Valadares e Montes Claros, para serem enviadas à Conferência Estadual.

De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, Minas optou por realizar as cinco conferências regionais para que na estadual fossem levadas propostas que retratem, com a maior fidelidade possível, as particularidades de cada um dos 853 municípios mineiros. “Com um Estado tão diversificado, não poderíamos chegar na Conferência Estadual com menos que isso. A discussão do piso salarial regional, as negociações coletivas, a igualdade de condições de trabalho para jovens, mulheres, população negra e pessoas com deficiência, tudo deve ser discutido com responsabilidade e cuidado, além da integração e sinergia entre os grupos”, pondera.

“Mais que apresentar as dificuldades, o grande objetivo da Conferência Regional é construir propostas conjuntas que retratem os anseios comuns dos trabalhadores e empregadores e também as ações governamentais”, afirmou o representante da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, Carlos Fabiano Braga.

Segundo o representante da União Geral dos Trabalhadores, Wagner Alves Pereira, o segmento luta há anos para chegar a um denominador comum na sociedade sobre o trabalho decente. Para ele, um dos principais pontos de discussão é o que chama de escravidão urbana, o trabalho informal nas grandes cidades.

Para o presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Rogério Fernandes, é importante a realização dessas Conferências para legitimar o trabalho decente no estado. “Discutir melhorias para os trabalhadores é fundamental para que tenha fim a exploração e a escravidão dos trabalhadores, não só em Minas, mas em todo o país”.

Alguns dos temas das propostas apresentadas na Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente, em Belo Horizonte, foram: saúde e segurança do trabalhador; prevenção e erradicação do trabalho infantil, do tráfico de pessoas e da informalidade; inclusão produtiva, Programa Mineiro de Microcrédito, emprego rural e agricultura familiar.

Conferência Estadual

A Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente vai receber 60 delegados eleitos em cada uma das cinco Conferências Regionais, somando os 300, que vão discutir as propostas de Minas para a Conferência Nacional, que será realizada em 2012, em Brasília.


Fonte Assessoria de Imprensa Força Sindical Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.