IR PARA

12 de julho de 2011

Belo Horizonte (MG): Plenária comprova a unidade e pluralidade da Força Sindical

Em sua 5ª plenária realizada no dia 07 (quinta-feira), em Belo Horizonte, no Royal Golden Hotel, a Força Sindical de Minas Gerais demonstrou novamente que é uma central plural e que visa a unicidade. Com as presenças do governador do estado, Antonio Anastásia , o prefeito de belo horizonte, Marcio Lacerda, além do secretário de trabalho e emprego de Minas Gerais, Carlos Pimenta.
  
O presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Rogério Fernandes, em seu discurso de abertura lembrou das bandeiras de luta do movimento sindical, como a redução da jornada e fim do fator previdenciário, além da campanha nacional do piso salarial regional, boa oportunidade já que o governador do estado se encontrava presente. “As votações pelos projetos do movimento necessitam de agilidade e temos que ser ouvidos, por isso é importante as mobilizações e o caminharmos juntos para conseguirmos sempre melhor a vida dos trabalhadores”.

Já o secretario geral da Força Nacional, Juruna, que veio representando o presidente da entidade, Paulo Pereira, deixou claro que a Central é uma das que mais cresceu no país, nos últimos anos, e por isso demonstra um maior diálogo com as políticas públicas. “A Central é plural e vê na democracia o caminho para alcançar seus objetivos.”, afirmou Juruna.
  
Anastasia relembrou da criação da Rede mineira de trabalho, no início do ano, onde abriu o dialogo com as demandas dos trabalhadores, aproximação essa que demonstrou no evento. O governador falou as sociedades organizadas, como os sindicatos são importantes para a democracia e para a discussão de temas. “A Força Sindical sempre esteve ao nosso lado, suas lideranças sempre estiveram trabalhando lado a lado conosco”.


A parceria entre o governo e a Força Sindical, na forma do Centro de Solidariedade e Apoio ao Trabalhador, também foi citada por Anastasia. “Temos um convênio de cooperação na área de qualificação. Criamos um grande programa de qualificação profissional para o ensino médio com o objetivo de atrair empresas e, ao mesmo tempo, qualificar os trabalhadores”, disse Anastasia.


Palestras
A manhã seguiu com palestras para discutir temas econômicos, sociais e novos rumos para o movimento sindical. A primeira palestra ministrada pelo secretário da força nacional, o Juruna, e debateu sobre a Conferência Nacional do Trabalho Decente, evento que acontecerá em 2012 e visa fazer análises de assuntos referentes ao movimento.

Logo em seguida, o consultor sindical João Guilherme Vargas falou sobre a luta do movimento sindical e as novas demandas. E para finalizar a manhã do evento o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, fez uma análise econômica e como o movimento sindical pode se posicionar nos desafios do futuro.
  
Pela tarde o presidente da Federação da Saúde de São Paulo, Pedro Tolentino finalizou o encontro falando sobre segurança e saúde no trabalho, levantando a questão das normas de segurança, e a importância de se discutir tal tema no movimento sindical nacional.


Fonte Assessoria de imprensa da Força Sindical MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.