IR PARA

14 de junho de 2011

Encontro debate coleta seletiva e inclusão social de catadores em Minas Gerais

A partir desta quarta (15) até sexta-feira (17), catadores de materiais recicláveis, representantes do poder público, de ONGs, da iniciativa privada e pesquisadores estarão reunidos no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, para avaliar e debater a coleta e gestão de resíduos sólidos em Minas Gerais. É o “2º Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Social dos Catadores”, parceria do Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

O evento tem como objetivo levantar os cenários sobre a conjuntura atual da coleta seletiva em Minas Gerais, além de promover maior interface dos órgãos governamentais e da sociedade civil no apoio aos catadores. A iniciativa privada também participa do evento, por meio da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), que realiza no evento um ciclo de debates com o tema “A erradicação da pobreza na economia verde”.

“Esse encontro é importante para entendermos a real situação da coleta seletiva em Minas Gerais e mostrar que a sustentabilidade desse trabalho só é possível a partir de um pacto federativo entre União, estado e municípios”, afirma o diretor do CMRR e integrante do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, José Aparecido Gonçalves. 

Além dos debates, em uma tenda montada na área externa do CMRR, os participantes terão a oportunidade de conhecer as novidades em equipamentos para a reciclagem, como prensa, esteira, balança, triturador de vidro, empilhadeira mecânica e até um carrinho a motor desenvolvido para facilitar o trabalho dos catadores. A exposição dos equipamentos estará organizada de acordo com o processo industrial de coleta seletiva - desde a chegada do caminhão de lixo, a separação dos materiais, até a saída dos resíduos para a venda na indústria.

Fonte Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.