IR PARA

22 de junho de 2011

Audiência pública com presidente da Usiminas na ALMG

 O presidente do SINDIPA e deputado estadual Luiz Carlos Miranda (PDT) levou à ALMG o presidente da USIMINAS, Wilson Brummer, para prestar esclarecimentos em Audiência Pública na Comissão Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo sobre os investimentos da empresa para Ipatinga e todo o Vale do Aço. O parlamentar cobrou uma resposta do presidente da empresa, para a questão do prazo para o início dos projetos de otimização. “Tudo que o Wilson Brumer falou eu já sei, mas o que ele não disse, e nós queremos muito saber, é quando será o início do projeto de otimização da planta de Ipatinga”, disse, sob aplausos dos presentes no Teatro da Assembléia. 

Luiz Carlos Miranda se mostrou preocupado com o futuro da região, já que, segundo ele, muitas pessoas sonharam junto com a Usiminas o sonho de expansão da empresa e da construção de um novo aeroporto. “Várias reuniões e audiências foram realizadas para discutir essas melhorias e no final tudo virou pó. Tudo se perdeu”, desabafou. De acordo com o parlamentar, em Cubatão, no Estado de São Paulo os investimentos continuam e por aqui não há investimentos. “Precisamos de uma visualização clara de qual será o projeto da Usiminas para o Vale do Aço e para Minas Gerais”, insistiu. O presidente da Usiminas, Wilson Brumer, informou que a meta da Usiminas é chegar em 2015 com um faturamento de 8,3 bilhões. “Nossa intenção é investir mais em aumento de eficiência que aumento de capacidade”, posicionou-se Brumer. O presidente da Usiminas responsabilizou o governo por estarem investindo em Cubatão. Para Brumer, o fato de não haver uma rodovia condizente, encarece muito o custo final, induzindo-os a utilizar Cubatão. “Bem mais viável”, explicou. Segundo Luiz Carlos Miranda, o presidente da Usiminas acabou não dizendo quando será iniciado o projeto de otimização em Ipatinga e assim, “nós acabamos punidos por sermos desprovidos de um porto e também por uma malha viária eficiente, que comporte o tráfego pesado que castiga a 381. Se o governo estadual e federal não se unirem em um investimento de infra estrutura e também na duplicação da BR 381, dificilmente teremos as portas do progresso abertas para Vale do Aço, Rio Doce e Mucuri”, concluiu.  


Participaram da concorrida audiência Pública, os deputados da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, presidida pelo deputado Tenente Lúcio, os deputados Rômulo Viegas, Dalmo Ribeiro, Bonifácio Mourão, José Henrique, Rosângela Reis, Gustavo Correia, Wilson Gomes, Ivair Nogueira, José Maia, João Vitor Xavier e Dr. Viana. Além dos deputados da Casa, estiveram presentes o vereador Roberto Carlos (PV), representando o presidente da Câmara de Ipatinga, Nardyello Rocha, o Secretário de desenvolvimento econômico de Ipatinga, Marco Aurélio Sena, representando o prefeito Robson Gomes (PPS), José Euler, prefeito de Mesquita e presidente da Associação dos Municípios da microrregião do Vale do Aço (AMVA), além do Superintendente de mineração e metalurgia, Eduardo Carlos Jardim Mozelli, representando a secretária de estado de desenvolvimento econômico, Dorothéa Werneck.
     

Ao final da Audiência Pública, o deputado Luiz Carlos Miranda ingressou com requerimento endereçado à Secretaria de Aviação Civil, com pedido de providências para que apoiem a expansão e modernização do aeroporto de Ipatinga. Com o quórum necessário o requerimento foi aprovado de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.