IR PARA

29 de abril de 2011

O que vamos comemorar em 1° de Maio ?

Estamos comemorando mais um Dia do Trabalho no Brasil e no mundo. Mas, a palavra comemorar não é a mais adequada nessa referência. Deveria ter começado o texto com “Estamos em mais um Dia do Trabalho”. A palavra ‘comemorar’ nos remete a algo bom, agradável e com motivos para alegria. Não penso que esses sentimentos estão em todos os trabalhadores brasileiros.

Basta conversar com os companheiros sindicalistas e com os próprios trabalhadores para ouvir relatos de que ainda há empresas que desrespeitam aqueles que chamam de ‘colaboradores’.

Como podemos comemorar o Dia do Trabalho se ainda há casos de trabalhadores que têm que caminhar horas para chegar ao trabalho sem nenhuma assistência das corporações? Empresas que permitem líderes exercerem pressão na linha? Empresários que tentam burlar as leis trabalhistas, casos de retenção de carteira de trabalho, recolhimento de FGTS sem repasse, alimentação exposta nos refeitórios, choradeira na mesa de negociação para conceder um aumento digno?

Ainda faltam arestas para serem aparadas se quisermos comemorar o Trabalho no país, nos últimos anos aconteceram avanços, porém é preciso que outros também passem a ser realidade para quem trabalha.
Sem motivos aparentes para alegria no dia 1°de Maio, nos resta comemorar o Dia do Trabalhador. Por isso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros, MG, parabeniza a todos os trabalhadores brasileiros. Homens e mulheres que acordam cedo ou trabalham à noite e deixam suas famílias, que dividem o tempo do trabalho com o de estudo, que estão no mercado formal ou na informalidade para buscar o sustento.

Para esses trabalhadores levantamos as seguintes bandeiras de luta: redução da jornada de trabalho sem redução de salário, mudança na tabela do imposto de renda porque salário não é renda, redução do fator previdenciário, legalização do sustento e custeio das Centrais Sindicais e sindicatos e luta contra a demissão imotivada de sindicalizados, onde os números demonstram que a cada 12 demitidos 8 são sócios de sindicatos.

Os trabalhadores brasileiros são dignos de comemoração. São dignos de ter respeito, qualidade, salário e segurança nos postos de trabalho. Os trabalhadores brasileiros são dignos do 1° de Maio.


Maria Rosângela Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.