IR PARA

2 de fevereiro de 2011

Ouro Branco(MG): Fim dos trabalhadores de aluguel...

Assim como aconteceu na área da Gerdau Açominas, em Ouro Minas, o nosso Sindicato conseguiu dar um basta na exploração de mão de obra terceirizada (o que chamamos de trabalhadores de aluguel), na área da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em Congonhas-MG.
Em 2005, o nosso Sindicato denunciou ao Ministério Público Federal do Trabalho, o processo de terceirização e quarteirização de serviços, de formas irregulares, ocorridas na área da CSN em Congonhas.
No primeiro semestre de 2010, as denúncias foram confirmadas, e durante reunião com o Ministério do Trabalho, a mineradora se comprometeu a estudar as possibilidades de iniciar o processo de desterceirização em sua área, conforme divulgado em nosso boletim “O Tarugo” de 22/06/2010.
Como podemos observar companheiros, a reunião foi mais uma maneira que a CSN utilizou, para enganar o Ministério Público e retardar este processo de desterceirização.
Cansado das enrolações da CSN, o Ministério Público acatou a denúncia do nosso Sindicato e ajuizou uma ação na justiça, visando acabar de vez com a terceirização e quarteirização “criminosa” praticada pela mineradora.
FIM DOS TRABALHADORES DE ALUGUEL...
A preocupação da nossa diretoria, sempre foi, e sempre será, preservar as conquistas, lutar por melhores salários, manter o emprego da categoria e garantir qualidade e bem estar a todos os companheiros em seus locais de trabalho. Outra preocupação, não menos importante, é com relação a qualificação e A certificação dos trabalhadores menos favorecidos, que precisam se inserir no mercado de trabalho.
Em 2011, firmamos um acordo com a UTC Engenharia, empresa comprometida com a comunidade, para qualificar jovens que estão em busca do primeiro emprego, na área de Solda Raio X, atividade industrial bastante procurada e com carência de mão de obra na região. Além de estar se profissionalizando, estes alunos serão remunerados e terão todos os benefícios que a empresa disponibiliza para os seus colaboradores.
O objetivo do Sindicato é dar continuidade a este processo de certificação. Após concluirmos esta etapa, pretendemos estender os cursos para as áreas de Caldeiraria e Encanador Industrial.


Fonte Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.