IR PARA

28 de fevereiro de 2011

Abertura do Março Mulher 2011


No ultimo 26 de fevereiro foi aberta as comemorações do “Março Mulher”, com a organização do Departamento da Mulher do Sindicato dos Gráficos de São Paulo. O evento aconteceu na Colônia de Férias do Sindicato, sito à Rua das Colônias, em Praia Grande- São Paulo.
Estiveram presente, o presidente da entidade, o companheiro Márcio Vasconcelos e diretoras organizadoras, Valdete Pedro e Elisângela de Oliveira; Ruth Coelho Monteiro, representando as Secretarias Nacionais de Cidadania e Direitos Humanos e da Mulher da Força Sindical; Arnaldo Gonçalves, Secretário Nacional  de Saúde e Segurança no Trabalho da Força sindical; Maria Edna Medeiros representando o SINTETEL; Paulo do Valle, técnico do DIEESE; Flávio Urra, psicólogo e sociólogo; Everaldo Nascimento presidente do STIG Sorocaba e Jorge Caetano Firmino, presidente do STIG de Santos.
O evento contou com a palestra de Ruth Coelho Monteiro,  que focou o lançamento da “ONU Mulheres”, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, que chama para o debate organizações da sociedade civil, governo, empresas, cooperativas internacionais, mulheres e homens para tratar de cinco prioridades globais:
1. Eliminação da violência contra as mulheres;
2. Paz e Segurança;
3. Liderança e participação política;
4. Empoderamento econômico;
5. Planejamento e orçamentos nacionais.

Em seguida, Paulo do Valle, técnico do DIEESE, palestrou sobre “A mulher no mercado de trabalho”, tendo como foco o Projeto “Decisões para a Vida”. O DIEESE destaca no projeto uma oportunidade para o trabalho com as trabalhadoras, ajudando-as nesse delicado momento de sua vida profissional, que é o período de ingresso no mercado de trabalho. Além disso, o trabalho permite aprofundar um acúmulo da instituição e sua socialização com o movimento sindical que é aquele associado ao crescente peso de cláusulas de gênero nos acordos coletivos captados pelo banco de dados de acordos coletivos - SACC. Finalmente, o DIEESE vê no projeto um espaço para o fortalecimento de seu trabalho junto aos trabalhadores e trabalhadoras do setor serviços, que tem uma importância crescente na economia do país.
Finalizando o evento o psicólogo e sociólogo Flávio Urra realizou uma Oficina dividindo as mulheres presente em grupos, que somado estimou cerca de 230 participantes, onde tratou de temas sobre a Violência contra a Mulher; Mulheres no Poder e Mulheres no Sindicato.
O presidente Márcio Vasconcelos fechou o evento com saldo positivo, declarando às mulheres que o objetivo do Sindicato é atender às necessidades das trabalhadoras gráficas, por isso a importância deste momento de reflexão em conjunto. Prometeu também buscar estratégias de maior inclusão de mulheres dentro Sindicato, ressaltando que através destes Encontros é possível visualizar alguns nomes de mulheres para indicação nas próximas eleições.


Fonte Secretaria Nacional da Mulher, Força Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.