IR PARA

14 de dezembro de 2010

Renovação do banco de horas da Delphi continua indefinida

Início do Problema

A renovação do banco de horas da empresa Delphi, de Conceição dos Ouros, não foi aprovada na primeira assembléia, realizada no mês de outubro, por uma pequena diferença de votos favoráveis e contrários. O Sindmetsrs destaca que a reprovação também se deu por um grupo de trabalhadores (as) que abandonaram a assembleia e nem assinaram a lista de presença. Para o Sindicato, o caso estava encerrado, pois quem aprova ou não o acordo é o (a) trabalhador (a). Passados alguns dias, a entidade sindical e o delegado de base, Fernando,  receberam várias ligações de trabalhadores (as) da Delphi pedindo a volta do banco  de horas. Eles alegaram que precisavam estudar, levar os filhos a escola, viajar, entre outros.


Outra assembleia é realizada

A direção da empresa pediu ao Sindmetsrs que fosse realizada outra assembleia para informar que os (as) trabalhadores (as) são favoráveis ao banco de horas. Porém, a entidade sindical não assina acordo sem a aprovação dos  (as) trabalhadores (as), além de ser contra o banco de horas. O Sindmetsrs também exigiu da empresa benefícios, como transporte e lanche, entre outros, para apresentar aos (as) trabalhadores (as). A presidente da entidade sindical, Maria Rosângela Lopes, então, ouviu cada setor da empresa, além dos “CTS” (lideres). Após ouvir aos (as) trabalhadores, Rosângela pode constatar que parte dos (as) trabalhadores (as) é favorável e outra minoria é contrária a renovação do banco de horas, além de vários (as) trabalhadores (as) não aceitarem trabalhar além da jornada normal de trabalho, principalmente aqueles que estudam. Rosângela também pode constatar que os (as) trabalhadores (as) não olham a necessidade da empresa de ter o banco de horas, necessidade afirmada pela diretoria da empresa. 

Diretoria da Delphi cogita a
saída da empresa do município

Após verificar a opinião dos (as) trabalhadores (as), Rosângela fez uma reunião com dois diretores da Delphi, Wagner e  Romualdo, no dia 7 de dezembro, na sede do Sindmetsrs, para falar sobre o assunto. A presidente da entidade sindical também informou aos diretores que os lideres e o RH da empresa informaram aos (as) trabalhadores (as) que o banco de horas sería temporário, somente até o mês de dezembro, sendo que essa informação não é verdade e a empresa precisa do banco de horas. Como as negociações para a renovação do banco de horas está indefinida, Rosângela não assinou o acordo que, está até hoje, em aberto na sede da entidade sindical. Os diretores da empresa Delphi destacaram à Rosângela que não é viável a planta (empresa) continuar os trabalhos na cidade de Conceição dos Ouros, com essas condições e a falta de comprometimento do (a) trabalhador (a) com a empresa.

Diretoria da Delphi prometeu
conversar com os (as)
trabalhadores (as)

Após a reunião, Rosângela sugeriu aos diretores que fosse feita uma reunião, empresa e trabalhadores (as), para esclarecer os fatos. Após a reunião, o sindicato vai a empresa para ratificar, a aprovação ou não do acordo de banco horas, que os (as) trabalhadores (as) decidirem com a empresa.


Trabalhador (a), o banco de horas
não está assinado

Rosângela também ressalta aos (as) trabalhadores (as) que o acordo para a renovação do banco de horas não está assinado. Portanto, o (a) trabalhador (a) precisa ter responsabilidade, respeito e educação ao ligar para o sindicato e acusar que o acordo está assinado, sendo que o documento só é aprovado com a autrorização dos (as) trabalhdores (as).

Última assembleia é marcada
e desmarcada pela Delphi

Uma assembleia, que seria realizada pelo Sindmetsrs aos (as) trabalhadores (as), estava marcada para a última segunda-feira (13), mas o diretor Romualdo a desmarcou, alegando que não tinha, ainda, conversado com os (as) trabalhadores (as) sobre o assunto e que depois remarcaria uma outra data para a assembleia.

                                         Trabalhador (a), tome a decisão
                                      com responsabilidade
                                       e não se sinta pressionado

Trabalhador (a) tenha responsabilidade com a decisão que você for tomar, pois a direção da empresa Delphi já estuda a possibilidade de retirar a empresa da cidade de Conceição dos Ouros, devido aos acontecimentos dos últimos meses. O sindicato está sempre aberto ao diálogo para que juntos consigamos manter os postos de trabalho e a qualidade de vida para cada trabalhador (a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, participe, comente, deixe sua observação.