IR PARA

31 de março de 2016

Segurança no transporte

O Sindicato está preocupado com a segurança dos trabalhadores que utilizam o serviço de ônibus terceirizado fornecido pela empresa. Muitos são os trabalhadores que usam esse tipo de transporte para ir e voltar do trabalho todos os dias, por isso o Sindicato encaminhou às empresas de Santa Rita do Sapucaí um pedido com informações sobre a qualidade do serviço prestado.

Acidente na BR 459
A preocupação preventiva do Sindicato ocorre devido aos últimos fatos noticiados com ônibus usados para o transporte dos trabalhadores. No último dia 7 de março, um veículo se acidentou na BR459, na cidade de Pouso Alegre, com trabalhadores que iam para uma empresa daquela cidade.

Em outra ocasião, no último dia 22, um veículo da mesma empresa quebrou em uma das saídas da BR459 também na cidade vizinha. A empresa de transporte envolvida nos dois casos presta serviços em Santa Rita do Sapucaí e Conceição dos Ouros.


A prevenção de acidentes de trânsito começa com o zelo do bom funcionamento dos equipamentos do veículo e essa é a preocupação do Sindicato que os trabalhadores tenham qualidade e segurança no descolamento diário para o trabalho.

30 de março de 2016

Ministério do Trabalho reconhece mais 12 ocupações profissionais

Todos os anos, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) atualiza a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Este ano, 12 novas categorias profissionais foram incluídas, entre elas, agente de combate a endemias, condutor de ambulância, mestre de cerimônias e entrevistador social. Com as novas inclusões, as ocupações reconhecidas pelo MTPS no Brasil chegam a 2,6 mil.
Os dados da CBO alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego. A atualização é feita levando em conta mudanças nos cenários cultural, econômico e social do país, que provocam alterações na dinâmica do mercado de trabalho brasileiro. Um exemplo de ocupações que surgiram a partir dessas mudanças é o entrevistador social, uma atividade estreitamente ligada à estratégia de inclusão social adotada pelo governo federal nos últimos doze anos. Essa categoria tem, entre outras funções, alimentar o Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico, sistema que guarda as informações das famílias de baixa renda e serve de banco de dados para as principais políticas públicas do país, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida. 
O reconhecimento de uma ocupação é feito após um estudo das atividades e do perfil da categoria. A análise que culminou no reconhecimento do entrevistador social apontou, por exemplo, que entre 2013 e 2014, 70 mil pessoas realizaram entrevistas do CadÚnico. Desses, 40 mil, por seis meses consecutivos ou mais, indicando que a função é exercida com continuidade pelos profissionais. O trabalho requer capacitação específica para preencher os questionários, abordar as famílias e entender os conceitos do CadÚnico.
O MTPS incluiu também o agente de combate a endemias como a ocupação responsável por atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Na organização do trabalho de saúde na comunidade, o agente de combate a endemias e o agente comunitário de Saúde desempenham papel fundamental na promoção da saúde pública, pois são eles que estão em contato direto e contínuo com a comunidade, e são, na maioria das vezes, os principais articuladores entre a comunidade e a unidade ou serviço de saúde local.
 
Sobre a CBO - A CBO é o documento que reconhece a existência de determinada ocupação e não a sua regulamentação. A regulamentação da profissão é realizada por Lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional e submetida à sanção da Presidência da República. 


Tecnólogo em soldagem
Elabora o plano de qualificação de procedimentos de soldagem e qualifica profissionais da área.
Mestre de cerimônias
Conduz eventos públicos, corporativos e sociais presenciais, seguindo roteiro elaborado por organizadores.
Entregador de publicações
Entrega correspondências, objetos e publicações, organizando e fazendo triagem dos mesmos.
Concierge
Recepciona e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; presta atendimento telefônico e fornece informações em diversos estabelecimentos.
Entrevistador social
Entrevista famílias de baixa renda, orienta sobre os programas sociais e políticas públicas, e encaminha para órgãos competentes, caso necessário.
Agente de combate a endemias
Realiza ações de controle de endemias, promove educação sanitária e ambiental e orienta a comunidade para promoção de saúde por meio de inspeções domiciliares.
Casqueador de animais
Monitora doenças, lesões e traumatismos em animais. Corta excessos de cascos, limpa e higieniza ferimentos no local.
Ferrador de animais
Coloca e substitui ferraduras em animais, detecta presença de ferimentos nas patas e recomenda encaminhamento a veterinário, se necessário.
Tapeceiro de autos
Responsável por fabricar ou reformar estofamento e revestimento interno de veículos.
Condutor de ambulância
Transporta pacientes e auxilia equipes de saúde nos atendimentos de urgência e emergência.
Operador de abastecimento de combustível de aeronave
Realiza operações de abastecimento e destanqueio de combustível de aeronaves.
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno
Ativa e monitora os sistemas, analisa os eventos e imagens recebidos da central de alarme monitorada, identifica problema e encaminha ocorrências ao setor responsável.
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo
Monitora os equipamentos e sistemas da central de monitoramento, realizar inspeção técnica no local monitorado, realizar manutenções corretiva e preventiva dos sistemas.


Sindicato oferece ajuda para recolocação no mercado de trabalho

O Sindicato conta com um serviço de apoio a pessoa que pretende uma recolocação no mercado de trabalho. Várias são as empresas que comunicam ao Sindicato quando há vagas em aberto em busca de trabalhadores para o preenchimento. 

A diretora Teca faz o direcionamento do candidato para as vagas, mas com a ressalva que todo o processo seletivo é de responsabilidade da empresa.

29 de março de 2016

Mulheres são maioria entre os doutores formados no exterior



A maioria dos brasileiros que concluíram doutorado no exterior nos últimos quatro anos é mulher, mas elas ainda têm menos inserção no mercado de trabalho e recebem salários menores do que os homens, segundo levantamento do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Segundo o estudo, ao qual a reportagem teve acesso com exclusividade, 14.173 brasileiros obtiveram título de doutor fora do País entre 1970 e 2014. Desse total, 8.357 (59%) são homens e 5.786 (41%), mulheres. A partir de 2012, porém, a tendência se inverte, e as mulheres passam a ser maioria, chegando a 60% do total em 2014.

"A reversão pode estar associada a um conjunto de fatores sociais e econômicos bem conhecidos no País, como a crescente independência da mulher na sociedade, a transformação do papel feminino e a participação ativa no mercado de trabalho", diz o relatório, cuja íntegra deverá ser apresentada hoje em Brasília.

"É uma tendência que já se observa há algum tempo entre os doutores titulados no País", disse o presidente do CGEE, Mariano Laplane. No cenário doméstico, as mulheres já são maioria desde 2004. "Acho isso muito bom. Pena que a remuneração não esteja equilibrada."

O levantamento mostra que estudar no exterior é um bom investimento, tanto para homens quanto para mulheres. O salário médio dos doutores com titulação no exterior é de R$ 17,3 mil – o dos doutores em geral é de R$ 13,8 mil. Os salários das mulheres, porém, são em média 20% menores – diferença menor do que a verificada no mercado de trabalho em geral (em torno de 25%), mas ainda significativa. A taxa de emprego formal entre as mulheres também foi menor do que entre os homens em todos os anos do período.

Altos e baixos
A média de doutores formados no exterior desde 1970 foi de 315 por ano, com altos e baixos ao longo do período. Houve uma queda expressiva entre 1995 e 2001 – reflexo de uma mudança estratégica, no sentido de favorecer a formação de doutores dentro do País. Mas os números voltaram a crescer a partir de 2001, e explodiram a partir de 2007, impulsionados pelo crescimento econômico e pelo lançamento do Ciência sem Fronteiras.

A base para o estudo foi a plataforma de currículos Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os países que mais formaram doutores brasileiros foram Estados Unidos (3.710), seguidos por França (2.305), Grã-Bretanha (2.067), Espanha (1.520) e Alemanha (947).

A única
Em 1981, recém-graduada em Arquitetura e Urbanismo, Leda Maria Vieira Machado, que se formou em 1979, sentiu na pele o que era ser minoria quando foi uma das 14 alunas de um curso de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da University of London, na Inglaterra. "Tinha gente do mundo inteiro e eu era a única mulher, e a mais nova", conta ela, hoje com 57 anos.

"Fui muito bem e me convidaram para fazer mestrado", diz ela. O mestrado foi em Economia. Na sequência veio o doutorado em Sociologia.

Em 1991, Leda decidiu voltar. "No fundo, sentia uma obrigação social com o Brasil. Quem pagou meus estudos foram os brasileiros, com impostos", diz ela, que foi bolsista. Em 1998, ainda fez um pós-doutorado na Espanha.


Leda diz não acreditar que ter se pós-graduado no exterior tenha facilitado sua inserção no mercado de trabalho. "Na verdade, você volta ao País sem nenhum apoio", afirma. Ela trabalhou em empresas públicas, foi comissionada na Universidade de São Paulo (USP) e dirigiu Departamentos de Recursos Humanos de diversas multinacionais. Desde 2011, tem uma empresa própria de consultoria, a LMachado.


Estadão

Empresa de cosméticos é condenada por não pagar FGTS

Denunciada por atrasar em sete meses os salários de seus empregados, entre novembro de 2013 e abril de 2014, a Indústria de Perfumes e Cosméticos – IPEC, foi alvo de ação civil pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Belo Horizonte e acaba de ser condenada na Justiça do Trabalho.

Atraso de salários e não recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) são práticas reiteradas na empresa, relata o procurador do Trabalho que investigou o caso Aloísio Alves: "Em pesquisa no site do Tribunal Regional do Trabalho em Minas, apuramos 128 reclamações trabalhistas a partir do ano de 2010 e dezenas de condenações por não recolhimento de FGTS e atraso no pagamento de salários".

A empresa chegou a ser autuada pela fiscalização do trabalho por atraso no recolhimento do FGTS de 221 empregados e por deixar de depositar a indenização compensatória do FGTS para outros 68 demitidos sem justa causa. Durante a fiscalização, a empresa se recusou a apresentar os recibos de pagamentos de salários, conduta que fortaleceu as denúncias de atraso nos salários.

"O fato de a empresa deixar de recolher em tempo e modo devidos os valores ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço frustra, não só o interesse individual de cada trabalhador, mas interesses difusos de toda a sociedade, pois deixa de prover os fundos necessários para viabilização das políticas sociais a que se destinam tais recolhimentos, como a habitação popular, infraestrutura urbana e saneamento básico", afirma o procurador do trabalho Aloísio Alves.

A IPEC foi condenada a recolher as parcelas do FGTS no prazo e termos previstos em lei, bem como multa devida a trabalhadores demitidos sem justa causa e a efetuar o pagamento integral dos salários dos empregados. Em caso de descumprimento, a empresa será multada em R$5 mil por cada ocorrência. A decisão é do juiz Charles Cury da 24ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e cabe recurso.



MPT MG

28 de março de 2016

Polícia Civil emite alerta para falsa promessa de emprego em MG

O golpe da falsa promessa de emprego ainda está fazendo vítimas em Minas Gerais. A Polícia Civil emitiu um alerta para que a população fique atenta e denuncie esses criminosos.

Para chamar a atenção dos mineiros a corporação lembra o caso de um falso empregador J.I.O, de 43 anos, que cobrava R$ 100 de cada desempregado, mediante a promessa de uma carteira assinada. O suspeito, que já era monitorado, acabou detido em flagrante por estelionato e a vítima recuperou a quantia.

Jovens na mira
Para a delegada Silvia Helena de Freitas, muitos jovens acabam sendo alvos preferenciais desse tipo de criminoso, por estarem à procura do primeiro emprego. Conforme explicou a delegada, por meio da assessoria de imprensa da Polícia Civil, as aborgadens acontecem nas portas das escolas.
De acordo com a delegada, este contrato oferecido pelos golpistas seria, na verdade, para realização de um falso curso para ajudar as pessoas a conquistar as vagas que também não existem.
A delegada lembra que a orientação é sempre pesquisar sobre a empresa nos órgãos de proteção ao consumidor, para saber se existem reclamações.

Atenção redobrada
O candidato deve desconfiar também, segundo a delegada, de qualquer oferta de emprego que seja acompanhada de uma exigência de pagamento.
Qualquer pessoa que estiver participando de um processo de seleção e notar alguma irregularidade pode fazer uma denúncia na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ou procurar o Ministério Público do Trabalho, que investigará o caso.
Se mesmo assim, a pessoa for enganada por uma empresa com a falsa promessa de emprego, a recomendação é registrar Boletim de Ocorrência e ajuizar uma ação para tentar reaver o valor pago.
A Polícia Civil informou que, nesses casos, configura crime contra as relações de consumo e cabe penalidade. A pena para este tipo de crime varia de 2 a 5 anos em regime fechado, além de multa.

Encontre no lugar certo
A corporação lembrou ainda que a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) disponibiliza, diariamente, em sua página, diversas vagas de emprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Na fanpage da secretaria no Facebook, o usuário também encontra instruções para o cadastro no sistema Mais Emprego, do Governo Federal.
No Mais Emprego, especificamente, o trabalhador pode fazer o seu cadastro online, sem a necessidade de comparecimento a uma unidade física do SINE. É possível, ainda, que o trabalhador verifique uma oportunidade de emprego e, caso se enquadre no perfil da vaga, encaminhe-se, gratuitamente, para o processo seletivo diretamente na empresa.


O Tempo 

Sócios do Sindicato tem desconto em academia na cidade de Conceição dos Ouros



A academia Tenente Arnald, em Conceição dos Ouros, tem parceria com o SINDVAS para oferecer aos sócios e sócias do Sindicato preços diferenciados nas mensalidades.  O convênio é extensivo para os parentes de primeiro grau (marido, esposa, filhos e filhos adotivos).


Para ter direito ao desconto é necessário apresentar a carteirinha do SINDVAS no pagamento à vista das mensalidades. Os valores devem ser consultados na própria academia Tenente Arnald localizada na rua Barão do Rio Branco, 610, no centro de Conceição dos Ouros. 

Câmara aprova quatro propostas que garantem direitos à mulher

Ainda no clima de homenagens ao Dia da Mulher, celebrado no último dia 8, deputados federais aprovaram no último dia 23 quatro propostas relacionando direitos ao gênero feminino.

Além de acatar e encaminhar para a sanção do Palácio do Planalto o Projeto de Lei (PL) 4.073/15, que institui 2016 como o Ano do Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte, os parlamentares aprovaram o PL 173/15, que prevê pena de 30 dias a dois anos para o descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

Deputados se revezaram para lembrar que, apesar dos 10 anos de existência da lei, a ausência de uma norma que criminalize especificamente o descumprimento das medidas previstas trazem prejuízo ao sistema de proteção. “Ao detectar o descumprimento da medida protetiva e a aproximação do agressor, ou seu retorno ao lar, depois de judicialmente afastado, a mulher em situação de violência aciona o serviço 190 da Polícia Militar, mas somente poderá obter a ação policial efetiva se tiver sofrido nova ameaça ou agressão física”, destacou o autor do texto, Alceu Moreira (PMDB-RS).

Para o parlamentar, “é inconcebível” que a mulher tenha que se submeter a mais um episódio de violência para obter a proteção do estado, “mas é exatamente o que ocorre, uma vez que a desobediência, por si, é interpretada pelos tribunais como fato atípico, o que impede a autuação em flagrante do agressor”.

Também foram aprovados o projeto que proíbe a revista íntima de mulheres em empresas privadas e em órgãos e entidades da administração pública, prevendo multa de R$ 20 mil, e o torna obrigatória a cirurgia plástica reparadora gratuita nas duas mamas em caso de câncer. Os projetos de lei ainda precisam ser analisados pelo Senado.



Agência Brasil 

24 de março de 2016

SINDVAS participa de discussões do projeto Cultivando Água Boa




A presidente Maria Rosângela Lopes e o diretor Fábio Pereira discutiram junto com a comunidade, na escola municipal Francisco Falcão, em Santa Rita do Sapucaí, medidas socioambientais de preservação da água. A reunião, nesta quarta-feira (23), fez parte dos encontros do programa Cultivando Água Boa, reconhecido pela ONU, e adotado em Santa Rita do Sapucaí desde o segundo semestre de 2015.

O programa no município é desenvolvido nos bairros rurais que compreendem a bacia hidrográfica do Ribeirão Monte Belo com o objetivo de por meio da preservação da água contribuir para o desenvolvimento sustentável das localidades.

“Cuidar da água é fundamental para a sobrevivência da humanidade. Passamos por uma crise em 2015 que nos mostrou que precisamos preservar os rios e mananciais. O Sindicato apoia as ações para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e da comunidade”, disse a presidente do Sindicato após o encontro.


Presidente conversa sobre a preservação da água

Em um quadro foram colados os problemas da comunidade

Ao centro, diretor Fábio, ouve as demandas da comunidade



22 de março de 2016

Somente indústria contrata mais do que demite em Santa Rita do Sapucaí



O Ministério do Trabalho divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para o mês de fevereiro nesta terça-feira (22).  As informações de Santa Rita do Sapucaí indicam que apenas a indústria registrou resultado positivo no período analisado. O setor fechou 156 postos, mas abriu outros 315 com carteira assinada, resultado positivo de 159 vagas no período.

Todos demais setores analisados do município apresentaram maior número de demissões do que de contratações.  No setor de extrativismo houve o fechamento de uma vaga de trabalho, na construção civil 19 postos deixaram de existir, na área de serviços foram verificadas -7 vagas enquanto que no comércio 37 pessoas perderam o emprego formal. A área de agropecuária também teve resultado negativo com o fechamento de -10 vagas.

No resultado geral, Santa Rita do Sapucaí registrou a geração de 450 vagas com carteira assinada ao mesmo tempo em que 365 postos foram encerrados.


Emprego formal tem variação de -0,26% em fevereiro

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta queda de 104.582 empregos com carteira assinada no país em fevereiro. O saldo é resultado de 1.276.620 admissões e 1.381.202 desligamentos. Os dados divulgados nesta terça-feira (22) equivalem a uma variação negativa de 0,26% no estoque de empregos, comparada com o mês anterior. Com essa variação, o estoque em fevereiro segue estável com 39.488.138 postos de trabalho.

Segundo os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, em duas regiões e seis estados, o saldo foi positivo no mês. No Rio Grande do Sul houve a criação de 6.070 postos, uma variação de +0,23%, devido à Indústria da Borracha e Fumo (+3.244), Calçados (+2.574) e Ensino (+1.182). Esse resultado no Rio Grande do Sul foi melhor que o registrado em fevereiro de 2015, quando foram gerados 3.220 postos. Santa Catarina teve saldo positivo de 4.793 postos ou +0,24%, em razão da Administração Pública (+2.628), Indústria Têxtil (+2.234) e Ensino (+1.751). No Mato Grosso a geração de 3.683 (variação de +0,55%) foi puxada pelo bom desempenho da Agropecuária (+2.842).

Os destaques na geração de emprego em fevereiro foram as regiões Sul e Centro-Oeste, com saldo positivo de 8.813 (+0,12) e 4.659 (+0,15), respectivamente.  No Sul, o desempenho favorável ocorreu no Ensino e Indústria da Borracha e Fumo. O comportamento na região Centro-Oeste foi puxado pelo aumento do emprego na Agropecuária. As regiões com desempenho negativo foram o Nordeste (-58.349 postos ou -0,89%), Sudeste (-51.871 postos ou -0,25%) e o Norte (-7.834 postos ou -0,43%).

Nas áreas metropolitanas, ocorreu queda de 0,36% no nível de emprego (-57.780 postos), desempenho oriundo da retração em sete das nove regiões metropolitanas, com destaque para São Paulo (-20.296 postos ou -0,31%), Rio de Janeiro (-15.388 postos ou -0,55%) e Recife (-7.414 postos ou -0,86%).



Ministério do Trabalho

21 de março de 2016

O ciclista Paulo Eduardo de Souza conta agora com patrocínio do SINDVAS

O ciclista de Santa Rita do Sapucaí, Paulo Eduardo de Souza, é o novo atleta a receber apoio do Sindicato para a prática esportiva. O atleta esteve no SINDVAS e em reunião com a presidente, Maria Rosângela Lopes, acertou os detalhes da parceria para as futuras competições.

Paulo Eduardo treina desde o ano de 2012, mas foi no último mês de fevereiro que teve visibilidade nacional ao chegar em 5° lugar na categoria sub 30 da Escadaria de Santos, competição internacional com a participação de mais de 120 atletas.

O atleta é trabalhador da base do SINDVAS e treina diariamente após o expediente. “Eu acredito em um Sindicato cidadão que investe no esporte e na educação”, disse a presidente Maria Rosângela Lopes após o anúncio do patrocínio. “Por trás de um atleta há uma pessoa com qualidade de vida, e longe das drogas. Garantir a qualidade de vida é uma das bandeiras de luta do Sindicato”, concluiu a presidente.


Paulo Eduardo treina para os próximos desafios neste ano que começam no próximo mês de março com a primeira etapa da Copa Brasil de Downhill. Ele participa ainda do Campeonato Brasileiro de Downhill no mês de novembro.




Consumo de álcool e outras drogas cresce entre mulheres

Preocupada com o aumento de casos de drogas entre as mulheres, a Secretaria da Mulher da Força Sindical SC, levou o tema para ser debatido no 3° Só para Elas. Com o auxílio de uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, foi usado o diálogo, vídeos e dinâmicas para saber a opinião e as experiências das mais de cem mulheres que participaram do evento.

"Essa é uma realidade, o cotidiano das mulheres, se elas não são usuárias, elas convivem diariamente com alguém que usa medicação, álcool ou drogas", lamentou a secretaria da Mulher da Força Sindical estadual, Tania Pompermayer.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Seguro Social, em 2013 mais de 100 mil trabalhadores inscritas no INSS tiveram o benefício concedido por afastamento em decorrências das drogas e as mulheres apesar de serem minorias, só crescem nas estatísticas. A campeã de uso ainda é o álcool, seguido por remédios de emagrecimento e a cocaína. Esse número crescente preocupou a Secretaria da Mulher que acredita que se a mulher não é dependente, ela sofre constantemente com a proximidade de dependentes (marido, filho,etc), suportando diversas situações, uma delas a violência contra a mulher.
Para a participante Edla Defreyn, que trabalha na indústria da pesca, esse é um tema que precisa ser debatido. "Essa é a realidade, precisamos falar sobre ela para deixar claro, pois qualquer coisa pode ser considerada droga, até o café", revelou.

Para o psicólogo Tony Cunha, as pessoas só entendem como dependência quando a pessoa chega no limite. "E isso não é verdade. Qualquer substância que causa alteração no sistema nervoso é considerado uma droga", orientou Cunha. "O que temos que analisar que as pessoas só procuram ajuda quando chegam no seu limite".

Tony é psicólogo em um dos Centros de Atendimento Psico Social de Brusque, no entanto, o Caps é um programa do Ministério da Saúde. Encontrado em várias cidades na Rede de Atenção Psicossocial.
Os CAPS oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Além de atender aos usuários em seus momentos de crise.


Assessoria de Imprensa da Força Sindical/SC

Sindicalistas debatem custeio sindical em Belo Horizonte

Nesta segunda-feira, dia 21, sindicalistas de Minas Gerais de todas as Centrais Sindicais debatem o custeio sindical. Em audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que é realizada, na capital mineira, a partir das 14h30, os sindicalistas debatem o tema para que seja elaborada uma proposta de custo da atividade sindical.

O presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, é o presidente da Comissão e ressalta que as Centrais Sindicais têm papel importante no debate sobre o custeio sindical. "Acredito que vamos elaborar uma lei, que seja aprovada pelos trabalhadores, visando a garantia do aumento da representatividade e do fortalecimento do movimento sindical", declara.

Segundo o deputado federal e relator da Comissão, Adalberto Galvão (Bebeto), o movimento sindical tem história no Brasil e no mundo. "Os trabalhadores são protagonistas na defesa da liberdade, da democracia e dos direitos", disse.

O objetivo da Comissão é estabelecer regras claras para manter a saúde dos Sindicatos, e para que o trabalhador tenha certeza de que os recursos são bem aplicados. A última audiência será realizada no dia 28 de março em Piracicaba (SP).


Assessoria de Imprensa da Força Sindical

18 de março de 2016

Ministério Público do Trabalho destina veículos para reforço no combate ao trabalho infantil

Nos últimos seis meses, as ações de combate ao trabalho infantil receberam reforço em cinco municípios da região noroeste de Minas Gerais. A Procuradoria do Trabalho no Município de Patos de Minas destinou um montante de aproximadamente R$180 mil, para a aquisição de veículos para entidades que atuam no combate ao trabalho infantil.

"O objetivo é equipar as entidades parceiras, como Conselhos Tutelares, os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para que possam auxiliar-nos com mais eficiência na proteção de crianças e adolescentes", explica o procurador do Trabalho Juliano Ferreira, responsável pelas destinações.

Na região ainda são encontradas crianças trabalhando em setores como agricultura, comércio, serviços.
A verba é proveniente de multas impostas a empresas da região, em diversos inquéritos administrativos, por descumprimento da legislação do trabalho. O primeiro veículo foi entregue em setembro para o Conselho Tutelar da cidade de Varjão de Minas. Em outubro a doação chegou para o Conselho Tutelar de Vazante. Em janeiro de 2016, para o CRAS da cidade de Buritis. Em fevereiro, foram beneficiados o Cras e o Creas de Paracatu e Conselho Tutelar de Perdizes.



MPT MG

Aplicativo oferece informações sobre como agir em caso de violência contra as mulheres

O aplicativo “Clique 180” oferecer informações sobre o que fazer em caso de violência contra as mulheres. O aplicativo foi desenvolvido tanto para as mulheres que são vítimas de violência, quanto para todas as pessoas que trabalham com o tema, que queiram saber mais sobre o assunto ou que desejem se informar para ajudar uma mulher em situação de violência.
Este aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a ONU Mulheres e a Embaixada Britânica. O “Clique 180” pode ser baixado na Apple Store e Play Store do Google.


No aplicativo você encontra

- Informações sobre os tipos de violência contra as mulheres;
- A localização dos serviços da Rede de Atendimento e a rota para chegar até eles;
- Um passo a passo detalhado sobre como agir e que tipo de serviço procurar em cada caso de violência contra as mulheres.
- Um botão para ligar diretamente para o 180 (a Central de Atendimento à Mulher para informações e denúncias)
- A Lei Maria da Penha.
- Uma ferramenta colaborativa para mapear os locais da cidade que oferecem riscos às mulheres




17 de março de 2016

Juíza ajuda a identificar situações de assédio moral

A juíza Valdete Souto Severo, em entrevista a webtv do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, auxilia a identificar situações que configuram assédio moral no ambiente de trabalho. A juíza orienta aos trabalhadores que sofrem esse tipo de violência a procurarem os Sindicatos da categoria para apoio. Acompanhe o vídeo produzido pelo TRT RS.



Sócios do SINDVAS têm descontos em fisioterapia

Os sócios do SINDVAS têm preços diferenciados nos atendimentos com o fisioterapeuta Afonso Celso Soares. O convênio do fisioterapeuta com o Sindicato prevê 10% de desconto nas consultas de fisioterapia com foco na osteopatia.


Para garantir o desconto, basta que o sócio apresente a carteirinha do SINDVAS no consultório localizado na rua Comendador Custódio Ribeiro, n° 48, no centro de Santa Rita do Sapucaí.


Liminar proíbe revista em bolsas de funcionários

"Bolsas, mochilas ou armários contêm objetos de uso pessoal do trabalhador, por ele considerados úteis ou necessários no seu dia-a-dia, em relação aos quais deseja reserva e privacidade. Deste modo, realizar revista nestes pertences é uma forma de invasão da privacidade do trabalhador, uma maneira de violar a sua "intimidade, sua vida privada, sua honra e a sua imagem", em flagrante desrespeito ao preceito do art. 5º, X, da Constituição da República" – declara a Procuradora do Trabalho Sônia Toledo, responsável por uma Ação Civil Pública (ACP) em face de um grande estabelecimento comercial. Segundo ex-empregados, a empresa adotava uma conduta de revistar os seus pertences pessoais no fim ou meio do expediente.

A empresa, que conta com 94 empregados atualmente, solicitava que um fiscal da loja ou um segurança revistasse os armários e mochilas dos empregados. Segundo depoimentos das vítimas, a revista acontecia com frequência e o fiscal solicitava que a bolsa fosse aberta e, caso estivesse muito cheia, fossem retirados os objetos para melhor visualização. Essa prática compromete a honra e a imagem do empregado, que é tido como um potencial ladrão dos produtos da empresa, além de caracterizar uma relação de poder autoritária, em que o empregado é obrigado a sujeitar-se a um constrangimento para manter o emprego.

De acordo com a procuradora Sônia Toledo, foi oferecida a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), porém, a ré recusou, argumentando que a revista praticada é lícita, o que motivou o ajuizamento da ação civil pública.

O pedido de antecipação de tutela feito na ação foi deferido pelo Juiz João Alberto de Almeida da 2ª Vara de Belo Horizonte, que condenou o comércio a abster-se de fazer revista em bolsas, sacolas e demais pertences de uso pessoal dos trabalhadores, podendo ser multado em R$2 mil por cada trabalhador.


MPT MG

O valente não é violento

“O Valente não é Violento” é uma iniciativa dentro da campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres , do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que conta com o envolvimento de todas as agências da ONU e é coordenada pela ONU Mulheres. Tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos machistas, enfatizando a responsabilidade que os homens devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência de gênero.





Acesse www.ovalentenaoeviolento.org.br

16 de março de 2016

Indústria perde 1,1 milhão de empregados

A recessão tem atingido especialmente a indústria, setor que mais perdeu participação entre os ocupados no mercado de trabalho no quarto trimestre de 2015, na comparação com igual período do ano anterior. Entre outubro e dezembro de 2014, a indústria geral era responsável por 14,5% da população ocupada. Um ano depois, essa fatia caiu 1,1 ponto percentual, para 13,4%.

Nesse período, o setor perdeu 7,9% dos empregados, ou seja 1,065 milhão de vagas foram fechadas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, a indústria fechou o trimestre com 12, 36 milhões de empregados.

O desempenho da indústria no último trimestre do ano passado foi, para o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, um dos principais responsáveis pelo aumento expressivo do desemprego no Sudeste, região que concentra parcela importante das empresas do setor.

O setor de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias e administrativas dispensou 913 mil funcionários entre o último trimestre de 2014 e o mesmo período do ano passado. Sua participação na população ocupada caiu 0,9 ponto percentual, de 11,3% para 10,4%.

Na contramão, o comércio, que já contava, no quarto trimestre de 2014, com o maior contingente de pessoal ocupado entre os dez grupos acompanhados pela pesquisa, elevou essa participação. No quarto trimestre de 2015, o comércio tinha 17,7 milhões de empregados, 19,2% dos trabalhadores do país. Em 2014, respondia por 18,9% dos empregos.

Também elevaram participação a administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, com 15,7 milhões (de 16,6% para 17%), serviços domésticos (de 6,4% para 6,9%), transporte, armazenagem e correio (de 4,6% para 4,9%), alojamento e alimentação (de 4,6% para 5%) e construção (de 8,4% para 8,6%).


Valor