IR PARA

27 de novembro de 2013

Patrão “canibal” dá dentada em diretor dos metalúrgicos de Montes Claros

Não há limites para um patrão raivoso.  Em mobilização dos metalúrgicos de Montes Claros no último dia 25, o diretor do Sindicato Marcos Edjalma saiu de lá literalmente “mordido” pelo patrão, dono da empresa Retífica Vitória.


Contrariado com as manifestações dos sindicalistas na porta de sua empresa, o patrão investiu contra o diretor do sindicato, Dario Ramos, tendo sido interceptado pela diretora da entidade Ana Maria. Muito nervoso, o “empresário” resolveu ir para o enfrentamento com palavrões e agressões físicas.  Quando partiu para a agressão de fato, o diretor do sindicato Marcos Edjalma tentou apaziguar os ânimos, segurando-o para evitar o atrito, momento em que levou uma dentada na barriga.

Leia a história completa aqui.



Nota Oficial sobre a Taxa Selic

O Copom (Comitê de Política Monetária) insiste no aperto monetário colocando a taxa básica de juros nas nuvens, e o Brasil permanece entre os países com as maiores taxas de juros do mundo. Esta opção trará consequências prejudiciais ao consumo, à produção e ao emprego. A medida demonstra a falta de convicção do governo com relação ao crescimento econômico e, sobretudo, com relação ao desenvolvimento econômico. Para a Força Sindical, a política monetária precisa ser subordinada ao projeto de desenvolvimento do País, e não o contrário.
Combater a inflação é importante, sim. Mas parece que o crescimento econômico foi deixado para depois. Resta saber para quando? Enquanto isto, a economia não sai do lugar. O governo deve ousar e buscar alternativas de médio e longo prazos, fugindo das armadilhas do curto prazo. Na economia real, o trabalhador amarga taxas de juros extorsivas que, na média, chegam a 91,4% a.a. (out/13), maior taxa desde novembro do ano passado e que reduz o poder de compra da massa trabalhadora.

De que adianta os sindicatos batalharem por ganhos reais com taxas de juros exorbitantes? O aumento da Selic facilita as importações de um lado e reduz as exportações de outro. Em outras palavras, gera empregos no exterior e dificulta a venda de produtos brasileiros para outros países.

Para a Força Sindical, o governo reedita medidas paliativas que, no longo prazo, acabam por demonstrar a ausência de um projeto consistente e robusto de crescimento sustentado da economia.


Miguel Torres
presidente da Força Sindical

FIEMG não avança em negociações

A negociação salarial está travada em Belo Horizonte onde a FIEMG oferece 5,9% de reajuste. Os trabalhadores deram o recado para a patronal "Agora é acordo ou greve".

Leia os detalhes no Jornal dos Metalúrgicos de Minas 

SINDVAS participa de protesto em Brasília contra juros altos

A presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, participou do protesto ao lado de 3 mil manifestantes da Força Sindical, na terça-feira (26), em Brasília. A manifestação organizada pelas Centrais Sindicais cobrou a aprovação da pauta trabalhista e protestou contra os altos juros.


O ato aconteceu em frente ao Banco Central onde o Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou a reunião que decide a nova taxa Selic, hoje em 9,5%.

20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra - Viva Zumbí



Um retrato da atualidade! 

O racismo e a desigualdade presentes em nossas vidas. 
A elite tentando manter o status quo.
Trailer do documentário Raça, de Joel Zito Araujo e Megan Mylan. Vale a pena ver o filme.








Um ideal para o futuro.

Um mundo onde todos temos as mesmas oportunidades, sem discriminação de raça, credo ou qualquer outra forma de violência contra o ser humano.
Um ideal muito bem representado pela música Satchita.

20/11 - Dia da Consciência Negra


Dia da Consciência Negra

A feijoada é nossa


Difícil encontrar no Brasil alguém que não goste de uma feijoada bem feita. Qual é a boca que não se enche de água quando à mente vem esse prato servido em uma reunião familiar, um encontro com amigos, uma festa do bairro ou até mesmo no cardápio das empresas?
Um pouco de feijão preto, miudezas de porco, pedacinhos de carne e temperos fortes misturados em um caldeirão sobre chamas que resultam em uma espessa nuvem de cheiros e sabores incendiando os que se sentam a mesa.
Realmente, quem não gosta de feijoada? Mas, por outro lado quem conhece as histórias por trás desse prato?
A feijoada foi inventada por escravos, dizem. É verdade. Os ingredientes resultavam dos restos que os senhores não mais utilizavam nos banquetes diários. Mas, e as histórias por trás disso.
Quem era a mulher que recolhia dos alimentos? De qual país veio? Quem era o homem que plantava o feijão? Ele acompanhou o crescimento dos filhos? Será que eram pessoas importantes antes de serem escravizados? Onde dormiam? Viram o nascimento de seus netos?
A resposta a essas questões é o tempero histórico que os brasileiros de hoje não conseguem discernir ao provar essa iguaria da nossa culinária.
A feijoada é nossa. A feijoada é a história do Brasil. A feijoada é dos brasileiros brancos, negros, indígenas, amarelos, pardos, mulatos.
A consciência negra é para todos!


Maria Rosângela Lopes
Secretaria de Assuntos Raciais da Força Sindical
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Vale do Sapucaí
Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais

13 de novembro de 2013

Média salarial de negros é 36% menor, aponta Dieese


Os negros representam 48,2% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas. Mas, mesmo assim, a média de seu salário chega a ser 36,1% menor do que a de não negros. As diferenças salariais recebem pouca influência da região analisada, das horas trabalhadas ou do setor de atividade econômica, o que significa que os negros efetivamente recebem menos do que os brancos. As informações são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e foram divulgadas hoje (13).

A pesquisa, realizada entre 2011 e 2012 nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, além do Distrito Federal, aponta desproporção também em relação à formação educacional.

Dos negros trabalhadores, 27,3% não haviam concluído o ensino fundamental (que vai do 1º ao 9° ano) e apenas 11,8% conquistaram o diploma de ensino superior, ao passo que entre os não negros em atividade 17,8% não terminaram o ensino fundamental e 23,4% formaram-se em uma faculdade. E, segundo o Dieese, esse cenário se reflete nos ganhos salariais.

Ainda de acordo com o Dieese, um trabalhador negro com nível superior completo recebe na indústria da transformação, em média, R$ 17,39 por hora, enquanto um não negro chega a receber R$ 29,03 por hora. Isso pode ser explicado porque “o avanço escolar beneficia a todos promovendo o aumento dos ganhos do trabalho, mas de maneira mais expressiva para os não negros”.


Fonte Agência Brasil

8 de novembro de 2013

Campanha Salarial 2013: Assembleia Geral


O número de trabalhadores que compareceu a Assembleia Geral da categoria, convocada pelo SINDVAS para esta sexta-feira (8) em Santa Rita  do Sapucaí, não foi o suficiente para que a última proposta da patronal (Sindvel) pudesse ser aprovada ou reprovada. No último documento a patronal ofereceu reajuste de 9% para quem ganha o primeiro piso e 8% para os demais.

A presidente do Sindicato, Maria Rosângela Lopes, explicou o passo a passo das negociações até o momento, o mesmo que já havia ocorrido nas assembleias do mês de outubro. Os trabalhadores presentes foram unânimes em levantar as voz pedindo os 10% de reajuste salarial para o fechamento da Convenção Coletiva.

Por falta de trabalhadores, não houve avanços e por isso o estado de greve continua instaurado em Santa Rita do Sapucaí e pode haver paralisações por empresa nos próximos dias.

Após o encerramento da assembleia, a presidente do SINDVAS telefonou para o presidente da comissão de negociadores do patronal (Sindvel), Edson Moreira/empresa Ativa,  e colocou a situação.

Ele ficou desapontado com o resultado, pois acreditava que a proposta seria aprovado pelos trabalhadores. A presidente argumentou explicou que não houve empenho das empresas associadas ao Sindvel em liberar os trabalhadores para a assembleia. "O empenho seria deles e não do sindicato dos trabalhadores", disse.

O SINDVAS convocou os trabalhadores por rádio, carro de som, redes sociais, blog institucional e enviou a convocação para as empresas por meio do sindicato patronal (Sindvel) como acordado com o presidente de negociadores Edson da empresa Ativa.

O presidente da comissão de negociadores da patronal solicitou um tempo até quarta-feira (13), sem que o sindicato dos trabalhadores fizesse qualquer mobilização empresas (Sense eletrônica, Hitachi, Petcom, Intelbrás, Leucotron, MCM, JFL, Usivale, Prodmec, Clarion e Nitere, e algumas menores, ou seja, Exsto, Ativa, Pixel  e Teletronix). A presidente do SINDVAS deu a palavra em conjunto com os demais diretores sindicais presentes, nesta data de 8/11/2013 às 17:29, que irá aguardar o prazo solicitado.


Carrões

Nunca se passou tantos carros importados em frente à sede do SINDVAS como durante a 1 hora de Assembleia Geral da categoria. Com certeza, com o piso que é pago em Santa Rita do Sapucaí, não eram trabalhadores passeando de veículos.




Assembleia hoje, sexta, dia 08.

Atenção metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí!


7 de novembro de 2013

Campanha Salarial Minas Gerais: Reunião de conciliação na SRT reabre negociações coletivas com Fiemg


As negociações da Convenção Coletiva de Trabalho entre os metalúrgicos e a Fiemg serão reabertas no próximo dia 19 de novembro, em reunião a ser realizada na sede da representação patronal às 10 horas. Esta decisão foi tomada entre as partes em reunião na Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MG), através da mediação da Dra. Alessandra Parreiras.  Apesar desta data de negociação direta, já ficou agendada uma nova reunião na SRT-MG para o dia 28, caso perdure o impasse nas negociações.


SINDVAS lamenta morte do diretor Benedito Claudio

O SINDVAS lamenta profundamente a morte do diretor Benedito Claudio Cassiano, o Claudino da Metagal, na última quarta-feira às 23:30h. O enterro está previsto para as 17h no cemitério municipal de Santa Rita do Sapucaí.

A presidente do Sindicato, Maria Rosângela Lopes, todos os diretores  e funcionários da entidade sindical compartilham da dor da família nesse momento difícil. 


5 de novembro de 2013

Acordo Coletivo da Apcom é fechado

O Acordo Coletivo de Trabalho da empresa Apcom, Conceição dos Ouros, foi fechado na tarde desta terça-feira (5), e prevê reajuste de 9% linear aos trabalhadores da empresa que garante ganho real aos salários.

Negociação
A negociação não foi fácil com a empresa Apcom que apresentou uma primeira proposta de reajuste muito abaixo do pedido dos trabalhadores. A reunião da empresa com o SINDVAS foi acalorada com a presidente, Maria Rosângela Lopes, apontando uma série de fatores - cesta básica, plano de saúde e plano de cargos e salários- que a empresa ainda não oferece.

A empresa por várias vezes colocou na mesa de negociações as dificuldades que enfrenta no mercado de som automotivo, principalmente com montagens sem registro que não recolhem impostos e aumentam a informalidade.


Mesmo com todos esses pontos apresentados, o SINDVAS continuou com a reivindicação de ganho real para os trabalhadores e a empresa cedeu assinando o acordo de 9% linear.


Campanha Salarial do SINDVAS já tem mais de 30 empresas com reajuste salarial de 10%

A Campanha Salarial 2013 dos metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí tem parcialmente 32 empresas com reajuste salarial de 10% para os trabalhadores. Essas empresas têm o índice registrado em acordo assinado com o Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS).

A presidente, Maria Rosângela Lopes, e os diretores do SINDVAS têm realizado diversas assembleias com os trabalhadores da base, dentro e fora das empresas, que resultam nos acordos assinados com os empresários com garantia de ganho real para os trabalhadores.

As empresas que já fecharam o reajuste de 10% são ligadas ao Sindicato Patronal (Sindvel), porém preferiram não esperar pela definição da patronal e procuraram o SINDVAS para negociar o acordo em separado.


Metagal
O reajuste no acumulado do ano chega a 14% para muitos trabalhadores na empresa Metagal, unidades Santa Rita do Sapucaí e Conceição dos Ouros. Isso porque, o SINDVAS e os trabalhadores conseguiram que a empresa implantasse o Plano de Cargos e Salários no mês de julho de 2013 quando houve reajuste de 7%.


Nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, o Sindicato realizou trabalho intenso para garantir ganho real e o índice fechado foi de 7% com o fim do escalonamento da empresa. O resultado do trabalho do SINDVAS com apoio dos trabalhadores garantiu nesse ano o reajuste acumulado de 14% para muitos trabalhadores da Metagal. 

Campanha Salarial 2013: Acordo Coletivo Delphi


Os trabalhadores do 1° e 2° turnos da Delphi, de Conceição dos Ouros, participaram na tarde de segunda-feira (4), da assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS) na porta da empresa.

A campanha salarial 2013 foi o assunto discutido com os trabalhadores da empresa que negocia por meio do Acordo Coletivo de Trabalho. A presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, colocou aos trabalhadores que a proposta de reajuste salarial oferecido pela empresa foi de 6% e está bem distante do pedido dos trabalhadores. Também foi informada que a data base no dia 1° de outubro está mantida.


O final da assembleia ficou decidiu que o novo índice apresentado pela empresa será passado pelos trabalhadores para aprovação ou não em assembleia. 

4 de novembro de 2013

Campanha Salarial 2013: Santa Rita do Sapucaí

O SINDVAS realizou uma série de assembleias em empresas de Santa Rita do Sapucaí no mês de outubro e os resultados já apareceram. Pelo menos 30 empresas de Santa Rita do Sapucaí fecharam acordos que garantiram reajuste de 10% para os trabalhadores. Essas empresas procuraram o SINDVAS independentemente do Sindicato Patronal (Sindvel). 

Entre as empresas que fecharam o reajuste de 10% está a STB (Superior Technologies in Broadcasting) que permitiu a divulgação do acordo antes do fim das negociações da Convenção Coletiva com o Sindicato Patronal (Sindvel).


A unidade dos trabalhadores é fundamental para avançar na luta

"Acabo de assumir a Presidência da Força Sindical no lugar do companheiro Paulinho — que vai se dedicar à organização do Solidariedade —, com o firme propósito de manter a unidade dos trabalhadores e do movimento sindical em busca das reivindicações que estão na pauta das Centrais Sindicais.

Com a unidade dentro da Central, e se mantivermos a mesma relação cordial com as outras forças do movimento sindical em torno das principais bandeiras dos trabalhadores, poderemos alcançar nossos objetivos.

Entre muitos, destacam-se a manutenção da política de recuperação do poder de compra do salário mínimo, a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, o fim do Fator Previdenciário, fim do Projeto de Lei que amplia a terceirização e reajuste digno para os aposentados.


Já no mês de novembro, no dia 12, as Centrais Sindicais vão realizar um dia nacional de luta pela correção da tabela do Imposto de Renda (IR) na fonte e pela revogação do Fator Previdenciário, que causam grandes prejuízos aos trabalhadores. A tabela apresenta defasagem de 62,77%, calculada de janeiro de 1996 a dezembro de 2012, segundo o Dieese...”