IR PARA

30 de agosto de 2013

SINDVAS realiza mobilizações em Santa Rita do Sapucaí




O Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí realiza mobilizações desde seis horas da manhã, desta sexta-feira (30), em Santa Rita do Sapucaí. Os protestos são parte do Dia Nacional de Mobilizações e Lutas promovido pelas Centrais Sindicais e que ocorre em 23 estados.

O fim do fator previdenciário, do projeto de lei que amplia a terceirização (PEC 4330), a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e investimento nas áreas de saúde e educação são os pontos defendidos pela Pauta Trabalhista e novamente levados para a rua pelos trabalhadores.


Em Santa Rita do Sapucaí, além da Pauta Trabalhista, o SINDVAS também chama a atenção para a Campanha Salarial 2013 que reivindica valorização no piso salarial da categoria de 28% que é o mesmo percentual de crescimento para as indústrias da cidade.

As mobilizações tiveram início logo pela manhã no Centro Empresarial, que abriga empresas e também o sindicato patronal, onde a presidente do SINDVAS Maria Rosângela Lopes explicou a condição desigual do salário do trabalhador se comparado com o produto tecnológico e de alto valor agregado que é fabricado no Vale da Eletrônica.


Após, os diretores sindicais seguiram para a empresa Clarion, na BR 459, onde também conversaram e distribuíram panfletos explicativos da Campanha Salarial. As mobilizações continuam durante toda a tarde em Santa Rita.



Dia Nacional de Lutas + Campanha Salarial 2013




29 de agosto de 2013

Dia Nacional de Manifestações e Luta

Sindicatos de todo o país realizam, nesta sexta-feira (30), mais uma mobilização nacional em várias cidades do país para chamar a atenção para a Pauta Trabalhista. 

O Dia Nacional de Manifestações e Luta é a continuidade dos protestos de 11 de julho quando as Centrais Sindicais prometeram novas mobilizações caso não houvesse avanço das negociações com o governo federal.

A Pauta Trabalhista reivindica o fim do projeto de lei que amplia a terceirização (PEC 4330), redução da jornada de trabalho sem redução de salário, reajuste dos aposentados, fim do fator previdenciário e investimentos nas áreas de saúde e educação.

Em Santa Rita do Sapucaí, além da Pauta Trabalhista também é chamado atenção para a Campanha Salarial 2013. O SINDVAS quer valorização no piso salarial da categoria em percentuais compatíveis com o crescimento das empresas do Vale da Eletrônica.











28 de agosto de 2013

SINDVAS lamenta a morte do companheiro Maxwel da Silva Gomes

A presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, lamenta com profundo pesar a morte do secretário de saúde e segurança do trabalho da Força Sindical Goiás, Maxwel da Silva Gomes. Infelizmente, um acidente automobilístico, na terça-feira (27), tirou a vida do companheiro de forma prematura deixando um vazio no movimento sindical.

27 de agosto de 2013

Dia Nacional de Mobilização e luta ocorre nesta sexta-feira

As Centrais Sindicais confirmam o Dia Nacional de Mobilização e Luta para a próxima sexta-feira (30) em várias cidades e capitais brasileiras. Em Belo Horizonte, haverá ato às 16 h, no centro, além de paralisações e manifestações ao longo do dia.


As cidades de Guarulhos, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo também terão manifestações em favor da pauta trabalhista. 

Vale-cultura é regulamentado

O governo federal publicou o decreto presidencial que regulamenta o Vale-Cultura para trabalhadores brasileiros.  O objetivo do programa é facilitar o acesso a produtos e serviços culturais como, por exemplo, museus, livros e cinemas. O Vale-Cultura tem valor de R$ 50 mensais para trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos.   

O desconto dos salários varia de acordo com a faixa salarial: 2% para quem recebe até um salário mínimo mensal; 4% para os que ganham entre um e dois salários mínimos; 6% para quem recebe entre dois e até três salários mínimos; 8% para quem ganha entre três e quatro salários mínimos e 10% para quem tem rendimento acima de quatro salários mínimos.


As empresas que aderirem ao programa poderão descontar do Imposto de Renda Pessoa Jurídica os valores investidos na aquisição do benefício. 

Salários na contramão do crescimento

Vale da Eletrônica cresce 28% ao ano, podendo fechar 2013 com faturamento próximo a 2,8 bilhões de reais, mas trabalhadores continuam recebendo baixos salários.



26 de agosto de 2013

SINDVAS presente na reunião de Conselho de Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) realizou uma Assembleia Geral com os membros de Conselho de Representantes, nesta segunda-feira, na cidade do Rio de Janeiro.  A presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, participou da reunião com representante dos trabalhadores de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros e também de todos os trabalhadores mineiros.


O “Dia Nacional de Mobilização pela Pauta Trabalhista” marcado para o próximo dia 30 de agosto e as atividades realizadas pela CNTM estiveram entre os temas discutidos pelos participantes. 

Apcom e Vesta recebem reivindicações da Campanha Salarial

O inspetor de segurança do SINDVAS, João Carlos Lopes da Silva, entregou às últimas pautas de reivindicações da Campanha Salarial 2013 para as empresas que negociam por meio de Acordo Coletivo.

A empresa Apcom, Conceição dos Ouros, recebeu o documento elaborado com as propostas de reajuste para a categoria. A pauta da Campanha Salarial também foi enviada à empresa Vesta em Cachoeira de Minas.


Todas as empresas que negociam por Acordo Coletivo de Trabalho já receberam a pauta com as reivindicações dos trabalhadores e com isso as primeiras reuniões entre o SINDVAS e os empresários devem ser mercadas. 

Pauta de reivindicações entregue na Apcom

Proposta dos trabalhadores entregue na Vesta

21 de agosto de 2013

O Sindvas quer você antenado!


Mulheres e negros são a maioria dos desempregados há mais de um ano

Uma reportagem do jornal O GLOBO revelou o grave problema social que envolve as questões de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro. O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) realizou a pesquisa a pedido do jornal e os dados mostram que entrem as pessoas que procuram emprego há mais de um ano 63,2% são mulheres e 60,6% são negros. 

20 de agosto de 2013

Centrais organizam o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação

As manifestações de 30 de Agosto darão prioridade às lutas pelo fim do Fator Previdenciário, pela redução da jornada para 40 horas semanais e pelo fim do PL 4330 da terceirização.As centrais sindicais realizaram reunião nesta segunda-feira, 19, na sede da CUT, para organizar o 30 de Agosto, Dia Nacional de Mobilização e Paralisação.

João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, disse que a pauta unitária dos trabalhadores, construída na luta, tem repercutido positivamente junto às bases e contribuído para que o papel do movimento sindical seja valorizado na mesa de negociação.

“Apesar da campanha dos grandes conglomerados de comunicação para invisibilizar ou diminuir o protagonismo da classe trabalhadora na luta por mudanças, a ação unificada tem rendido frutos e demonstra a correção da iniciativa”, afirma Juruna.

Para as centrais, a conjuntura é favorável à manifestação, que dá continuidade aos protestos, passeatas e greves realizadas no 11 de junho, e potencializa a cobrança da pauta da classe trabalhadora.

A agenda de reivindicações inclui ainda a luta pelos 10% do PIB para a Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; transporte público e de qualidade/mobilidade urbana; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.

Leia Mais

Sindvas - Campanha Salarial 2013


O Sindvas - Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí representa os trabalhadores Metalúrgicos de Santa Rita do Sapucai, Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas.

19 de agosto de 2013

Megatron recebe pauta de reivindicações da Campanha Salarial

O diretor sindical Luiz Fernando fez a entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013 para a empresa Megatron, em Cachoeira de Minas, na sexta-feira (16). A proposta dos trabalhadores apresentada pelo SINDVAS contempla reajuste salarial com o acumulado do INPC (inflação) mais ganho real.


Assim como a Megatron, que negocia por meio de Acordo Coletivo de Trabalho, outras empresas receberão a pauta de reivindicações nessa semana.

14 de agosto de 2013

SINDVAS entrega pauta de reivindicações à Delphi

A empresa Delphi, Conceição dos Ouros, recebeu a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013 na tarde desta quarta-feira (14). 

O diretor sindical Luiz Fernando entregou o documento para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho com a proposta de reajuste salarial que prevê o INPC acumulado (inflação) mais ganho real.

13 de agosto de 2013

SINDVAS entrega pauta de reivindicações à Metagal

O SINDVAS fez a entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial à Metagal, na tarde desta terça-feira (13), na unidade em Santa Rita do Sapucaí. O diretor do sindicato Luiz Fernando passou à empresa as propostas dos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho que contempla o INPC acumulado (que é a inflação) mais aumento real.

O Sindicato sempre negocia para que os trabalhadores tenham o ganho real e nesse ano não será diferente. Todos os Acordos Coletivos fechados pelo SINDVAS têm reajustes acima da inflação.

Ainda nesta semana outras empresas que também negociam por Acordo Coletivo de Trabalho devem receber a pauta de reivindicações.

SINDVAS está unificado com outros sindicatos de Minas Gerais para a Campanha Salarial

Pauta de reivindicações entregue a representante da FIEMG
O Sindicato dos Trabalhadores do Vale da Eletrônica (SINDVAS) também participa da Campanha Salarial Unificada em Minas Gerais para a mobilização. A pauta dos trabalhadores do estado foi entregue à patronal (FIEMG), no último dia 31, e contou com a presença da presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de Minas Gerais (FEMETAL), Maria Rosângela Lopes, e representantes da FEMCUT e FitMetal.

A Campanha Unificada reivindica 13% de reajuste para a categoria no estado, além de itens da pauta trabalhista como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários.

O SINDVAS reivindica para a Convenção Coletiva de Trabalho em Santa Rita do Sapucaí os mesmos 13% de reajuste e também avanço no piso da categoria. O piso de Santa Rita está historicamente abaixo dos que são praticados em cidades vizinhas e para melhorar essa condição o pedido do SINDVAS é de 28% nesse piso.

Os produtos feitos em Santa Rita do Sapucaí, conhecida como Vale da Eletrônica, são de alta tecnologia e por isso possuem valor agregado, porém o piso pago aos trabalhadores está abaixo do piso de cidades onde as fábricas não são de tecnologia avançada e essa realidade precisa ser alterada.

A pauta de reivindicações da Convenção Coletiva de Trabalho foi entregue pelo SINDVAS, na última sexta-feira (9), à patronal (SINDVEL).

9 de agosto de 2013

SINDVAS entrega pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013

O SINDVAS entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial, na tarde desta sexta-feira (9), para a patronal (Sindvel). O pedido dos trabalhadores de Santa Rita do Sapucaí é de 28% no piso da categoria.

O Sindicato realizou uma pesquisa em outras cidades da região e constatou que o piso praticado em Santa Rita é o mais baixo. Isso ocorre devido à desigualdade histórica de baixo salário.

O SINDVAS sempre garantiu ganho real aos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial, mas a desigualdade histórica é tão grande que ainda deixa o piso de Santa Rita como o menor da região.

O índice de 28% reivindicado pelo SINDVAS é o mesmo índice de crescimento anunciado pela patronal na mídia para as empresas do Vale da Eletrônica no ano de 2013.

8 de agosto de 2013

Empregada repreendida por superiores de forma agressiva e desproporcional será indenizada

Ninguém discute a possibilidade de o empregador gerenciar o trabalho de seus empregados, ensinando a eles a forma correta e esperada de realizar as suas funções. Está ainda entre os direitos do empregador o de aplicar punições ao trabalhador, em caso de desídia. Contudo, há larga distância entre tratar do assunto reservadamente ou fazer isso diante de terceiros. Com essas palavras, o juiz Marco Antônio da Silveira, em sua atuação perante a 39ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, deu razão a uma trabalhadora que alegou ter sofrido constrangimentos e ofensas no seu ambiente de trabalho. Ela disse que foi advertida de forma vexatória perante terceiros após cometer um ato equivocado.

Segundo apurou o magistrado, o equívoco por parte da empregada, no que se refere à dispensa dos membros da sua equipe de trabalhar em um sábado, ficou evidenciado. O fato foi admitido pela própria trabalhadora, que confessou ter interpretado erroneamente as regras de uma campanha de cumprimento de metas, razão pela qual agiu de forma contrária à expectativa da empresa.

De acordo com o juiz sentenciante, a análise da prova oral demonstrou a prática de assédio moral por parte das superioras hierárquicas da empregada, que chamaram a atenção da empregada, na frente das colegas, por conta do equívoco cometido por ela. E isso foi feito de forma agressiva e desproporcional, ferindo a imagem profissional da empregada perante terceiros, o que se traduz em prejuízo moral.

Tecendo considerações sobre o dano moral, o juiz destacou que os direitos da personalidade, que encerram em seu bojo o valor da dignidade, situam-se em uma esfera que abraça a proteção e valorização da pessoa humana ¿ e isto é inviolável. Mas uma vez violados esses direitos, impõe-se a reparação, também como medida educativa e punitiva, pela lesão causada aos direitos que não têm conotação patrimonial.

Assim, e constatando a ocorrência de prejuízo moral para a trabalhadora, o juiz sentenciante arbitrou a indenização em R$2.000,00, considerada a extensão do dano e a capacidade financeira da empregadora. As partes recorreram da sentença, mas esta foi mantida pelo Tribunal.



Fonte TRT 3ª Região

7 de agosto de 2013

Força Sindical reivindica piso salarial regional ao governador Anastasia

A Força Sindical de Minas Gerais se reuniu nesta terça-feira, dia 06 de agosto, com o governador Antonio Anastasia, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para apresentar a nova diretoria da entidade - eleita em junho deste ano -, e apresentar uma pauta inicial de projetos e reivindicações com o objetivo de buscar melhorias nas condições de trabalho em todas as regiões do Estado.

Dentre os assuntos discutidos no encontro, destacaram-se a criação do piso salarial regional de Minas Gerais e um projeto estadual que permita a diminuição do valor do transporte público coletivo, a redução da passagem, como política pública de distribuição de renda.


Participaram da audiência, o presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Luiz Carlos Miranda, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva, o presidente da Confederação Nacional dos Comerciários, Levir Fernandes, a presidente da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais, Rosângela Lopes, além de cerca de 40 representantes de sindicatos de trabalhadores de todo o Estado e que integram a diretoria da Força Sindical.


Fonte Força Minas

6 de agosto de 2013

Centrais sindicais saem às ruas contra a PL 4330

O projeto de lei 4330 de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) amplia a terceirização relacionada à atividade fim da empresa. O projeto está em tramitação no Congresso Nacional e não tem apoio das centrais sindicais brasileiras e de sindicalistas que consideram a aprovação do texto perigoso para criação a formação do trabalho precário.

Os protestos contra o projeto de lei ocorrem em várias cidades nesta terça-feira (6). Centrais e sindicalistas fecharam os dois sentido da avenida Paulista, em São Paulo.  Atores encenaram ‘a morte do emprego com carteira assinada e o enterro da CLT’ durante a manifestação que reuniu três mil pessoas.

As ruas de Porto Alegre também foram tomadas por sindicalistas e trabalhadores que se reuniram em frente à sede patronal para protestar contra a perda de direitos trazida pela PL 4330. O protesto em Curitiba aconteceu em frente à associação comercial do Paraná no fim da manhã de terça-feira (6).

Os atos foram marcados para terça-feira, porque na segunda-feira (5) terminaram sem consenso as negociações da mesa quadripartite, que reúne trabalhadores, empresários, governos e deputados federais que estão discutindo as alterações do PL da terceirização. Na mesa, a bancada dos trabalhadores está tentando alterar o texto para proteger direitos dos trabalhadores, mas há resistência na bancada patronal.