IR PARA

31 de julho de 2013

Pauta com reivindicações é entregue à FIEMG

A pauta dos trabalhadores entregue à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (31), traz a reivindicação de 13% de reajuste salarial e piso de ingresso de R$ 1.698.  

Essa pauta foi aprovada pelos trabalhadores de Minas Gerais na campanha salarial unificada 2013. A presidente da Federação dos Trabalhadores de Minas Gerais (FEMETAL), Maria Rosângela Lopes, participou da entrega dos documentos à federação patronal.


O SINDVAS, que também é presidido por Maria Rosângela Lopes, não participa das negociações com à FIEMG. Em Santa Rita do Sapucaí a negociação é com o Sindvel, o sindicato patronal. A pauta de reivindicações dos trabalhadores de Santa Rita do Sapucaí será divulgada em breve, isso porque as assembleias com os trabalhadores terminaram na terça-feira (30).

Centrais decidem intensificar mobilização para atos contra terceirização em 6 de agosto

As centrais sindicais vão intensificar as mobilizações para as manifestações que serão realizadas no próximo dia 6 de agosto, em frente às federações e às confederações patronais, contra o projeto de lei 4330/2004 que amplia a terceirização. 

O projeto em tramitação no Congresso Nacional, relatado pelo deputado Arthur Maia, altera a legislação trabalhista possibilitando que as empresas também terceirizem a mão de obra para as atividades consideradas como fim, que são as que constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada. 
A legislação atual proíbe este tipo de prática, só admitida em situações específicas e justificadas, de forma não continuada e quando não podem ser atendidas por profissionais do próprio quadro da empresa.

Os representantes das centrais resolveram também que 30 de agosto será o Dia de Paralisação em todo o País, caso o governo federal não cumpra a pauta trabalhista entregue pelos trabalhadores no dia 6 de março deste ano. 

Entre as reivindicações estão o fim do fator previdenciário e redução da jornada, sem redução de salários.


Fonte Força Sindical

30 de julho de 2013

SINDVAS realiza assembleias com trabalhadores

O SINDVAS tem realizado desde segunda-feira (29) assembleia com os trabalhadores da base sindical para decidir a  pauta de negociação da Convenção Coletiva e Acordo Coletivo de Trabalho. Se você ainda não manifestou a sua opinião sobre qual deve ser as reivindicações nas negociações procure o Sindicato.

26 de julho de 2013

Sindicato convoca trabalhadores para Assembleia

O SINDVAS realiza na próxima segunda (29) e terça-feira (30) assembleias para elaborar e aprovar a pauta de reivindicações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho e Convenção Coletiva de Trabalho.

Os trabalhadores de Santa Rita do Sapucaí têm assembleia na segunda-feira (29) com primeira chamadas às 9h e segunda às 9:30h, na sede do Sindicato na avenida Sinhá Moreira, 200, centro. Para os trabalhadores do 1° e 3° turnos as assembleias são às 15:30 h e às 18h também na sede do SINDVAS.

Os trabalhadores de Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas se reúnem em assembleia, na terça-feira (30), na sub sede do SINDVAS na rua Barão de Camanducaia, n°310, no centro de Conceição dos Ouros. Também há vários horários para possibilitar a participação de todos os trabalhadores.  A assembleia de manhã começa às 9h com segunda chamada às 9h30min. Para atender aos trabalhadores do 1° e 3° turnos as assembleias são às 15:30 h e as 18h também no mesmo local.


Trabalhador, não deixe de participar da assembleia com a sua sugestão e revindicação. Os itens para negociação do Acordo Coletivo e Convenção Coletiva serão decididos por meio da sua sugestão.

23 de julho de 2013

30/07/2013 - Edital de Convocação de Assembléia Geral Extraordinária


29/07/2013 - Edital de Convocação de Assembléia Geral Extraordinária


Eduardo Campos, Geraldo Alckmin e Manoel Dias confirmam presença no Congresso Nacional da Força Sindical

O ministro Manoel Dias, do Trabalho e Emprego, os governadores Eduardo Campos, de Pernambuco e Geraldo Alckmin, de São Paulo, e o senador Lindbergh Farias estarão na abertura do 7º Congresso Nacional da Força Sindical, às 14 horas, amanhã (dia 24), no Ginásio dos Esportes Falcão, na Praia Grande. 

O Congresso acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho. Nestes três dias de trabalhos, cerca de 4 mil dirigentes sindicais de todo o País vão discutir ações, posicionamentos, estratégias e formas de lutas para garantir e ampliar direitos, gerar empregos e promover a cidadania.

O tema escolhido é: “Garantir conquistas, mais empregos, direitos e cidadania”. O Congresso também elegerá a nova diretoria da Central para os próximos quatro anos

Foram convidados para a solenidade de abertura a presidenta da República, Dilma Rousseff; os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, Manoel Dias, do Trabalho e Emprego, e Garibaldi Alves, da Previdência Social; os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Pernambuco, Eduardo Campos; o senador Aécio Neves e a ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva, entre outros.
O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, ressalta a importância do Congresso para a troca de informações, a aprovação das resoluções e para o fortalecimento da Central. “As resoluções, que deverão ser aprovadas, irão nortear nossa luta nos próximos anos. Somos uma Central de luta, que aponta caminhos para o desenvolvimento e não se nega a negociar, como ocorre nas grandes democracias”, afirma.

“Durante os três dias de Congresso, os delegados debaterão temas de interesse dos trabalhadores que constam do documento-base elaborado pela Central, e que irá nortear as discussões. As prioridades são garantir direitos, empregos e cidadania”, destaca o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna.
Crescimento: a Força Sindical tem hoje cerca de 2.900 entidades filiadas de diferentes categorias. Na área do comércio, estão sindicatos de trabalhadores da área de combustível, comerciários, varejistas, ambulantes e farmacêuticos, além de movimentadores e arrumadores de mercadorias.
No setor de serviço estão as entidades que representam os empregados das áreas de asseio e conservação, edifícios e condomínios, hotéis, hospitais, bares e restaurantes, mototaxistas, portuários, refeições coletivas, fast-food, secretariados, vigilantes e serviços diversos, entre outros.

No setor da indústria estão os sindicatos de metalúrgicos (extrativistas, metalúrgicos, siderúrgicos, ferro e fundição), construção (cerâmicas, construção civil, construção mobiliária, construção pesada, marcenaria, madeira e fósforo), químicos, borracheiros e trabalhadores em fábricas de brinquedos, jóias e gessos, papel e papelão, plásticos e vidros, alimentação, panificação, bebidas, têxtil, fiação e tecelagem, vestuário, confecções, alfaiataria e couro.

Na área dos urbanitários estão os telefônicos, condutores e trabalhadores em transporte rodoviário de cargas. A Central tem associados também nos setores financeiro, saúde e serviços gerais, gráficos, eletricitários, aposentados, rurais, pescadores e administração pública (servidores municipais, estaduais e federais).



Fonte Assessoria de Imprensa Força Sindical

18 de julho de 2013

Maria Rosângela Lopes acredita em sucesso do Congresso Nacional da Força

O 7° Congresso da Força Sindical começa no próximo dia 24 na cidade litorânea de Praia Grande, São Paulo, e deve reunir dirigentes sindicais de todo o país para discutir a garantia de conquistas, mais empregos, direitos e cidadania.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS) e da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais (FEMETAL), Maria Rosângela Lopes, já se prepara para o Congresso confiante de que o encontro com os companheiros do Brasil será um sucesso porque tem “confiança na Central, nas ações desenvolvidas”.

Um dos motivos dessa previsão é porque “a Força é uma Central que dá plena abertura ao dirigente e a liderança tem amplitude. O presidente Paulinho está integrado com as federações, confederação e sindicatos. Isso é revertido no crescimento da Central nos estados e na unidade que temos”.


Entre os temas que Maria Rosângela Lopes pretende levar para serem discutidos estão “Os problemas enfrentados pela mulher na desigualdade de gêneros e a questão de raças”.

16 de julho de 2013

Processo judicial eletrônico chega à Vara do Trabalho de Santa Rita do Sapucaí

Processo eletrônico agiliza ações. Foto Adriana Spinelli
Com a instalação, nesta segunda-feira (15), do Processo Judicial Eletrônico na Vara do Trabalho de Santa Rita do Sapucaí, cidade da região Sul do estado, todas as novas ações trabalhistas propostas no município e, ainda, em Cachoeira de Minas, Careaçu, Conceição dos Ouros, Consolação, Gonçalves, Heliodora, Natércia, Paraisópolis, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião da Bela Vista e Sapucaí-Mirim, da jurisdição da vara, passam somente a ser recebidas pelo sistema eletrônico. Para que isso ocorra, juízes, servidores e advogados já passaram por capacitação para que a implantação não cause prejuízo a nenhuma das partes envolvidas no processo.

A exemplo dos demais oradores da solenidade, a presidente do TRT, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, em sua manifestação, destacou a eficiência, a economia e os ganhos ambientais do PJe, "sistema que com uma linguagem técnica e moderna vai padronizar procedimentos, já que se trata de sistema único no Poder Judiciário, em comunicação com os órgãos da Administração Pública" e que, segundo o desembargador Ricardo Mohallem, não significa a desumanização do processo. "O PJe não passa de uma ferramenta, que com o uso, vai se tornar a cada dia mais amigável" e dirigindo-se aos que ainda estão com receio da sua adoção, o coordenador Nacional do PJe-JT, de 2ª Instância, garantiu que o "processo judicial não veio para assustar nem para excluir, mas para facilitar e incluir".

A primeira ação a tramitar pelo PJe na VT de Santa Rita do Sapucaí, com audiência já marcada para o próximo dia 19 de setembro, às 9 horas, foi protocolizada pelo advogado Mário Zucolin Belasque. 

Também presente, a juíza Érica Martins Júdice, titular da VT de Santa Rita, resumindo o pensamento de todos, disse tratar-se de mudança radical de procedimento, que visa ampliar a celeridade, segurança, economia, transparência e publicidade dos atos processuais. "A ideia primordial por trás das modificações em questão é a de agilizar, dinamizar e encurtar os entraves causados pela burocracia e pelo distanciamento comum na tramitação e encaminhamento das causas processadas em meio físico ou do chamado papel.

O Advogado do Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Sapucaí (SINDVAS), Ronaldo Kersul, participou da solenidade de instalação do PJe como representante da entidade e dos trabalhadores de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros.


Com informações TRT 3ª Região

Greve dos trabalhadores da Black & Decker termina em Uberaba

Trabalhadores aprovaram 9% de reajuste salarial e outros benefícios

Os trabalhadores da empresa Black & Decker decidiram encerrar a greve depois de assembleia no último dia 12.  A volta ao trabalho ocorreu após o fechamento do reajuste salarial em 9%, além da garantia de 3 meses de estabilidade. Os trabalhadores conquistaram ainda redução da jornada de trabalho para 43 horas semanais sem redução de salário e R$ 70 reais de bônus por assiduidade dentro do mês. Os três dias de paralisação serão compensados em 3 sábados.

Diretor da FEMETAL, Edgard, ao lado do presidente
Reginaldo, conduziu as negociações 
Os trabalhadores entraram em greve espontaneamente sem o conhecimento do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Uberaba, legítimo representante da categoria, e sem comunicação à empresa. O Sindicato estava conduzindo o processo de negociação salarial quando a paralisação foi deflagrada. Essa situação poderia ter “gerado demissão em massa e prejuízo à sociedade de Uberaba” de acordo com a presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais (FEMETAL), Maria Rosângela Lopes.

“Os trabalhadores foram inflamados por pessoas de fora, contrárias ao movimento sindical, sem bandeiras e que queriam se apropriar de direitos” disse a presidente da FEMETAL que agiu rápido e em apoio ao companheiro Reginaldo, presidente do Sindicato de Uberaba, enviou o diretor da FEMETAL, Edgard Nunes da Silva, para acompanhar toda negociação. Os companheiros Luft e Douglas também participaram da mediação.

A greve ocorreu de forma pacífica e sem nenhum incidente durante todos os três dias. Os trabalhadores permaneceram no pátio da empresa e no fim não houve nenhum copo jogado ao chão demonstrando a seriedade dos trabalhadores.


A empresa ofereceu refeições aos trabalhadores no refeitório, água gelada no pátio e equipamento de som para os grevistas, além das instalações dos banheiros. 

12 de julho de 2013

Resultado das mobilizações do dia 11 de julho em BH e região metropolitana

Força Sindical-MG, CUT, CTB, UGT, NCST, Ubes, MST, sindicatos filiados e movimentos sociais fizeram diversas manifestações em Belo Horizonte, região metropolitana e também em cidades do interior.

Em Belo Horizonte ocorreram concentrações na Praça Sete, Prefeitura, Banco Central, Assembleia Legislativa, Prédio da Cemig, Elevado Castelo Branco com o encerramento das manifestações em frente à Rede Globo, no bairro Caiçaras. O metrô da capital não funcionou, apesar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) ter concedido liminar à CBTU com aplicação de multa de R$5.000,00, cujo valor foi mais tarde aumentado para R$50.000,00.

Os manifestantes lamentaram a ignorância e insensatez do Prefeito de Belo Horizonte (Márcio Lacerda) e Governador de Minas Gerais (Antônio Anastasia), o primeiro por não ter recebido os manifestantes para protocolizar pauta de reivindicações pertinente aos trabalhadores e população da Cidade e, ao segundo, por ter se negado a reunir com os manifestantes. Contudo, destaca-se que o Presidente da Assembleia Legislativa (Diniz Pinheiro), se prontificou em reunir com manifestantes e recebeu das mãos dos representantes das centrais no estado, pauta de reivindicações das categorias e da população.

Na parte da manhã não houve circulação de ônibus na região do barreiro, também houve fechamento de uma via; Manifestantes também fecharam a Avenida Amazonas e também a David Sarnoff em Contagem, o que gerou congestionamentos quilométricos.  Também ocorreram paralisações e manifestações em Divinópolis, Varginha, Montes Claros, Uberlândia, Ipatinga, Governador Valadares e outras cidades.


Portanto, pode-se concluir que os manifestantes conseguiram dar o recado às autoridades brasileiras, em especial, as mineiras: os movimentos de rua estão voltando e as Centrais Sindicais vão dar o direcionamento devido a eles.
 “se não vem nossos direitos, o Brasil perde também...”.

Fonte Sindicato dos Químicos de Belo Horizonte

11 de julho de 2013

Trabalhadores da Black & Decker cruzam os braços em Uberaba

Os trabalhadores da empresa Black & Decker, da cidade mineira de Uberaba, estão com os braços cruzados desde a última quarta-feira (10). De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Uberaba está prevista uma reunião ainda para esta quinta-feira com a diretoria da empresa.


Os trabalhadores da Black e Decker querem 10% de reajuste salarial, vale alimentação no valor de R$ 100 e estabilidade de pelo menos 6 meses. A paralisação dos mais de 300 trabalhadores da empresa é por tempo indeterminado. A presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais (FEMETAL), Maria Rosângela Lopes, está oferecendo todo o apoio aos trabalhadores da empresa. Diretores da FEMETAL foram à Uberaba acompanhar as negociações. 

A presidente que está nesta quinta-feira (11) participando do Dia Nacional de Lutas pode ir à Uberaba caso não ocorra avanços na negociação entre a empresa e os companheiros da Black & Decker.

Trabalhadores reivindicam 10% de aumento. Foto Jornal de Uberaba

Acompanhe ao vivo o Dia Nacional de Lutas


Trabalhadores brasileiros foram às ruas nesta quinta-feira, (11), convocados pelas Centrais Sindicais, no Dia Nacional de Lutas. As manifestações ocorreram em pelo menos em 18 estados (Pará, Alagoas, Espírito Santo, Amazonas, Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Brasília) e reuniu milhares de pessoas.

A principal bandeira levantada pelos trabalhadores foi a de chamar a atenção do governo para a pauta trabalhista que não avança e trava melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores e na economia do país.
As centrais sindicais conduziram o ato em favor do trabalhador com mobilizações em ruas, bloqueio de estradas e paralisações de fábricas. Cerca de 20 estradas brasileiras chegaram a ficar fechadas simultaneamente pelos trabalhadores.


A concentração em Belo Horizonte aconteceu na Praça Sete, fechamento na avenida Afonso Pena, Amazonas e Elevado Castelo Branco. O Dia Nacional de Lutas na Capital pode ser acompanhado ao vivo por aqui.

Dia Nacional de Luta com greves e mobilizações


O Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações - Em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores está tendo expressiva participação dos metalúrgicos da CNTM, por meio de paralisações, passeatas e protestos. A pauta deste movimento unificado das centrais sindicais reivindica:

* Fim do Fator Previdenciário * Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial
* Reajuste digno para os aposentados * Mais investimentos em saúde e educação
* Transporte público de qualidade * Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização
* Reforma Agrária * Fim dos leilões do petróleo
* Combate à inflação * Recuperação das perdas do FGTS

Depoimentos

"Vivemos um momento importante no Brasil de mobilizações sociais. Fundamental portanto reafirmamos a Pauta Trabalhista em defesa dos interesses da classe trabalhadora, que são de amplo alcance social", diz Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, CNTM e vice da Força.

Para Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região, “o Dia Nacional de Luta é para que toda sociedade possa ouvir nossas reivindicações”.

“Foi uma grande participação dos metalúrgicos de Catalão, em conjunto com outras categorias e o movimento popular camponês e apoio de dirigentes sindicais de Goiânia e Anápolis”, disseCarlos Albino, diretor da CNTM e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat).

“Nossa categoria fechou pela manhã várias rodovias federais. Foi um importante protesto em defesa da pauta trabalhista e dos avanços sociais no País”, informa Sérgio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

Para Luiz Carlos Miranda, diretor da CNTM e presidente da Força MG, a luta trabalhista é também uma luta social.

“Terceirização é precarização. A empresa terceiriza o trabalho para reduzir os direitos do trabalhador e a sua responsabilidade com ele. Temos que combater essa lei”, disse o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Renato Soares, aos trabalhadores do Consórcio Modular durante a assembleia.


Por Val Gomes 

10 de julho de 2013

Boletim das Centrais



Acesse aqui o boletim das Centrais Sindicais e saiba mais sobre o Dia Nacional de Lutas 

Dia Nacional de Lutas

As Centrais Sindicais (Força Sindical, CTB, UGT, NSCT, CUT, CGTB e Conlutas) chamam os trabalhadores às ruas nesta quinta-feira (11) para chamar a atenção da sociedade sobre a Pauta Trabalhista que está parada pelo governo. A pauta dos trabalhadores que tem entre outras reivindicações o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, o reajuste para os aposentados mais investimentos para a saúde e educação.


A concentração do Dia Nacional de Lutas, em Belo Horizonte, será na praça Sete a partir das 8h. 


9 de julho de 2013

Dia Nacional de luta pela Pauta Trabalhista

Veja a programação do Dia Nacional de luta na próxima quinta-feira (11)


São Paulo

Capital: Em São Paulo haverá uma grande ato às 12 horas na avenida Paulista, com concentração no Masp. Na parte da manhã, os trabalhadores irão fechar a Marginal Tietê, Avenida do Estado, a Jacu-pêssego e a Radial Leste, e as rodovias Anchieta, Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares, Fernão Dias, Dutra e Mogi-Bertioga.
Grande São Paulo: Atos em Guarulhos, Osasco, Santo André e São Caetano.
Interior: Manifestações e greves em cidades como Barretos, Marília, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca, Santos, Sorocaba, São José dos Campos, Lorena, Araçatuba. O Porto de Santos não irá funcionar. Outras cidades também terão atos.

Distrito Federal

Brasília: Concentração a partir das 9 horas na Catedral de Brasília em seguida haverá uma passeata até o Congresso Nacional.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: Concentração na Cinelândia, centro, a partir das 15h. Já confirmaram presença: metroviários, bancários, estivadores, químicos, metalúrgicos e professores.
Volta Redonda e Resende: a rodovia Presidente Dutra deve ser interditada na parte da manhã.

Minas Gerais

Belo Horizonte: A partir das 8 horas haverá uma concentração na Praça 7, centro da cidade.
Ipatinga: Trabalhadores irão fechar a BR 381 a partir das 6 horas

Espírito Santo

Vitória: Concentração às 7 horas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em seguida acontece uma passeata.

Rio Grande do Sul

Porto Alegre: Serão quatro caminhadas que devem partir de diferentes pontos de concentração em Porto Alegre, a partir das 8 hora na Avenida Farrapos, Terminal Cairú,  Terminal Princesa Isabel , Avenida João Pessoa,  Rodoviária Municipal e  Viaduto Obirici.  Juntamente de demais categorias de trabalhadores, os rodoviários da Capital e da Região Metropolitana vão aderir à manifestação por mais direitos e por melhorias no serviço de transporte público. Portanto, no dia 11 de julho não haverá ônibus em circulação. Haverá concentração de trabalhadores em frente à prefeitura às 16h.

Santa Catarina

Florianópolis: Concentração às 13:00 horas na Praça Tancredo Neves, seguindo em passeata pelo centro da Cidade.
Criciúma: Concentração às 12:30 horas no trevo da Br 101 em Criciúma, seguinte em passeata rumo a ponte de Laguna.
Itajaí: Concentração às 13 horas no Posto Santa Rosa (BR 101) trevo do Bairro Cordeiros. Paralisação da BR 101 por volta das 15:00 horas (1 hora de paralisação).
Chapecó: Concentração em 4 pontos a partir das 13horas (1º Av. Atilio Fontana, em frente a Sadia - 2º Rótulo do acesso a BR 282 com o acesso a Leopoldo Sander - 3º frente ao Hospital Regional do Oeste e 4º Bairro Palmital), todos seguindo em passeata para a Praça Coronel Bertaso onde ocorre um grande ato com início previsto para às 17 horas.

Paraná

Curitiba: A partir das 8 horas a BR 277 e a BR 376, na região de Curitiba, terão manifestações. No período da tarde, às 16 horas, haverá concentração na Praça Rui Barbosa, no centro da capital.

Bahia
Salvador: Terá paralisação e concentração no Campo Grande, no centro da cidade, às 11 horas. Trabalhadores pretendem entregar pauta trabalhista para o prefeito e ao governador.
Interior: manifestações em Alagoinhas, Brumado, Caetité, Jequié, Ilhéus, Camaçari, Nazaré, São Roque e Itabuna.

Pernambuco

Recife: Haverá paralisação das obras do PAC na região. Cerca de 55 mil trabalhadores na região de Suape e Ipojuca que irão cruzar os braços e vão parar a BR 40.

Ceará

Fortaleza: Diversas categorias se concentrarão às 9 horas na Praça do Ferreira e seguem em passeata pelas ruas da cidade. Categorias confirmadas: construção civil, construção pesada, polícia civil e polícia federal.

Rio Grande do Norte

Natal:  Concentração de trabalhadores da construção civil na Beira Mar e depois fecharão a ponte Newton Navarro (Ponte de Todos).

Sergipe

Aracaju: Ato às 14 horas na Praça Tobias Barreto.

Alagoas

Maceió: Concentração na Praça Centenário às 14 horas. Depois os trabalhadores  percorrão as ruas de Maceió, passando pela Praça dos Martírios (Palácio Museu Governo de Alagoas), Praça Deodoro (Tribunal de Justiça de Alagoas), Praça D. Pedro II (Assembleia Legislativa de Alagoas) e finalizando na Praça Centenário.

Amazonas

Manaus: Trabalhadores vão parar, a partir das 7 horas, o parque industrial e seguem em passeata pela capital do Estado.

Goiás

Catalão e Anapólis:  A partir das 7 horas haverá concentração em rodovias da regiões. Metalúrgicos,  trabalhadores em minérios, costureiras, em transporte, construção civil e comércio irá parar a rodovia BR 050.

Mato Grosso do Sul

Campo Grande: Ato às 9 horas na Praça do Rádio, depois passeata pelas ruas da cidade


Mato Grosso


Cuiabá: Concentração às 16 horas na Praça 8 de abril, em seguida fazem caminhada até a Praça Além Castro, onde fica a sede da Prefeitura.

Pará

Belém: concentração a partir das 8 horas em frente da Prefeitura de Belém, cidade velha. Após, ato entrega de pauta ao prefeito. Haverá também passeata até o Centro Integrado do Governo, onde também haverá entrega de pauta.


Fonte Força Sindical

8 de julho de 2013

Câmera Aberta fala sobre mobilizações das Centrais - 26/6/2013

O programa Câmara Aberta recebeu o presidente da CNTM, vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, além do consultor sindical, João Guilherme, que falaram sobre as manifestações no Brasil, encontro com a presidente Dilma Rousseff e o Dia Nacional de Lutas, na próxima quinta-feira (11).
O jornalista João Franzin comandou a conversa ao vivo pela TV Aberta São Paulo.


Sistema de controle de banco de horas deve ser acessível aos empregados

O regime de compensação de horas extras pode ser adotado pela empresa, em negociação com o sindicato da categoria, conforme prevê a Constituição Federal (art. 7º, inciso XXVI). Assim, é correta e válida a cláusula prevista na CCT dos metalúrgicos, pela qual as horas extras eventualmente realizadas devem compor o banco de horas individualizado, podendo ser pagas ou compensadas no prazo máximo de 12 meses depois de prestadas. No entanto, a validade do regime de compensação só se completa com a aferição da metodologia diária, aplicada pela empresa para o controle da jornada. Isto porque, o trabalhador não pode ficar à mercê da empresa, sendo necessário que ele tenha conhecimento de quantas horas extras prestava e se elas eram computadas no banco de horas ou quitadas.

Com base nesse entendimento, expresso no voto da desembargadora Mônica Sette Lopes, a 9ª Turma do TRT-MG negou provimento ao recurso da Usiminas, mantendo a decisão de 1ª Grau que concedeu ao reclamante horas extras e reflexos. Na petição inicial o empregado alegou que, até setembro de 2010, trabalhava todos os dias e que teve folga apenas em um sábado e um domingo por mês. No período seguinte trabalhava seis dias, com folga prevista de um dia, além de ter trabalhado em quase todos os feriados que coincidiram com sua escala.

Ao analisar o caso, a desembargadora entendeu que as provas não favoreceram a ré, já que o preposto informou que os empregados tinham acesso aos registros de ponto apenas se os solicitassem na sessão de pessoal. A testemunha da empresa, que foi supervisor do reclamante, afirmou que os controles de ponto não eram confiáveis e que, se o empregado batesse o ponto fora da programação diária, ele não era registrado. Também não havia como garantir se os horários trabalhados nos sábados, domingos e feriados iriam para a folha de ponto ou para o pagamento, até porque, o cartão não registra o trabalho nesses dias. Assim, a relatora acompanhou a decisão do juízo de 1º Grau, que considerou inválidos os registros de ponto.

No entender da desembargadora, o reclamante ficava à mercê da empresa, pois os registros de ponto não observaram o sistema de banco de horas e não foi trazida ao processo qualquer comprovação de compensação das folgas no banco de horas. Ela ponderou que as folhas de ponto indicam jornada uniforme com excesso de minutos em alguns dias. No mais, não foi demonstrado o consentimento do trabalhador com o gozo das folgas eventualmente concedidas e nem quais seriam os critérios de fechamento do ponto que a reclamada adotava, com nítido proveito por parte da empregadora.

Diante dos fatos, a Turma decidiu manter a sentença que condenou a empresa ao pagamento das horas extras trabalhadas além da 44ª semanal, com reflexos legais.



Fonte TRT 3ª Região

11 de Julho: Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações

5 de julho de 2013

A pauta trabalhista e o diálogo social precisam ser retomados no Brasil


O próximo dia 11 julho tem tudo para ser um marco para os trabalhadores brasileiros. A Força Sindical e demais centrais do país vão realizar o Dia Nacional de Lutas para defender a democracia e os direitos dos trabalhadores. Para Maria Rosângela Lopes, a data deve marcar o clamor da classe trabalhadora brasileira para que o Governo retome o diálogo social com entidades e avance com a pauta trabalhista.

As reivindicações dos trabalhadores precisam ser ouvidas pelos governantes do país e encaradas pelas autoridades. Os dirigentes sindicais estão cansados de ouvir dos patrões “sobre os tributos altos que impedem melhores salários” comenta Maria Rosângela Lopes, presidente do Sindvas e da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais.

O trabalho decente passa pela valorização dos salários e para isso é preciso que se tenha reforma tributária. “O Estado tem que se atentar para essas relações do trabalho com o capital que até agora desfavorecendo o trabalhador. Nós vamos ficar a Deus dará?” indaga a presidente do Sindvas ao defender o Dia Nacional de Lutas com mobilizações pacíficas em todo o país.


Os temas definidos para o próximo dia 11 são: fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais sem redução de salário, reajuste digno para os aposentados, mais investimentos em saúde e educação, transporte público de qualidade, fim do projeto de Lei 4333 que trata da terceirização, reforma agrária e fim dos leilões do petróleo.

4 de julho de 2013

Governo de Minas Gerais apresenta estudo sobre as relações de gênero no mercado de trabalho

A taxa de atividade feminina em Minas Gerais ainda está abaixo da masculina de acordo com o estudo divulgado pelo governo estadual nesta quinta-feira (4). Os dados analisados são de 2011, por meio da Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG), realizada com parceria do Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro e do Escritório de Prioridades Estratégicas.
As informações apresentam que enquanto 64,6% dos homens acima de 10 anos estavam inseridos no mercado de trabalho, as mulheres eram de 39,9%. A região metropolitana de Belo Horizonte é onde a mulher tem maior participação chegando a 44,5 %, já o menor índice é encontrado na Vale do Jequitinhonha/Mucuri com participação de 29,7%.

A PAD-MG trouxe ainda dados que comprovam que o mercado não é o mesmo para homens e mulheres, evidenciado principalmente quando observada a questão de escolaridade.  No ano de 2011, o grau de escolaridade dos homens era de 6,7 anos de estudo, o das mulheres chegava a 7,1 anos. Mesmo assim, eles eram maioria em quase todas as categorias e recebiam em média 27% a mais.

Os homens eram 72,1% dos empregadores do estado, os que trabalham por conta própria eram 70,4%. Apenas do grupo de emprego doméstico as mulheres. As mulheres estão mais presentes no emprego doméstico 96,8% e no serviço público ou estatutário 62,3%.


Fonte Agência Minas

3 de julho de 2013

Encontro com ativista Danny Glover foi produtivo para presidente do SINDVAS

O ator e ativista pelos direitos civis, Danny Glover, foi recebido na última segunda-feira (1) na sede da Força Sindical, em São Paulo. Com ele estava uma comitiva com trabalhadores da Nissin do estado de Mississipi-EUA e da UAW (United Auto Workers- sindicato metalúrgico internacional do setor automotivo dos EUA).  A presidente do SINDVAS, Maria Rosângela Lopes, participou das discussões ao lado do presidente da CNTM, Miguel Torres, e do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, e de outros companheiros. Entre os assuntos abordados as práticas antissindicais dentro da Nissan de Mississipi e a violação de direitos dos trabalhadores.

Para a Maria Rosângela Lopes, o encontro proporcionou um passo positivo para a criação de políticas afirmativas com integração global. “No caso de Nissan ao pensar em trabalho descente temos que integrar tanto as causas dos trabalhadores de Mississipi com os dos nossos trabalhadores. Hoje, o tratamento do trabalhador da Nissan aqui no Brasil é 2.000 vezes melhor que lá”, comentou a presidente quando se referiu ao controle autoritário que a empresa exerce nos trabalhadores americanos e a total repressão que líderes sindicais sofrem a ponto de ser “impedidos de se organizar”.

A positividade do encontro onde foram relatas a situação dos trabalhadores da Nissan está no fato de que “agora são de conhecimento de todos e de na hora de comprar um produto da empresa iremos pensar bem” completou a presidente.


A presidente ressaltou ainda o caráter democrático da Central Força Sindical ao realizar o evento que tratou também de direitos das pessoas afrodescendentes o que foi elogiado pelo ativista Danny Glover que percebeu que a Força abre espaço para a discussão e tem “companheiros de diversas etnias como diretores”.

1 de julho de 2013

Força Sindical e CNTM se solidarizam com metalúrgicos da Nissan, dos EUA

Na manhã desta segunda-feira (dia 1º), o ator e ativista Danny Glover, sindicalistas e metalúrgicos norte-americanos estiveram na sede da Central em São Paulo, onde foi realizado um ato em solidariedade aos trabalhadores da Nissan, situada em Canton, no estado de Mississipi.

Estavam presentes representantes de entidades ligadas a Força Sindical de diversas categorias, trabalhadores da Nissan nos EUA e representantes da United Auto Workers (UAW), entidade que representa os trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias nos Estados Unidos.

Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical e deputado federal, ressaltou que a luta contra as ações dos empresários da Nissan deve ser intensificada em todo o mundo. “É importante estarmos juntos nessa luta para que a força do movimento sindical internacional seja reconhecida”.


O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, enfatizou que a solidariedade internacional dentro do movimento sindical é que vai fortalecer a luta da classe trabalhadora. “Esse momento delicado que os trabalhadores da Nissan enfrentam só será derrotada com unidade de ação entre os trabalhadores de todo mundo”.


Assessoria de Imprensa Força Sindical