IR PARA

30 de maio de 2011

Bancada feminina discute inclusão de mulheres no mercado de trabalho

A bancada feminina da Câmara se reúne nesta terça-feira (31) com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para discutir os programas e ações do governo de geração de emprego para mulheres. As parlamentares vão pedir a ampliação de iniciativas públicas que facilitem o acesso e a permanência de mulheres no mercado de trabalho, especialmente de trabalhadoras mães.
A reunião está marcada para as 14 horas no gabinete do ministro.

Reforma política

No mesmo dia, às 19h30, as deputadas voltam a se reunir para discutir as propostas do segmento para a reforma política. Essa reunião será realizada no plenário 13. A coordenadora da bancada é a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).


Fonte Agência Câmara

20 de maio de 2011

Condições para ir além do exemplo

"Muito se tem falado do exemplo que é termos uma mulher na Presidência da República. Sem dúvida, representa uma vitória histórica. Um divisor de águas.

Mas, para que esta conquista se desdobre na maior participação da mulher na vida pública de seu País, é preciso refletir sobre as condições fundamentais para que as mulheres se percebam capazes de assumir tal papel.
Maioria da população, maioria da população economicamente ativa, maioria do eleitorado. Nenhuma destas estatísticas é suficiente para que elas se sintam empoderadas, se vejam capazes de virar o jogo em que são menos de 20% no parlamento,  no Judiciário e nos sindicatos.

Esta é uma reflexão para toda sociedade, inclusive para as mulheres: é preciso construir as condições de empoderamento para que elas ocupem cada vez mais espaços e assim possam contribuir com a construção de políticas públicas e com a tomada de decisões que façam a diferença para a construção da sociedade justa e participativa que tanto almejamos.
São questões fundamentais a uma sociedade que quer ser inclusiva. Por isto, garantir o acesso a estes direitos é papel do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, empresas e de toda a sociedade. É o direito ao exercício da cidadania que está em questão".





Mônica Lourenço Veloso
Presidenta da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), Secretária-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Secretária de Relações Internacionais da Força Sindical

18 de maio de 2011

Centrais preparam mobilização do dia 25 em Brasília

A semana que vem será de intensa mobilização em Brasília, com a presença de dirigentes da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e de outras cinco centrais sindicais. A principal reivindicação do movimento sindical é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial, para gerar emprego e mais qualidade de vida para a classe trabalhadora.

“Além da redução da jornada, vamos pressionar pelo fim do fator previdenciário, que é um mecanismo que só serviu para reduzir as aposentadorias. Vamos lutar também pela regulamentação da convenção 151, que permite a negociação coletiva para os servidores públicos, e pela ratificação da convenção 158 da OIT que proíbe as demissões imotivadas. Outra pressão importante neste ato será pela elaboração de uma legislação que coloque fim às práticas antissindicais no País", afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato e vice-presidente da Força Sindical.

A mobilização será no dia 25 de maio, quarta-feira, às 14 horas, em ato no Salão Negro do Congresso 
Nacional, em Brasília.

Fonte CNTM

17 de maio de 2011

CNTM tem nova presidência

Mônica e Maria Rosângela Lopes
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) está com nova presidência. Desde o último dia 13 de maio, a companheira Mônica de Oliveira Lourenço Veloso está à frente da Confederação. O Sindmetsrs deseja que a companheira possa realizar um excelente trabalho.

9 de maio de 2011

1°de Maio do Sindmetsrs movimenta base sindical no Dia do Trabalhador

A comemoração pelo Dia do Trabalhador organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros (MG), sob presidência de Maria Rosângela Lopes, aconteceu nas três cidades da base sindical. Os eventos foram divididos entre os dias 30 de abril e 1° de maio para que a população das três cidades tivesse acesso à comemoração.

Todos os diretores municipais e funcionários do Sindicato se mobilizaram para oferecer os eventos aos (as) sócios (as) da entidade sindical e também a comunidade das cidades atendidas.

As comemorações começaram na manhã de Sábado, 30 de abril, com o Sacode à Praça, em Santa Rita do Sapucaí, que neste ano ocorreu no Ginásio Alcidão, no centro do município. Crianças, adolescentes e toda a comunidade participaram do dia de diversão com brinquedos, além de distribuição de algodão doce, pipoca e sorvete gratuitamente.

Também no sábado, à noite, ocorreu o tradicional Baile do Trabalhador, em Santa Rita do Sapucaí, que reuniu os (as) sócios (as) da entidade sindical. No Domingo, 1 de maio, o Sacode à Praça aconteceu nas cidades de Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros.

Os diretores sindicais se dividiram em duas equipes para atender aos moradores dos municípios. Em Cachoeira de Minas, a festa começou cedo com a montagem dos brinquedos e a distribuição de doces e sorvetes. Nem a fraca chuva que caiu no início da tarde desanimou quem estava na festa do Sindicato.
Crianças se divertem em Conceição dos Ouros

Em Conceição dos Ouros não choveu e o sol acompanhou a brincadeira das crianças durante toda à tarde. Elas se divertiram com a cama elástica e o escorregador gigante, quando dava fome era só se deliciar com a pipoca e o algodão doce que era servido à vontade, além do sorvete.

6 de maio de 2011

Eleição da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos acontece nesta sexta-feira (6)

A eleição da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais acontece neste sexta-feira (6) em Belo Horizonte. A presidente do Sindmetsrs, Maria Rosângela Lopes, concorre ao cargo de presidente da Federação e está na capital mineira para acompanhar a votação.